HomePostsSeguroSeguro de acidentes pessoaisSeguro patrimonial: 6 benefícios de fazer para a sua empresa

Seguro patrimonial: 6 benefícios de fazer para a sua empresa

Seguro, Seguro de acidentes pessoais
seguro patrimonial

O seguro patrimonial é o principal instrumento de proteção disponível no mercado para os bens patrimoniais de uma empresa. Assim, quando há a ocorrência de situações inesperadas ou sinistros que coloquem em risco esses bens, a certeza da indenização ágil confere a tranquilidade necessária para a continuidade dos trabalhos.

Além desse amparo indispensável para qualquer atividade, esse seguro oferece uma série de vantagens para a organização contratante. São facilidades que vão desde a amplitude de coberturas até o amparo ao planejamento financeiro da organização.

Quer saber mais sobre esse produto? Continue a leitura e conheça 6 benefícios de contratar um seguro patrimonial para sua empresa.

O que é o seguro patrimonial?

Proteger o que foi construído com esforço e permitir que os negócios continuem fluindo, mesmo na ocorrência de algum evento inesperado, essa é a principal função do seguro patrimonial para uma empresa. Trata-se de uma modalidade de seguro, como o nome indica, desenvolvida para a proteção dos bens patrimoniais da organização.

Principais coberturas

Nesse sentido, é possível garantir a indenização em diversas situações capazes de provocar danos, às vezes muito expressivos, como as ocorrências, entre outras, de:

  • incêndios;
  • explosões;
  • quedas de raios;
  • alagamentos;
  • vendavais, furacões e ciclones;
  • danos elétricos;
  • danos às máquinas industriais.

Ao mesmo tempo, também pode ser considerada a proteção patrimonial no caso de eventos menores com danos significativos. Assim, podem ser amparadas as perdas provocadas por vazamentos, impacto de veículos, furto de bens patrimoniais da empresa, entre outras, seja em função das instalações ou das atividades próprias de cada segmento.

Também podem ser incluídos na apólice do seguro patrimonial da empresa a proteção de responsabilidade civil (danos causados a terceiros e ações judiciais movidas contra a empresa, por exemplo). Da mesma forma, ainda pode compor o elenco de coberturas a assistência 24 horas para situações emergenciais.

Destinatários do seguro patrimonial para empresas

O seguro patrimonial se destina, como você viu, à proteção do patrimônio. Dessa forma, empresas de qualquer segmento, operando em diferentes atividades, constituem os destinatários dessa modalidade de seguro. Assim, a título de exemplo, podem ser citadas, entre outras:

  • industriais;
  • comerciais;
  • concessões (aeroportos, rodoviárias, estações ferroviárias);
  • educacionais (colégios, universidades);
  • médico-hospitalares (hospitais, clínicas, laboratórios).

Como o seguro patrimonial protege a empresa?

Quando sua empresa contrata um seguro patrimonial para a proteção de seus bens mais importantes, a garantia de amparo nas situações de sinistro vem acompanhada de um elenco de vantagens. Veja a seguir os principais benefícios oferecidos para os gestores e a organização.

1. Mais tranquilidade

Nada se compara à tranquilidade de saber que, havendo um acontecimento inesperado que afete os bens patrimoniais, haverá disponibilidade de recursos para as medidas corretivas necessárias. O patrimônio da empresa protegido confere uma indispensável sensação de segurança para que as preocupações fiquem voltadas para os reais objetivos do negócio.

2. Saúde financeira

Eventos que provoquem perdas ou danos ao patrimônio da empresa podem abalar significativamente a saúde financeira institucional e até impedir sua continuidade normal. O seguro patrimonial fornece o amparo necessário para que os custos envolvidos com um sinistro sejam todos cobertos ou bem menores e facilmente sustentados pela empresa.

3. Diversidade de coberturas e assistências

Uma das características mais importantes do seguro patrimonial para uma empresa é a sua diversidade de coberturas e de assistências disponíveis. Isso significa que cada empresa pode relacionar o tipo de proteção que mais se aplica com mais precisão à natureza de suas atividades e à região onde está localizada.

4. Redução de riscos

Todo negócio possui riscos inerentes ao segmento no qual está inserido, além de outras variáveis que afetam suas condições de proteção e segurança. Um seguro patrimonial, por sua vez, oferece a redução dos riscos existentes em razão da possibilidade de perdas e danos nos bens que sustentam a organização e suas atividades.

5. Flexibilidade

O seguro patrimonial é capaz de permitir uma adequação do produto às reais necessidades da empresa. Além disso, consegue facilmente alcançar as mais diferentes atividades, desde as mais simples até as mais complexas, de modo a atender ao seu objetivo principal: dar proteção aos bens patrimoniais da empresa.

6. Apoio no planejamento financeiro

Assim como o seguro de vida é parte importante do planejamento financeiro da família, da mesma forma o seguro patrimonial oferece esse suporte para as empresas. Assim, o chamado controle de riscos, necessário à segurança financeira planejada, é em grande parte suprido pelo seguro patrimonial da organização.

O que considerar ao contratar um seguro patrimonial?

Antes de qualquer coisa, disponha de uma Corretora de Seguros de sua confiança e experiente, além de bem conceituada no mercado. Seu Corretor será sua principal referência na orientação e na indicação das melhores opções do mercado para a sua escolha.

Leve em conta que a contratação de qualquer seguro, de maneira geral, deve ser precedida da avaliação das reais necessidades existentes, seja para um indivíduo ou para uma organização. Assim, a próxima medida a ser tomada consiste no levantamento dos aspectos patrimoniais mais importantes da empresa.

Com isso, se consegue definir o que precisa ser protegido e relacionado na composição da apólice para esse fim. Leve em conta as coberturas principais, assim como as complementares. Da mesma forma, no elenco de assistências oferecidas, verifique se atendem às demandas mais comumente surgidas na empresa.

Como visto antes, é importante considerar o planejamento financeiro da empresa e suas previsões quanto ao controle de riscos que deve ser atendido pelo seguro patrimonial. A proteção financeira é o principal cuidado, nesse caso e, dessa forma, a agilidade da indenização no caso de um sinistro também deve ser abordada nessa hora.

Para estar devidamente orientado e assistido, considere a Humber Seguros como a sua grande parceira. Faça uso da experiência de uma corretora especializada e muito bem conceituada no mercado para atender às reais necessidades de sua empresa.

Como você pode ver, o seguro patrimonial para a empresa é uma iniciativa indispensável em qualquer negócio, seja para indústria, comércio, serviços ou outro segmento. Essa modalidade oferece um elenco de benefícios que a tornam especialmente atraente para as organizações. Você pode facilmente acertar adotando a parceria com uma Corretora de Seguros especializada e experiente.

Conheça agora a Humber Seguros e descubra tudo o que podemos fazer por você e sua empresa.