HomePostsSeguro agrícolaQuando vale a pena comprar um seguro agrícola? Descubra!

Quando vale a pena comprar um seguro agrícola? Descubra!

Seguro agrícola
seguro agrícola

Nos últimos anos, o mundo tem enfrentado vários fenômenos adversos à agropecuária, como inundações, secas, incêndios florestais, entre outros. Inclusive, é esperado que os choques climáticos aumentem em frequência e gravidade. É sabido que o agronegócio é um grande vetor produtivo e econômico para o Brasil. Logo, é essencial destacar meios à disposição dos produtores rurais, que possam proteger a operação no campo. É aí que surge o seguro agrícola.

Ele se torna essencial à medida que surgem ameaças à segurança e solidez do agronegócio. Os riscos ao setor podem prejudicar os meios de subsistência, interromper as cadeias de valor e até minar a estabilidade macroeconômica. O seguro agrícola pode ser um antídoto para esses riscos.

Neste post, tiraremos todas as suas dúvidas sobre o assunto. Continue a leitura!

O que é um seguro agrícola e como funciona?

O seguro agrícola é uma valiosa ferramenta de gestão de risco do agronegócio, que oferece aos agricultores proteção financeira contra perdas de produção causadas por perigos naturais. Estes incluem especialmente fenômenos climáticos e problemas adversos que possam prejudicar as lavouras.

Normalmente, os seguros agrícolas são disponibilizados por seguradoras especializadas, mas também pelo governo federal. A finalidade é amparar o produtor de prejuízos nas suas culturas em caso de:

  • seca;
  • geada;
  • tromba d’água;
  • incêndio;
  • ventos frios;
  • ventos fortes;
  • granizo;
  • queda de raio;
  • chuvas excessivas;
  • grande variações de temperatura.

Obviamente, o tipo de cobertura pode sofrer variações dependendo da empresa. Todavia, a maioria, objetiva proteger a propriedade rural de prejuízos em virtude de fatores climáticos que afetem a colheita.

Por que a contratação desse tipo de solução é importante?

Como vimos, ao contratar o seguro agrícola, o produtor rural fica protegido se sua lavoura for afetada por eventualidades da natureza ou por outro tipo de situação que conste na apólice, do mesmo modo como funciona em coberturas nos seguros residenciais e automotivos.

Além disso, estar segurado torna mais fácil para os produtores obter empréstimos e comprar insumos de maior qualidade. Inclusive, quando ocorre uma perda ou dano, os pagamentos do seguro podem ser utilizados ​​na compra de alimentos, pagamento de contas, realização de reparos e investimentos para uma recuperação mais rápida da produção.

Apesar de o governo já dispor de alguns programas de auxílio para esses cenários, é essencial conhecer as exigências para que seja possível se adequar a esses auxílios. Nessa situação, é importante levar em consideração que sua unidade rural não atenda aos requisitos impostos pelo Governo, em um momento que você tenha sofrido uma perda drástica.

Em virtude disso, o seguro agrícola tem se tornado cada dia mais imprescindível aos produtores rurais.

Quando pensar em contratar seguro agrícola?

Nos momentos mais oportunos para compra de insumos e execução de serviços essenciais à produção agrícola, os créditos de pré-custeio e de custeio da safra objetivam disponibilizar os recursos financeiros necessários. Além disso, o seguro agrícola é também uma ferramenta que precisa ser unificada ao planejamento e, principalmente, com a obtenção de recursos para serem usados na lavoura.

Vamos entender o que é pré-custeio de safra e custeio de safra!

Pré-custeio de safra

O pré-custeio nada mais é que o crédito para custear a compra antecipada de insumos, por esse motivo, uma forma de custeio antecipado. É importante ressaltar que a disponibilização antecipada de recursos financeiros faz com que o produtor rural aproveite as oportunidades de mercado, em razão de conseguir melhores preços no frete e nos insumos.

Custeio de safra

Já o crédito de custeio é uma espécie de financiamento utilizado para aquisição de serviços e insumos, para suprir as despesas do ciclo produtivo das lavouras periódicas, além da extração de produtos vegetais espontâneos ou cultivados e a entressafra de lavouras permanentes.

Do mesmo modo, o custeio pode ainda financiar outros elementos, como ressoca de cana-de-açúcar e despesas de soca e a aquisição antecipada de insumos. Além disso, o crédito de custeio também pode ser utilizado na atividade pecuária. Logo, além de serviços e insumos, permite a compra de animais com a finalidade de cria e engorda nesse tipo de atividade.

O que deve ser considerado antes de contratar um seguro agrícola?

Existem alguns elementos a serem considerados ao contratar um seguro agrícola. Veja!

Coberturas e suas características

As coberturas abrangem os possíveis motivos para perda de produtividade e/ou de faturamento na fazenda, em virtude de eventos climáticos e outros eventos adversos. São eles:

  • seca;
  • incêndio
  • tromba d’água;
  • queda de raio;
  • chuvas excessivas;
  • geada ou granizo;
  • queda do preço no mercado;
  • ventos muito fortes ou muito frios;
  • temperaturas com flutuações elevadas.

Apólice

O seguro agrícola de custeio ou de produtividade, por exemplo, é direcionado para cobrir perdas por adversidades ocasionadas pelo clima. Em virtude do fato de se referir a eventos que não se pode prever, é essencial que a apólice seja multirrisco, pois esta cobre uma vasta gama de infortúnios.

Inclusive, é recomendado que seja feita a contratação do seguro de receita ou faturamento, que disponibilize proteção não somente para prejuízos ocasionados por problemas climáticos, mas também à possível redução de preço da commodity no mercado, por exemplo.

Funcionamento do prêmio

Outro fator importante é sobre o funcionamento do prêmio, que é o valor pago pelo produtor à seguradora, a fim de que ela se torne a responsável pelos riscos contratados nas coberturas previstas na apólice. Se esta estiver vinculada a qualquer operação de crédito de custeio, é possível financiar esse montante na contratação do seguro.

Quais são as principais coberturas?

Normalmente, os seguros cobrem diversos tipos de culturas, como hortaliças, frutas e grãos. Obviamente, as cláusulas da contratação limitarão os tipos de lavoura assegurados.

Ao contratar o seguro agrícola, o produtor rural estará protegendo sua plantação de perdas oriundas de fenômenos climáticos e outros diversos cenários previstos, até mesmo se houver desvalorização do produto, em decorrência da perda da qualidade por fatalidades às quais foi sujeita a produção.

Inclusive, são disponibilizadas coberturas totalmente diferenciadas para a cobertura do replantio, além de proteger o cultivo em cada tipo de cultura na lavoura, levando em conta os diversos cenários.

Como vimos, vale a pena contratar um seguro agrícola para sua lavoura, a fim de ter maiores garantias quando iniciar o plantio e, também, conseguir verba para realizar novos investimentos, caso ocorram problemas climáticos. O fato é que em meio a tantas mudanças climáticas, é necessário ficar assegurado para não haver prejuízos oriundos de fenômenos adversos.

Agora que você sabe quando deve comprar um seguro agrícola, não perca mais tempo e entre já em contato com a Humber!