HomePostsSeguro de equipamentos portáteisTeve o celular roubado? Saiba quais passos tomar

Teve o celular roubado? Saiba quais passos tomar

Seguro de equipamentos portáteis
celular roubado

Atualmente, vivemos em uma era super digital. Mais que nunca, dispositivos como os smartphones são ferramentas essenciais para uma rotina produtiva, pois além de guardar lembranças e nos conectar a outras pessoas, esses aparelhos também ajudam a organizar os nossos dias. Mas afinal de contas, o que fazer quando se tem o celular roubado?

A realidade é que são poucas as pessoas que param para responder essa pergunta, pois só de pensar já dá para imaginar a frustração. Por isso, elaboramos este post, em que explicamos por que é importante investir na proteção do celular, como proceder após o roubo, e como uma boa apólice de seguro pode resolver esse problema. Então, não perca tempo e acompanhe!

Por que é importante investir na proteção do seu celular?

Da forma como percebemos, a importância de investir na proteção do aparelho está justamente no protagonismo que esse dispositivo tem na sua vida. Para a maioria das pessoas, a importância dos celulares vai muito além do seu valor objetivo e patrimonial, que é o preço de mercado. Na realidade, para muitos, o celular também tem valor emocional e privativo.

Para entender isso, basta parar por um momento e refletir sobre tudo o que o seu smartphone “sabe” e armazena sobre você. Ou seja, suas mensagens, suas fotos, suas lembranças, seus contatos, seus dados bancários, seus objetivos, suas notas, suas rotinas, seus lembretes, seus alarmes, seus agendamentos, suas finanças e por aí adiante.

No estado atual das coisas, os celulares são os nossos assistentes pessoais eletrônicos, que funcionam como verdadeiros cofres de todas as informações que mais importam para o nosso cotidiano e as nossas vidas. Por isso, perder um celular não é apenas um prejuízo financeiro, mas sobretudo um transtorno em termos de segurança, privacidade e produtividade.

Hoje, boa parte dessas informações é armazenada em algum tipo de instância remota, a nuvem. Assim, é possível importar, com certa facilidade, as informações de um aparelho para outro. No entanto, isso não exclui a possibilidade de que esses dados sejam acessados no aparelho roubado, o que reforça a importância de contar com soluções e boas práticas de segurança.

É com isso em mente que muitos consumidores estão cada vez mais conscientes e preventivos nesse assunto. Não por acaso, produtos como o seguro para equipamentos eletrônicos estão ganhando popularidade no mercado, não apenas pelo incremento no valor dessas tecnologias, mas principalmente na importância dessas ferramentas para o cotidiano das pessoas.

Como proceder depois de ter o celular roubado?

Como pôde ver, todos os dispositivos eletrônicos que fazem parte do nosso cotidiano, tais como smartphones, tablets e notebooks, guardam e centralizam uma série de informações e ferramentas fundamentais para tornar a nossa vida mais ágil, confortável e produtiva. Por isso, vale muito a pena conhecer boas práticas de prevenção e reação.

Entre as práticas preventivas, a melhor, sem sombra de dúvidas, é a contratação de um seguro para proteger o seu smartphone. Dessa forma, caso o dispositivo seja roubado, é possível estancar o prejuízo, garantindo a reposição ou o ressarcimento no valor do aparelho. Mas agora, é momento de conhecer as melhores práticas reativas, após ter o aparelho roubado — veja!

Bloqueie o dispositivo via a sua numeração IMEI

Em português, IMEI abrevia Identificação Internacional de Equipamento Móvel. Como sugere o nome, o IMEI é uma identificação única atribuída a cada dispositivo. Com isso em mãos, é possível entrar em contato com a operadora e/ou a fabricante e solicitar o bloqueio do imediato do dispositivo, restringindo o acesso às suas informações e funcionalidades.

Faça um Boletim de Ocorrência

O roubo é um crime que deve ser reportado. Por isso, é fundamental elaborar um Boletim de Ocorrência. Muitas pessoas acham que esse passo é inconveniente, mas vale notar que isso pode ser feito diretamente pelo computador, sem sequer ir a uma delegacia, bastando acessar o relatório de Boletim de Ocorrência Eletrônico no portal da delegacia da sua região.

Rastrear o dispositivo

Atualmente, boa parte dos aparelhos oferecem bloqueio, acesso, rastreamento e monitoramento remoto. Em muitas ocasiões, isso permite acompanhar a localização e a bateria do dispositivo após o roubo. No entanto, essas informações devem servir de apoio à ação policial, visto que muitas vezes o dispositivo vai parar em regiões perigosas da cidade.

Como o Seguro de Equipamentos Portáteis pode solucionar esse problema?

Antes de explicar o funcionamento e os benefícios de uma boa apólice, precisamos frisar a importância do Boletim de Ocorrência. Além de ser um procedimento rápido de ser feito, levando não mais de 15 minutos, o BO é uma exigência fundamental para a ativação do seguro, da mesma forma quando se trata de furtos e roubos de veículos e em residências.

Agora, é momento de explicar como um bom seguro pode minimizar esse problema. Primeiro, existe o aspecto financeiro. Atualmente, boas apólices para eletrônicos protegem o usuário não apenas em cenários de furto e roubo, mas também em casos de queda ou danos causados por descargas elétricas ou outras situações acidentais.

Ou seja, por uma fração mínima do valor do aparelho, o usuário eleva sua segurança, evitando que um sinistro (fato gerador da ativação do seguro) resulte em um prejuízo enorme, em que é preciso desembolsar mais dinheiro na aquisição de um novo aparelho. Com o seguro, de acordo com as coberturas do seu contrato, a reposição ou indenização é garantida.

Como pôde ver, ter o celular roubado não precisa ser sinônimo de desespero. Inclusive, quanto maior a sua agilidade nas práticas reativas (bloqueio, BO e rastreio), maior é a possibilidade de reaver o aparelho ou agilizar a reposição do dispositivo por meio da sua apólice de seguro — o que é feito, rapidamente, de acordo com as condições e coberturas do seu contrato.

Agora que você tem uma noção completa sobre o que precisa ser feito após ter o celular roubado, aproveite o momento para continuar lendo mais conteúdos e informações importantes para o seu dia a dia. Aqui, a nossa recomendação é outra leitura que toca e reforça esse tema, em que listamos todos os motivos para ter um seguro para o seu smartphone.