HomePostsEstágioSeguro estágioDicas para melhorar seus estudos na faculdade

Dicas para melhorar seus estudos na faculdade

Estágio, Seguro estágio

Estudante que quer crescer na vida precisa ser o melhor naquilo que faz. Veja algumas dicas para te ajudar na árdua tarefa de estudar

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) está se aproximando e a ansiedade vai aumentando em quem está estudando para tentar uma vaga na universidade. Aqui, selecionamos as principais dicas para que te ajudar a potencializar seus estudos. As sugestões, claro, valem também para quem já está na faculdade e precisa tirar 10 neste semestre. Aproveite as dicas e bons estudos.

estudante

Vamos lá…

Defina um cronograma de estudos

Como tudo na vida demanda planejamento, começamos com esta dica: defina bem os horários que você vai estudar cada uma das disciplinas. Isto é muito importante para que seu período de estudos seja organizado. Faça uma divisão que não o deixe cansado e ainda possibilite uma melhora do rendimento. Quanto mais organizado você for, maiores as chances de ampliar o seu desempenho e obter notas melhores nas provas.

Crie um bom ambiente

Opte por um espaço silencioso, no qual você consiga se concentrar apenas nas disciplinas que está estudando. Seja organizado e deixe apenas os materiais que você irá utilizar naquele momento. A luminosidade deve ser apropriada, assim como a tranquilidade do ambiente. Uma biblioteca pode ser uma ótima opção se a sua casa for um ambiente de muita gente e distração. Nada de estudar na cama; isto vai servir para te deixar com sono.

Evite as distrações

O Facebook, o Twitter e o WhatsApp são ótimas ferramentas para manter o contato com pessoas queridas e conseguir aumentar seu nível de informação. Mas vamos ser práticos: desligue o celular; se for usar o computador para estudar, não abra aquelas janelas desnecessárias; deixe de lado as redes sociais, pelo menos naquele tempo em que você está se dedicando aos estudos. Aquela escapadinha para conferir a timeline das redes sociais é tão irresistível quanto prejudicial.

Use de recursos para aprender mais

Marcar trechos mais importantes do texto ou marcá-lo com outras cores vai ajudar no processo de memorização do que você estudou. Outros recursos são: a leitura dupla – fazer uma primeira leitura rápida sem se preocupar com detalhes e depois fazer uma segunda leitura mais detida;  o resumo – ler e resumir é uma forma bastante eficaz de fixar o conteúdo, embora a técnica demande tempo. Se ele estiver curto, melhor usar outras estratégias; ilustrar – buscar exemplos práticos da teoria é uma estratégia que dá resultado. Professores sempre dão exemplos que podem ajudar na compreensão.

Faça pausas

Seu rendimento nos estudos melhorará potencialmente ao fazer pausas. Determine um tempo em que você consiga relaxar a mente para retomar o conteúdo que está aprendendo. O ideal é realizar mais de uma delas, evitando que você fique cansado demais e pare de absorver as informações importantes.

bannerestagio