HomePostsGeraisCompra online segura: 7 dicas importantes

Compra online segura: 7 dicas importantes

Gerais
compra online segura

Atualmente, a compra online segura ganhou uma dimensão incalculável em nossas vidas e não vivemos mais sem ela. O fato é que a praticidade de adquirir produtos e serviços com apenas alguns cliques, e recebê-los em casa, atrai consumidores de todas as idades e perfis.

Porém, alguns cuidados ao comprar pela internet são essenciais e merecem bastante atenção. Isso porque em um mundo digitalizado, onde quase tudo é feito online, sabemos que existem golpes. Por isso, algumas medidas são necessárias para garantir transações seguras e proteger informações pessoais, garantindo, assim, mais tranquilidade nas compras.

Neste conteúdo, daremos algumas dicas sobre como garantir uma compra online segura, com todos os cuidados para evitar problemas futuros. Acompanhe!

Por que as compras online ganharam popularidade?

As compras online se popularizaram bastante por alguns motivos. Para começar, é algo muito confortável, pois é possível fazer compras a qualquer momento, de qualquer lugar, sem a necessidade de deslocamento físico até uma loja, ou seja, é de uma praticidade incrível.

Além disso, hoje você pode comprar tudo online, permitindo que encontremos exatamente o que desejamos com muita facilidade. Os preços frequentemente competitivos e as promoções exclusivas online também contribuem para atrair consumidores.

Ademais, a pandemia da COVID-19 fortaleceu essa tendência, que não nos deu escolha, pois era a única forma de comprar. As preocupações com a segurança não nos permitia sair, lembram do lockdown? Pois é, no auge da pandemia, as restrições eram muitas e a saída foi a compra online.

Quais as principais dicas para a compra online segura?

Comprar pela internet requer uma série de cuidados para não cair em fraude e garantir a integridade de seus dados. Confira as principais dicas para uma compra online segura!

1. Observe a segurança do site

Conhecer sobre a segurança do site que você deseja comprar é importante por muitas razões. A começar pela proteção dos dados pessoais e financeiros dos consumidores — evitando possíveis roubos de identidade ou fraudes.

Além disso, ao escolher sites seguros, o risco de adquirir produtos falsificados ou de baixa qualidade é bem menor. Portanto, ao priorizar a segurança do site, os consumidores podem desfrutar de uma experiência de compra online tranquila e confiável.

Uma boa dica para se certificar da segurança de um site, é verificar a barra onde fica o endereço, deve haver um pequeno cadeado fechado.

No entanto, se ainda houver dúvidas, busque a página principal do site e verifique informações importantes, como o CNPJ da empresa, que pode se localizar no topo ou rodapés da página. Após isso, copie e cole no buscador para saber se é verdadeiro.

2. Tenha cuidado ao informar seus dados

É normal diante de qualquer compra online que lhe peçam seus dados, tais como: nome completo, CPF, e-mail, endereço, entre outros. Após isso, no momento do pagamento, pedem o número da conta, código de segurança e data de validade.

No entanto, é preciso ficar atento, pois sua senha jamais deve ser solicitada. Se isso ocorrer, certamente é golpe, isso porque se trata de uma informação pessoal e intransferível, utilizada em transações presenciais e utilizada somente pelo dono do cartão. Desconfie se algum site solicitar tal informação.

3. Desconfie sempre de ofertas milagrosas

Sites que oferecem produtos com ofertas milagrosas e preços excessivamente baixos podem ser um indicativo de produtos falsificados ou de qualidade inferior. Sempre duvide de preços muito abaixo do praticado no mercado.

Na verdade, a internet está repleta de sites fraudulentos que se aproveitam do desejo do consumidor em obter vantagem no preço de produtos. Se você notou que um item está muito mais barato que o normal, desconfie!

Por isso, antes de iniciar qualquer cadastro em um site desconhecido e passar seus dados, pesquise o CNPJ do endereço em questão na internet. Outra dica é acessar sites de avaliações e de reclamações. Dessa forma, ao obter informações de outros consumidores, você ficará mais tranquilo e seguro ao fazer sua compra.

4. Garanta um antivírus atualizado

Manter atualizado um bom antivírus é também fundamental para a compra online segura. Isso é indicado para todos os equipamentos que realizam compras pela internet, seja um notebook, um tablet ou um smartphone. Ele ajudará a manter seus dados protegidos.

Lembrando que a maioria dos smartphones e tablets contam com antivírus pré-instalados. A função desse app é impedir roubo de dados. No entanto, mesmo assim é importante tomar cuidado ao receber um alerta no navegador de internet. Nunca clique em links desconhecidos, pode ser um risco.

5. Evite salvar seus dados no site

De fato, é uma facilidade, e ficamos tentados a manter os dados salvos no site, pois nas compras posteriores não haverá necessidade de preencher tudo novamente. Porém, não é recomendável, pois mesmo o site sendo de confiança, é possível ocorrer um vazamento de dados.

Ressaltando que alguns sites já foram vítimas de criminosos e tiveram as informações de seus clientes expostas para terceiros. Sendo assim, é prudente evitar salvar seus dados bancários no site ou no navegador. Perca um tempinho, mas garanta a segurança.

6. Utilize apenas seus dispositivos para fazer comprar online

Não utilize nenhum outro meio para comprar online que não seja pelo seu dispositivo, pois as chances de ter seus dados acessados são menores. Isso porque você não sabe se os dispositivos de outras pessoas estão seguros e a possibilidade de ocorrer problema pode ser grande.

7. Verifique se no site há canais de atendimento

A legislação obriga os sites a disponibilizarem canais de atendimento ao consumidor, podendo ser por telefone, e-mail ou chat. No entanto, muitos dificultam esse relacionamento com o cliente.

O fato é que diante de algum problema podemos precisar de um contato urgente com o site, e muitas vezes não se tem isso. Por isso, certifique-se antes mesmo de fazer sua compra, se há um canal de comunicação eficaz.

Algumas práticas, como verificar a autenticidade do site, proteger informações pessoais e utilizar métodos de pagamento seguros permitem que os consumidores desfrutem de uma experiência de compra confiável e livre de preocupações. Assim, a conscientização e a precaução tornam-se aliadas indispensáveis para aproveitar todas as vantagens do comércio eletrônico com tranquilidade.

Gostou deste post? Entre em contato conosco, pelo nosso site, e conheça sobre a possibilidade de contratação de seguros!