Existe algum seguro de risco de engenharia? Descubra aqui!

Seguro de acidentes pessoais
seguro de risco de engenharia

Quando se fala em uma obra, seja ela de grande porte, como a construção de um edifício ou armazém, seja ela de pequeno porte, como a construção ou as reformas de residências, sempre há diversos riscos associados. Podem ocorrer a perda da propriedade ou atrasos e prejuízos na construção devido a incêndios ou chuvas, por exemplo. Além disso, o vandalismo também pode trazer grandes perdas, assim como o roubo de materiais ou móveis e máquinas de construção.

Todos esses possíveis problemas são chamados de riscos de engenharia. Afinal, são situações problemáticas que podem ser mapeadas, mas nem sempre controladas. É aí que entra o seguro de risco de engenharia como um grande aliado na construção. Ele garante a proteção desde o início da obra até a sua finalização, indenizando o proprietário ou a empresa responsável no caso de problemas.

Quer saber qual é o melhor tipo de seguro de risco de engenharia e como ele funciona? Então, continue a leitura e descubra!

Qual o seguro mais indicado para proteger contra os riscos de engenharia?

Diante desses riscos de engenharia, o seguro mais indicado para a proteção da sua obra é o seguro para acidentes. Esse tipo de seguro é planejado para cobrir exatamente esse tipo de situação, garantindo uma indenização, caso algumas dessas situações adversas aconteçam na sua obra.

Ele é contratado antes do início da construção e começa a valer desde o primeiro momento da obra. A garantia se estende até a finalização do trabalho e ele ainda pode proteger obras de diversos tamanhos, desde as maiores até as reformas residenciais.

O seguro também varia dependendo do tipo de obra a ser protegido. Na maioria dos casos, ele oferece proteção contra incêndios, roubos, furtos e ações da natureza (como chuvas, raios e alagamentos). Porém, também pode proteger contra erros de execução, honorários de peritos, atrasos ou problemas devido a tumultos ou greves de trabalhadores, entre outros. Tudo isso depende da apólice contratada, dos principais riscos aos quais a sua obra está sujeita e das especificidades de cada construção.

Quais os benefícios de contratar um seguro para acidentes?

Contratar um seguro para acidentes oferece uma série de benefícios. Isso porque, por mais que você mapeie e tome os devidos cuidados para evitar qualquer tipo de risco na sua obra, existem situações que fogem ao seu controle. Isso significa que podem ocorrer a perda de materiais, atrasos nos serviços, erros de colaboradores e, inclusive, outros tipos de acidentes totalmente imprevisíveis — como impactos de veículos ou quedas de aeronaves no terreno. Caso você não esteja segurado, essas situações podem gerar atrasos e prejuízos e, inclusive, inviabilizar a continuidade das atividades.

Com o seguro, você garante a indenização no caso de ocorrência dos principais riscos relacionados aos serviços de engenharia. Com isso, pode ter a certeza de que o projeto se concretizará sem nenhum tipo de prejuízo para você.

Esse seguro é importante, inclusive, quando a empresa responsável pela construção já está segurada. Isso porque o seguro da empresa garante que a própria organização não sofrerá prejuízos no caso desse tipo de situação, mas não gera nenhum tipo de indenização para você como cliente. Dessa forma, ao contratar o seu próprio seguro para acidentes, você garante a própria proteção.

Como contratar um seguro para acidentes?

Diante da importância desse tipo de serviço, é o momento de contratar o seguro. Você sabe quais são os principais cuidados que precisa ter e como criar a melhor apólice? Se não, leia agora e descubra nossas dicas de ouro!

Mapeie os riscos

O primeiro passo na hora de contratar um seguro para acidentes é entender quais são os principais riscos envolvidos na sua obra. Isso porque cada caso apresenta particularidades e isso depende de diversas variáveis. O tipo de construção a ser desenvolvido impacta diretamente no tipo de seguro que deve ser contratado. Além disso, a região geográfica na qual você está e a época do ano da construção também podem ser variáveis importantes.

Portanto, antes de tudo, mapeie e liste os principais riscos, hierarquizando-os por ordem de importância.

Entenda qual a cobertura oferecida

Cada seguro oferece um tipo de cobertura e é importante estar atento a isso antes de fechar contrato. Portanto, comece a pesquisar quais são os seguros para acidentes disponíveis e entenda qual a cobertura das diversas modalidades oferecidas. Provavelmente, você perceberá que existem dois modelos de cobertura: o básico e o completo. É importante que você cruze os dados sobre os riscos da sua construção e a cobertura oferecida por cada um deles para tomar a melhor decisão.

Além dos pacotes oferecidos, ainda há coberturas facultativas. Ou seja, você pode escolher determinados riscos a serem adicionados à sua apólice. Portanto, entenda também quais são aquelas coberturas que não podem ficar de fora e inclua-as no plano contratado.

Conte com uma seguradora de confiança

Para garantir que você está efetivamente protegido, é importante pesquisar sobre a empresa prestadora de serviços. Dessa forma, você garante preços mais competitivos e a confiabilidade da companhia.

Portanto, conte com uma seguradora de confiança para auxiliar no processo. Dessa forma, você entra em contato com profissionais altamente capacitados e experientes no mercado, capazes de analisar os principais riscos da sua obra com garantia e oferecer o pacote mais indicado para a sua situação. Assim, você será capaz de tomar decisões mais precisas e tranquilas e garantir que contará com um pacote de seguros de qualidade para a sua construção.

Toda obra envolve uma série de riscos e você pode ter prejuízos enormes caso eles se concretizem. É aí que entra o seguro para acidentes como o melhor seguro de risco de engenharia para você. Isso permite que você proteja o seu patrimônio e garanta tranquilidade durante a construção. Porém, para encontrar o melhor seguro, lembre-se de avaliar os riscos e descobrir qual o pacote mais indicado para o seu caso, tomando uma decisão consciente e vantajosa.

A Humber Seguros pode ajudar nesse processo! Portanto, entre em contato com a gente e descubra o que uma seguradora confiável e com experiência no mercado pode fazer por você!