HomePostsSeguro estágioFérias para estagiário: descubra seus direitos!

Férias para estagiário: descubra seus direitos!

Seguro estágio
recesso_de_ferias_tambem_e_valido_para_estagiario

O Estagiário tem direito a férias?

As férias são propícias para curtição, passeios, diversão. Momentos para se desligar do dia-a-dia e restaurar as energias, deixar a mente livre e o corpo relaxado. Afinal, todos têm direito a ter um período de paz e sossego.

Agora, queremos saber, vocês sabem se é permitido o recesso de férias para estagiário?

Isso mesmo, eles podem! Esse não é apenas um direito exclusivo para funcionários com carteira assinada. Estagiário também possui esse benefício que é garantido por lei. Então fica a dica: Aproveite ao máximo suas férias!

Veja o que diz a Lei sobre as férias para os estagiários

Conforme a Lei 11.788/2008 sobre o Estágio (caput e § 2º do art. 13) também está previsto o recesso. Sempre que tenha duração igual ou superior a 1 (um) ano, o período de recesso será de 30 (trinta) dias.

Estágio com duração inferior a 1 ano: Em casos como este, os dias de recesso serão proporcionais. O recesso poderá ser concedido em período contínuo ou fracionado, conforme acordado entre as partes, preferencialmente no mesmo período das férias escolares.

Preferencialmente nas férias, isso quer dizer que pode acontecer do recesso ser concedido fora das mesmas. Por isso, vale a pena você conversar com o contratante e adequar o período de férias que beneficie ambas as partes.

As férias serão remuneradas?

Para quem recebe bolsa estágio ou outra forma da contraprestação, informamos que o recesso também deve ser remunerado (§1º do art.13). Isso mesmo, a Lei garante esse direito ao estagiário, fiquem atentos. Com isso, você pode planejar suas férias tendo com tranquilidade, pois estará com a sua bolsa-auxílio garantida.

Ótima informação essa, não é mesmo? Tudo o que escrevemos aqui está na Lei, basta que vocês a leiam e a entendam para poderem gozar dos benefícios que ela determina.

Sabendo o que consta na Lei, você não sai perdendo, muito menos a empresa que contrata o estagiário. Todos ficam garantidos e protegidos.

Agora que mais essa questão foi esclarecida, podemos aconselhar que preencham suas férias com coisas úteis, que agreguem valor tanto pessoal quanto profissional em suas vidas.

Aproveite suas férias para estudar

Você pode aproveitar suas férias para fazer cursos presenciais devido ao tempo livre ou também via internet. Fique de olho, pois algumas organizações proporcionam ensino de qualidade de forma gratuita!

Uma ótima oportunidade é a gama de cursos que o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). Dentre eles, encontram-se 50 cursos gratuitos à distância. São rápidos e práticos, basta ter acesso à internet e se inscrever no CIEE.

As opções de cursos são as mais variadas, como inglês, produção de texto, relacionamento interpessoal, tratamento de imagem, novo acordo ortográfico, entre outros.

Certificação: todos os cursos possuem certificado que podem ser emitidos online pelo internauta.

Não deixe essa oportunidade escapar. Voltar das férias ainda mais qualificado é um ponto positivo perante à organização na qual você faz estágio. Afinal, todo investimento desta natureza serve primeiro para qualificar melhor o estagiário, e depois para a empresa que lhe concedeu o estágio.

Clique aqui e confira todos os cursos disponíveis pela plataforma!

Veja abaixo nossa seleção de artigos para você

Por fim, só temos a lhes desejar, excelentes férias!

Veja também: