HomePostsSeguro de acidentes pessoaisSeguro de vida x seguro de acidentes pessoais: saiba qual o melhor para você

Seguro de vida x seguro de acidentes pessoais: saiba qual o melhor para você

Seguro de acidentes pessoais
seguro de acidentes pessoais

Hoje, existe uma preocupação muito grande em relação ao futuro e à segurança nos mais diversos aspectos, não é mesmo?! Os seguros existem justamente para isso: garantir mais proteção para o segurado e seus familiares.

No entanto, como existem tipos diferentes de seguros, há muitas dúvidas que acabam deixando as pessoas confusas. Exemplo disso é o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais. Você sabe quais são as principais diferenças entre eles?

Apesar de serem muito semelhantes, visto que ambos têm a morte como cobertura e a escolha de seus beneficiários, existem diferenças e coberturas distintas. Neste post, vamos explicar cada um deles, quais as suas coberturas e as principais diferenças. Continue a leitura e confira!

O que é seguro de vida?

Trata-se de uma apólice que tem por objetivo principal pagar uma indenização aos beneficiários, em decorrência do falecimento do segurado. No entanto, cada seguro tem suas cláusulas que devem ser muito bem analisadas antes de assinar o contrato — visto que hoje temos uma infinidade de seguradoras que podem garantir mais benefícios que outras. As companhias de seguros, apesar de terem o mesmo objetivo, diferenciam-se de outras por suas cláusulas e exceções. No entanto, a maioria delas cobre os seguintes itens:

  • falecimento natural ou acidental;
  • auxílio-funeral;
  • despesas médicas;
  • doenças graves;
  • invalidez funcional ou laboral;
  • entre outros.

O fato é que as pessoas veem o seguro de vida como uma proteção para sua família, não se limitando ao falecimento do segurado, mas também visando outros aspectos importantes, como a invalidez.

Quais são as características do seguro de vida?

A principal característica do seguro de vida é a possibilidade de ser combinado com outros tipos e incluir cláusulas que acabam tornando essa opção bastante vantajosa para o segurado. Outra particularidade do seguro de vida, que beneficia o segurado, é estar completamente isento do Imposto de Renda.

Vale ressaltar que não é considerado herança. Isso porque nós sabemos que a herança pode ser usada para quitar dívidas deixadas pelo falecido. Daí a importância de ficar claro que o seguro não faz esse tipo de cobertura. Além disso, é importante frisar que a liberação do capital é bem rápida, podendo ocorrer em até 30 dias. Outro benefício é não haver a necessidade de pagamento do Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis – ITCMD.

Qual é a melhor opção: seguro individual ou coletivo?

Outro fator que deve ser observado na escolha de um seguro é quanto à sua modalidade, que pode ser individual ou coletivo. Cada um deles conta com características próprias com vantagens e desvantagens, que devem ser bem analisadas. O individual, como o próprio nome diz, tem a ver com as características individuais do segurado, é customizável. Ou seja, tem a ver com a idade, estilo de vida, profissão, fatores de risco e coberturas mais vantajosas que o coletivo.

O coletivo, por sua vez, é feito por uma empresa que oferece aos seus funcionários um benefício, pois eles pagam menos por isso. Na verdade, é bem mais em conta, quando comparado à opção individual, visto que o contrato é firmado com um grupo de pessoas que pertencem a uma empresa ou associação, por exemplo. No entanto, o coletivo se diferencia do individual por já ter um modelo predefinido, impedindo qualquer tipo de personalização, como incluir uma cobertura, por exemplo.

O que é seguro de acidentes pessoais?

O seguro de acidentes pessoais cobre morte e invalidez permanente, que pode ser total ou parcial causados por acidente. Se as lesões provocadas pelo acidente exigirem tratamento médico, esse tipo de seguro também dá cobertura. Em outras palavras, para caracterizar o sinistro coberto, é necessário que ocorra um acidente e que este provoque danos. Ou seja, esse seguro só cobre danos provenientes de acidentes e não de causas naturais.

Como podemos caracterizar acidentes pessoais?

Na verdade, sempre houve uma certa dificuldade em distinguir uma morte decorrente de um acidente daquela causada por motivos naturais. Mais precisamente, quando esta se refere às consequências oriundas de problemas de saúde, ou do risco de exposição própria do segurado.

No entanto, devido aos inúmeros casos que foram observados, definiu-se que os acidentes pessoais são aqueles que ocorrem com data determinada, de forma externa e súbita, e que são imprevisíveis e violentos — que levam à morte ou a sérias lesões do segurado. Exemplo disso seria um acidente de carro que pode ser fatal ou causar lesões graves ao segurado.

Como se caracterizam as lesões que entram no seguro de acidentes pessoais?

Dependendo da seguradora e da cobertura que foi contratada, elas cobrem despesas médicas decorrentes de acidentes cobertos por esse tipo de seguro. No entanto, existe uma limitação: alguns acidentes não são cobertos. É necessário que seja constatada a invalidez parcial ou permanente. Para que não restem dúvidas, devem constar no contrato os riscos excluídos no seguro de acidentes pessoais, que são:

  • ato de risco tomado pelo segurado, sem justificativa plausível;
  • competições em carros ou qualquer outro tipo de veículo;
  • direção sem a devida documentação e carteira;
  • doações de órgãos que dão errado e resultam no falecimento;
  • guerras e atos terroristas;
  • tufões, ciclones, maremotos, furacões e outros fenômenos naturais;
  • uso de material nuclear, podendo levar à morte súbita, como explosões ou lenta, pela exposição à radiação;
  • entre outros.

Por isso, ao contratar um seguro de acidentes pessoais, é muito importante se atentar também em relação às exclusões que constam nas condições que englobam o contrato.

Qual é a indicação para cada um desses seguros?

O seguro é recomendado para todos que queiram se sentir protegidos. Trata-se da melhor forma de manter uma proteção financeira para a família e em caso de invalidez. O seguro de vida é indicado para pessoas mais jovens, que estão começando sua vida profissional, mas que já têm uma família, evitando deixá-los desamparados, em caso de falecimento.

No caso de seguros contra acidentes pessoais, que têm uma cobertura mais restrita, é recomendado para profissionais liberais ou autônomos sem vínculo empregatício, que dependem de suas condições físicas para trabalhar. Ter um seguro de vida ou seguro de acidentes pessoais só vai garantir mais segurança na sua vida. Se você se interessou e pretende se proteger, não perca mais tempo, a Humber oferece o tipo de seguro que você precisa!

Gostou deste conteúdo? Siga-nos nas nossas redes sociais, estamos no Facebook, Twitter e LinkedIn!