HomePostsSeguroSeguro agrícolaComo não cair em golpes na internet? Aprenda 8 boas dicas

Como não cair em golpes na internet? Aprenda 8 boas dicas

Seguro, Seguro agrícola
como não cair em golpes na internet

Da mesma forma que o mundo virtual nos trouxe uma série de facilidades, contribuiu também para aumentar as fraudes na web, na qual alguns agem com más intenções. Mas, como não cair em golpes na internet?

O fato é que, apesar de ser mais tranquilo e confortável fazer compras pela internet, tomar alguns cuidados é essencial, para que as negociações sejam feitas da melhor forma possível e sem surpresas desagradáveis. Com medidas preventivas, é possível fazer boas transações tranquilamente e sem receio.

Dessa forma, conhecer as melhores maneiras de se proteger quanto a golpes é o ideal para evitar qualquer transtorno relacionado a essa prática, que vem se tornando cada vez mais comum nas transações comerciais. Vamos saber, então, como nos proteger? Confira!

Quais são as fraudes e os golpes virtuais mais comuns?

Os golpes mais comuns observados no mercado são os relacionados à compra de eletrônicos, passagens aéreas e serviços. No entanto, muitas outras fraudes existem, e se cercar de cuidados é a melhor prevenção. Mas, é possível, sim, evitar esses aborrecimentos com uma série de ações. Vamos a elas!

1. Não deixe os dados de seu cartão de crédito salvos em sites de e-commerce

Salvar os dados do cartão em um site no qual você fez alguma compra é uma prática muito comum, mas o risco é grande, visto que seus dados ficam vulneráveis. Por isso, o ideal é protegê-los. Mas, como não cair em golpes na internet? Mesmo que se tome o cuidado de negociar com lojas virtuais confiáveis, ainda assim existe o risco de o proprietário do cartão ser surpreendido com o uso de sua conta por criminosos. Uma forma de evitar isso é utilizar o cartão virtual que pode ser usado em sites de e-commerce.

2. Busque fazer negociações com empresas idôneas

Apesar de, muitas vezes, não termos muitas opções, o que nos força a negociar com empresas pouco conhecidas, é essencial que se confira algumas informações comerciais do e-commerce com o qual se deseja negociar. Portanto, é fundamental checarmos os dados, como razão social, CNPJ, telefone, endereço etc. É importante também que a empresa ofereça outros canais de contato.

As redes sociais são excelentes ferramentas para nos fornecer um panorama sobre determinada empresa. Por meio dos comentários de pessoas que já negociaram com o site, é possível saber a satisfação do consumidor em relação a ela, além de seus principais problemas.

Muitas empresas são descartadas por consumidores devido a informações obtidas nesses comentários. Além disso, a maioria responde e se explica perante algumas queixas, cabendo a cada um avaliar se vale a pena ou não negociar. O site Reclame Aqui é um excelente recurso para saber sobre a idoneidade de uma empresa e sua reputação frente aos consumidores.

3. Observe a certificação digital

É indispensável que as lojas se preocupem com a segurança dos consumidores, para tornar o espaço virtual no qual atua o mais seguro possível. Daí a importância de providenciar selos de segurança e certificações digitais. Essas medidas protegem os dados fornecidos pelos clientes. Por isso, é importante que, diante de uma negociação, você se certifique de que a página inicial ofereça aos consumidores essas informações. Ademais, os endereços dos e-commerces devem começar com “https” e não “http”.

A diferença entre os dois é a segurança. Esse “s” é de security (segurança, em inglês). Por isso, soma-se ao protocolo uma camada a mais de segurança que protege o consumidor — que é o certificado SSL. Ele tem a função de criptografar o conteúdo e só permite quem tiver uma chave para abri-lo. O que o consumidor deve fazer é apenas observar a URL (o endereço do site), que deve haver um cadeado seguido do “https”, em especial em lojas virtuais que exigem cadastro prévio e login.

4. Prefira os sites que oferecem vários canais de comunicação

Como já falamos, antes de pensar em negociar com alguma loja virtual que comercializa produtos ou serviços, são necessários alguns cuidados. O principal é averiguar os canais de contato, ou seja, se o site tem telefone, endereço, e-mail, WhatsApp, entre outros. É essencial que, diante de algum problema quanto à negociação, você tenha vários canais para ser atendido com presteza. Alguns sites oferecem, inclusive, chat online, no qual é possível elucidar qualquer dúvida rapidamente.

5. Cheque a qualidade do site

Isso se refere a muitos aspectos. Um deles está relacionado a erros de português. Um e-commerce com uma boa reputação tem como um dos seus princípios zelar pela boa ortografia e o uso correto da língua portuguesa, visto que transmite profissionalismo ao consumidor.

A qualidade das fotos é também de extrema importância — imagens e vídeos de qualidade profissional chamam a atenção do consumidor, causando uma boa impressão em relação à loja virtual. Tenha em mente que sites com muitos erros de português e imagens sem qualidade remetem ao amadorismo e, por isso, podem não ser confiáveis.

6. Peça indicações

Outra forma de como não cair em golpes na internet é por meio de indicações de pessoas conhecidas que tiveram uma boa experiência nas suas negociações. Isso lhe garante mais segurança e tranquilidade nas comercializações on-line.

7. Use dispositivos seguros

Outra proteção que merece atenção é utilizar um computador seguro e atualizado quanto à segurança. Os dispositivos móveis também devem ter todo tipo de atualização e, por fim, o Wi-Fi — busque usar somente sua rede e evite a pública. Isso se refere também aos smartphones, tablets e computadores: use somente os de sua casa ou empresa.

8. Conheça bem a política do site

Todo site idôneo tem suas diretrizes que o consumidor deve conhecer antes de negociar. Isso não se refere somente à segurança, mas também quanto ao seu sistema de trocas e devoluções, entre outras intercorrências que podem surgir durante a transação. Isso preservará você quanto a questões que podem lhe trazer aborrecimentos futuros.

Como visto neste conteúdo, essas dicas de como não cair em golpes na internet podem garantir compras tranquilas e seguras, que é o que mais interessa quando tudo é feito on-line. Ter a certeza de fazer transações com empresas experientes e bem-vistas no mercado é o primeiro passo para o sucesso nas negociações.

Gostou do post? Siga-nos nas nossas redes sociais e obtenha informações sobre outros conteúdos relevantes. Estamos no  Facebook, Twitter e  Linkedin.