HomePostsSeguro AutomóvelComo funciona em caso de danos corporais no seguro automóvel?

Como funciona em caso de danos corporais no seguro automóvel?

Seguro Automóvel
danos corporais seguro auto

O seguro para o seu automóvel não deve levar em conta apenas o veículo, no caso de um acidente, uma vez que podem haver pessoas envolvidas que saem física e emocionalmente machucadas de experiências dessa natureza.

Para esse cuidado, deve ser considerada a cobertura para danos corporais em seguro auto. Essa cobertura viabiliza o atendimento médico, odontológico e hospitalar, entre outros, para pessoas que forem atingidas pelo veículo segurado.

Existe um seguro oficial e obrigatório para esse fim, mas com valores de indenização quase sempre aquém do necessário. Continue a leitura e descubra como funciona o seguro auto em casos de danos corporais.

Qual a importância da cobertura para danos corporais?

Um acidente de automóvel pode provocar danos em terceiros não embarcados no veículo, constituindo os chamados danos corporais. Para esses casos, existe o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), um seguro compulsório que se paga normalmente junto com o licenciamento do veículo.

No entanto, existem diversas situações nas quais esse seguro não dá o amparo suficiente à vítima. Assim, no seguro auto, há necessidade de uma cobertura com esse fim, isto é, uma cobertura própria que dê suporte para o pagamento de despesas médicas, odontológicas e hospitalares que o DPVAT normalmente não cobre ou sua cobertura é insuficiente.

Por essa razão, a Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG) considera a cobertura por danos corporais como de “segundo risco”, uma vez que o DPVAT é considerado o “primeiro risco”. Portanto, essa cobertura complementa o pagamento dos valores que estejam além do máximo tabelado pelo DPVAT.

Quais medidas devem ser tomadas em caso de acidente?

De modo geral, quando se está envolvido em um acidente de trânsito, é preciso adotar quatro medidas que facilitarão o atendimento e evitarão maiores dissabores. Veja quais são.

Permanecer calmo

A perda do controle emocional pode impedir que sejam tomadas as medidas necessárias, sobretudo se houver vítimas envolvidas e você precisar acionar socorro médico. Assim, procure se manter equilibrado para decidir corretamente sobre o que fazer. Na verdade, considere que você deve estar preparado para assumir a iniciativa, isto é, não espere que outros façam isso. Dessa forma, sua calma e decisões corretas poderão suscitar e facilitar a ajuda de terceiros, garantindo que possíveis vítimas possam ser atendidas pelos socorristas.

Sinalizar o local

Procure alguma forma de sinalizar o local para reduzir o risco de novos e subsequentes acidentes, principalmente se estiver em vias movimentadas. Se for possível, use o triângulo sinalizador e peça ajuda para esse fim.

Registrar a ocorrência

Quando for possível, faça o registro da ocorrência junto às autoridades policiais civis em uma delegacia de polícia. Não se esqueça de que o acionamento da seguradora depende de você dispor do Boletim de Ocorrência (BO). Procure levantar o máximo possível de informações no local para o registro do boletim. Quanto mais informações disponíveis, mais fácil para a seguradora dar andamento ao processo.

Contatar a seguradora

O contato com a seguradora poderá ser feito por meio de aplicativo próprio, WhatsApp, site da seguradora ou outro sistema de atendimento disponível que você deve conhecer. Para esse fim, é comum o fornecimento de um cartão para contatos. No momento do acionamento, você deverá estar com o BO em mãos, assim como a cópia do Documento Único de Transferência CRV (DUT). Posteriormente, outros documentos serão solicitados pela seguradora.

Havendo terceiros envolvidos, o que fazer?

Na existência de vítimas, ou seja, terceiros com danos corporais, todas as medidas anteriores deverão ser tomadas do mesmo modo. Além dessas, no entanto, é preciso considerar outras iniciativas que você deve tomar:

  • use o celular e faça imagens dos carros envolvidos no acidente, registrando as placas dos veículos;
  • tire fotos também da sinalização de trânsito existente (ou não) na área do sinistro;
  • contate a vítima e obtenha nome, endereço e telefone, assim como possíveis testemunhas, logo no primeiro momento;
  • acione a seguradora, mesmo que o ocorrido não seja por sua culpa.

Quais os principais benefícios da cobertura por danos corporais?

A cobertura para danos corporais no seguro auto apresenta claras razões pelas quais deve ser contratada. Assim, dependendo do que for contratado, os principais benefícios podem ser assim relacionados:

  • alcance para qualquer pessoa fora do veículo e que seja atingida pela ocorrência;
  • indenização pelos danos físicos e morais resultantes do acidente;
  • indenização de valores que o DPVAT não alcança;
  • indenização por danos corporais de direito aos respectivos beneficiários, nos casos de invalidez ou óbito;
  • custeio de encargos judiciais e custas advocatícias na ocorrência de processo judicial pelo ocorrido;
  • ausência de pagamento de franquia para a indenização por danos corporais.

É importante ressaltar que os danos corporais resultantes às pessoas que, porventura, estavam no interior do veículo do segurado não são alcançados por essa cobertura para terceiros. Para esse fim, existe uma outra cobertura que pode ser contratada e é conhecida como de acidentes pessoais de passageiros (APP).

Qual a importância da qualidade do seguro contratado?

Seguro é um investimento que você faz para ter a tranquilidade e a certeza de que estará amparado na ocorrência de situações inesperadas e que exigem, principalmente, suporte financeiro. Dessa forma, na eventualidade de um sinistro, você não pode ficar sob um novo risco: o de não ser adequadamente atendido nas suas necessidades.

Por esse motivo, é imprescindível que a contratação de seguros seja feita por meio de corretoras experientes e de confiança. Afinal, você está investindo em tranquilidade, em amparo e em suporte se, por acaso, necessitar. Uma corretora experiente é a parceira ideal para trazer até você as melhores opções disponíveis no mercado. Com isso, você pode fazer a sua escolha, de modo literalmente seguro.

Como você viu, danos corporais em seguro auto é uma cobertura que deve estar presente para que sua apólice seja, de fato, o instrumento da tranquilidade que você precisa. Leve em conta a importância desse cuidado, principalmente se você vive em grandes centros.

Agora que você conhece melhor essa cobertura, registre aqui o seu comentário ou a sua experiência com a utilização de seguro auto.