HomePostsSeguro de acidentes pessoaisO que é e como fazer uma APR? Entenda aqui!

O que é e como fazer uma APR? Entenda aqui!

Seguro de acidentes pessoais
como fazer uma apr

Você sabe como fazer uma APR? Trata-se da análise preliminar de risco, uma importante ferramenta de segurança do trabalho. Mas qual a sua utilidade?

Essa análise é obrigatória para diversos segmentos, mas deve ser sempre realizada em quase toda empresa. Por sua vez, é um instrumento conhecido do pessoal de saúde e segurança do trabalho e empregado costumeiramente. Continue a leitura e descubra agora o que é e como fazer uma APR.

O que é a análise preliminar de risco?

A análise preliminar de risco é conhecida, no meio da segurança do trabalho, pela sua sigla APR, sendo um instrumento muito utilizado no dia a dia dos profissionais da área. Mas, afinal, do que se trata e como fazer uma APR?

A APR constitui uma técnica de avaliação prévia dos riscos possivelmente existentes em uma determinada atividade. Essa avaliação é feita etapa por etapa do trabalho analisado, de modo a localizar, em cada uma, os riscos que podem estar presentes e evitar futuros acidentes.

A respectiva APR de um determinado trabalho deve sempre preceder o início das atividades. Dessa forma, os riscos já serão conhecidos, e as medidas preventivas de segurança podem ser adequadamente providenciadas antes de as operações serem iniciadas.

Qual a sua importância para as empresas?

Primeiramente, antes de saber como fazer uma APR, é preciso levar em conta que sua elaboração é uma medida obrigatória. A necessidade é apontada explicitamente para inúmeros segmentos nas seguintes normas regulamentadoras:

  • NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos;
  • NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção;
  • NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis;
  • NR 33 – Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados;
  • NR 34 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção e Reparação Naval;
  • NR 35 – Trabalho em Altura;
  • NR 36 – Segurança e Saúde no Trabalho em Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados.

No entanto, elaborar e utilizar a APR deve ser uma iniciativa adotada sempre que houver demanda para isso. Da mesma forma, os profissionais de saúde e segurança do trabalho, assim como os membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), podem encontrar situações que requeiram o estudo preventivo.

Existem atividades e mesmo profissões de alto risco por sua própria natureza. De todo modo, a empresa deve considerar que a APR é importante porque aponta os cuidados preventivos que devem ser adotados em cada etapa de um trabalho. Na verdade, para muitas atividades, a APR pode apontar a recomendação de um seguro de grupo.

Como deve ser feita?

Para elaborar uma APR, cada empresa pode adotar o modelo que desejar, uma vez que a legislação não determina a forma do documento. Assim, pode ser adotado um formato que disponha de um cabeçalho com a identificação da empresa, da atividade avaliada, do setor e do pessoal envolvido, entre outras informações relevantes.

A parte essencial dos dados de avaliação propriamente pode ser consolidada em uma planilha, logo abaixo do cabeçalho. Desse modo, uma planilha básica para esse fim pode considerar 3 colunas essenciais:

  • as etapas dos trabalhos;
  • os riscos de cada etapa;
  • as medidas preventivas recomendadas.

Com esse instrumento em mãos, é preciso se deslocar até o local onde o trabalho é realizado e conduzir um diagnóstico inicial, observando possíveis pontos de risco. Em seguida, entrevistar os colaboradores mais experientes naquelas atividades de modo a entender o processo e suas diversas etapas.

Entendido o processo na sua integralidade, deve ser feito um acompanhamento de cada etapa, observando e anotando as situações de risco. Posteriormente, devem ser inseridas as medidas de prevenção que serão as recomendações.

Atividades muito complexas podem requerer um planejamento anterior, envolvendo os responsáveis pela elaboração da APR e os supervisores ou encarregados da área em avaliação. Dessa forma, a APR pode ser elaborada em fases até sua conclusão.

Quem pode assinar e quem pode aplicar uma APR?

Qualquer profissional da empresa que tenha conhecimento da área de segurança do trabalho, assim como da atividade a ser avaliada, pode elaborar e assinar a APR. Nesse sentido, não existe impedimento legal tácito, mas é fundamental que se saiba como fazer uma APR.

No entanto, a empresa deve considerar não apenas a experiência e o conhecimento de quem elabora, mas a necessária participação dos principais envolvidos com o trabalho em foco. Por sua vez, o SESMT e os supervisores devem se responsabilizar por garantir que todos tenham conhecimento da APR.

Do mesmo modo, precisam acompanhar e certificar-se da implementação de suas recomendações. Afinal, essa é a razão de ser da APR, não é mesmo?

Sabendo como fazer uma APR, você estará preparado para realizar ou acompanhar sua realização e implementação, levando em conta, principalmente, as recomendações que apresentar para cada etapa do trabalho avaliado.

Este conteúdo foi útil? Compartilhe este post com seus amigos nas redes sociais, pois essa é uma informação importante para todas as áreas.