Como fazer um LinkedIn: entenda porque e como fazer posts agora!
Visibilidade, desenvolvimento e oportunidades. Da forma como percebemos, esses são os principais objetivos do profissional moderno, que busca formas de expor seus talentos e percepções ao mercado de trabalho. É com isso em mente que elaboramos o post de hoje, explicando por que e como fazer um LinkedIn!
Caso não saiba, essa é a principal rede social para o público profissional, estimulando conexões positivas entre pessoas e empresas, interligando talentos, ideias e objetivos em uma grande plataforma. Não perca a chance de participar desse mundo, conhecendo mais sobre o tema!
Qual a importância do LinkedIn para a carreira de um profissional?
É natural resistir a entrada em uma nova rede, principalmente se motivado por ideias como “apenas ser um bom profissional já basta”. Sem sombra de dúvidas, ser um profissional competente é a parte mais importante na equação do seu sucesso.
No entanto, se destacar na sua área sem expor o brilho dos seus talentos é um desperdício de tempo e oportunidades. É cada vez mais comum que o profissional moderno perceba a importância das mídias sociais para maximizar seu impacto e exposição no mercado.
Em uma rede como o LinkedIn, você ganha um conjunto de ferramentas úteis para trabalhar na sua comunicação com o mercado. Nessa plataforma, você decide como se apresentar, seletivamente elencando os pontos altos do seu desenvolvimento em termos de capacitação e experiências passadas.
Não por acaso, a seção descritiva dos perfis é um painel transparente de seus próprios currículos, listando toda a cronologia de formação, passagens em outras empresas e até mesmo, um campo dedicado a depoimentos elogiosos de outras pessoas que testemunharam da sua eficiência e ética de trabalho.
É por conta dessas funcionalidades que muitas empresas, sobretudo as grandes, vem investindo pesado no monitoramento e recrutamento de candidatos nessa rede. Afinal de contas, a plataforma oferece uma oportunidade única de reduzir custos enquanto oferece uma janela aberta ao histórico dos profissionais.
Por isso, concluímos uma realidade cada vez mais prática: o LinkedIn vem se tornando uma ferramenta fundamental no aprimoramento de carreiras, sendo uma vitrine estratégica do que você já fez no seu passado profissional e, assim, estimulando a aproximação de boas empresas e oportunidades.
Como fazer um LinkedIn e criar posts interessantes?
A começar pela criação do perfil em si, que é bastante simples e, inclusive, espelha o mesmo processo de cadastramento de qualquer outra rede social, bastando acessar o LinkedIn, clicar em “Cadastre-se agora” e seguir os passos dos formulários — lembrando que isso também pode ser feito por meio dos aplicativos mobile, disponíveis tanto para o Android como o iOS.
Com o perfil aberto, é momento de fazer as suas conexões com empresas e profissionais. Então, você ganha a oportunidade mais prática de expor suas ideias na rede, escrevendo artigos pertinentes à sua área de expertise ou atuação.
Diferente de uma rede social recreativa, o LinkedIn tem um orientação puramente corporativa, sendo importante se apresentar de maneira profissional em todas as suas interações. Como destacamos acima, a redação dos artigos deve envolver algo que você tenha clara proximidade, assim você gera valor para quem lê e se posiciona como uma autoridade no tema.
Portanto, esteja você no agronegócio, na construção civil ou na educação, sempre existirá algo importante que você domine o suficiente para ensinar às outras pessoas, de maneira didática e, a depender da complexidade do tema e da especificidade do público, com uma pegada mais técnica.
Caso tenha dúvidas sobre como funciona a publicação na plataforma, o próprio LinkedIn elaborou um guia prático para ajudar nesse primeiro momento. No fim das contas, existem três coisas importantes que devem orientar a produção dos seus textos: a coerência, a atratividade e o valor.
A coerência é uma atribuição que leitores experienciados podem interpretar sobre o seu texto. Ou seja, é muito importante que você saiba do que está escrevendo nas redes, justamente para não cometer a gafe de publicar algo errado. Ainda que pessoas inexperientes no tema levem a sua palavra como verdade, empresas que sondam o seu perfil podem reconhecer o erro e, com isso, desestimular uma aproximação.
O segundo ponto é a atratividade. Artigos sem profundidade ou de temas pouco interessantes atraem poucos olhos. Por isso, é muito importante acompanhar as tendências da sua área e do que acontece no mundo, sabendo correlacionar essas esferas e condensar em um texto informativo.
Por último e mais importante, a geração de valor. Ainda que você não cobre pela leitura dos seus materiais, é importante saber que as pessoas estão pagando com o próprio tempo para interagir com as suas ideias. É fundamental valorizar o tempo das pessoas, produzindo artigos que entreguem uma abordagem interessante ou algum ponto de vista inédito sobre determinado tema.
Quais os principais motivos para criar artigos no LinkedIn?
Por mais 1984 (George Orwell) que isso possa parecer, você será vigiado. Afinal de contas, esse é um dos propósitos fundamentais do LinkedIn: oferecer uma plataforma prática para que empresas identifiquem novos talentos e profissionais estratégicos para os seus objetivos.
É crucial reconhecer a importância de gerenciar a sua exposição nessa rede, mesmo que ainda esteja em fase de estágio. Com um mercado cada vez mais competitivo, é preciso saber conduzir esse jogo, aumentando sua rede de contatos e ganhando notoriedade no seu ramo de atuação.
Entre outras coisas, é como se o LinkedIn fosse uma plataforma de promoção pessoal, que inclusive, aposta em alguns princípios da gamificação para estimular o seu desenvolvimento dentro e fora da rede. Para além da exposição, a ferramenta ainda funciona como um instrumento de networking à distância.
Nesse sentido, você ganha a oportunidade de interagir nas publicações de profissionais e empresas do seu interesse, aproximando-se da visibilidade que você precisa para subir os próximos degraus da sua escalada corporativa.
Por esse e tantos outros motivos, estar no LinkedIn não é uma mera questão de sociabilidade, como arbitra a sua entrada em outras redes, mas de estratégia de crescimento. É nessa plataforma que você poderá expor ao mundo os seus diferenciais, acelerando a progressão da sua carreira acadêmica e profissional.
Agora que você já sabe como fazer um LinkedIn, aproveite o momento para continuar aprendendo sobre temas corporativos. Para isso, recomendamos a leitura sobre os diferentes tipos de seguros empresariais e como eles podem ser importantes ao seu futuro, seja como empreendedor ou empregado.