HomePostsSeguro para Tratores e Equipamentos AgrícolasAfinal, como escolher o melhor seguro para trator? Veja 4 dicas importantes

Afinal, como escolher o melhor seguro para trator? Veja 4 dicas importantes

Seguro para Tratores e Equipamentos Agrícolas
seguro para trator

Máquinas e equipamentos agrícolas constituem patrimônio importante do produtor rural. Um seguro para trator é um instrumento de proteção indispensável.

Garantir indenização na ocorrência de perdas e danos, tanto por acidentes como por ocorrências de furtos e roubos, torna-se indispensável para a tranquilidade do produtor. É parte integrante dos investimentos de uma produção de sucesso.

Continue a leitura e descubra como escolher o melhor seguro para seu trator em 4 dicas importantes.

O que é o seguro para trator?

O seguro para o trator é uma aplicação específica do seguro para máquinas e equipamentos agrícolas. Seu objetivo principal é ressarcir o produtor segurado de prejuízos decorrentes de situações que provoquem danos ou perda do patrimônio representado pelo trator.

Existe uma grande diversidade de seguros para o agronegócio. De maneira geral, as principais máquinas e equipamentos protegidas por esse tipo de seguro podem ser assim relacionadas, entre outros:

  • tratores;
  • colheitadeiras;
  • pulverizadores;
  • plantadeiras;
  • implementos agrícolas.

Qual a importância de um seguro para maquinário agrícola?

Máquinas agrícolas, como o trator, são bens patrimoniais de grande valor e importância para o trabalho na propriedade. Assim, danos ou perdas desses bens representam elevados custos para o produtor, não apenas diretamente pelo valor da máquina, mas pelas despesas representadas pela interrupção das atividades agrícolas.

Atrasos no preparo do solo ou no plantio podem significar perda da janela de oportunidade para muitas culturas que dependem de época certa para o cultivo. O mesmo é observado quando se trata da colheita, mesmo que não seja diretamente mecanizada, mas os produtos são transportados com a utilização do trator.

Situações semelhantes se repetem em diferentes oportunidades onde a máquina é utilizada. Na verdade, um trator é um maquinário agrícola multioperacional, empregado em atividades variadas, desde o arraste e o trabalho com implementos agrícolas até o transporte por carretas, entre outras.

Proteger todo esse universo da propriedade que é atendido pela máquina agrícola é papel do seguro para o trator. Como você pode ver, a importância desse seguro reside em permitir que, na ocorrência da interrupção dessas atividades, elas possam ser logo retomadas sem maiores prejuízos para o produtor.

Quais os benefícios de se ter um seguro para trator?

Assim como o seguro agrícola para a safra, as máquinas precisam de proteção. Além da importância que justifica a contratação do seguro para o maquinário agrícola, existem alguns benefícios importantes nesse tipo de seguro para o produtor. Continue acompanhando e conheça os mais importantes.

Certeza da indenização

O principal e indiscutível benefício de se ter um seguro para máquinas agrícolas é a certeza do ressarcimento referente às perdas ocasionadas por um sinistro. Trata-se de uma segurança referente ao valor do seu patrimônio, diante de investidas de pessoas mal intencionadas, assim como da própria natureza ou em virtude de acidentes.

Tranquilidade para o produtor

Como resultado da certeza da indenização, um outro benefício advém: a tranquilidade para se concentrar na produção. Nada se compara à possibilidade de estar em paz quanto aos riscos de perda de um patrimônio valioso como esse e, ao mesmo tempo, tão essencial para a vida da propriedade.

Garantia de lucro cessante

Na ocorrência de sinistro, as perdas resultantes da interrupção dos negócios ou da interferência na capacidade de giro estão cobertas pelo seguro.

Reembolso por responsabilidade civil do produtor

Na condição de empregador, caso ocorra um acidente que resulte em danos corporais ao operador, o produtor pode ser responsabilizado civilmente. Assim, alguma indenização que tenha sido realizada como consequência é reembolsada pelo seguro.

Pagamento de aluguel da máquina

Se o produtor estiver utilizando uma máquina como locatário do equipamento segurado, os aluguéis futuros que serão devidos a terceiros ficam garantidos, no caso de ter que alugar uma nova máquina.

Como escolher o melhor seguro para trator?

A diversidade de máquinas agrícolas é grande, assim como suas características de serviço e as atividades em que são empregadas. Por sua vez, as diferentes seguradoras oferecem um variado leque de coberturas para a proteção desses bens. Desse modo, o primeiro passo do produtor deve ser contar com a assessoria de uma corretora de seguros de confiança e com experiência no agronegócio.

O seu corretor é o profissional mais indicado para orientar sobre as opções existentes nas melhores seguradoras, a fim de que você possa fazer sua escolha com segurança. Veja as seguintes dicas que vão facilitar sua escolha dentre as opções disponíveis.

1. Conheça suas principais situações de risco

Identifique as principais características de sua realidade que podem representar risco de perdas e danos. Posteriormente, seu corretor poderá avaliar com você cada circunstância ou condição apresentada. Nesse sentido, observe, entre outros, aspectos como:

  • identificação da máquina (tipo, ano, modelo);
  • atividades desenvolvidas;
  • tipo de terreno;
  • proximidade de corpos d’água na área trabalhada;
  • incidência de furtos e roubos na região;
  • condições climáticas típicas da região.

2. Disponha de uma corretora de seguros experiente

O seu maior parceiro para a escolha do melhor seguro é a sua corretora de seguros. Além da confiança, considere os seguintes aspectos:

  • credenciamento na Superintendência de Seguros Privados (SUSEP);
  • experiência com seguros para o agronegócio;
  • avaliação no mercado;
  • atendimento e disponibilidade do corretor.

3. Avalie a seguradora dentre as opções apresentadas por seu corretor

O seguro é um produto da seguradora, que também deve ser avaliada. Para esse fim, leve em conta características como:

  • avaliação no mercado;
  • coberturas oferecidas;
  • agilidade na indenização;
  • opções de pagamento facilitadas.

4. Eleja o seguro que atenda às suas demandas

O objetivo do seguro é proteger seu maquinário. Portanto, garanta que a apólice seja assim constituída:

  • coberturas que atendam às suas reais necessidades;
  • melhor customização para construção da apólice;
  • preços compatíveis com o mercado.

Em sua avaliação, considere a confiança e a experiência da Humber Seguros como seu parceiro nessa jornada pela avaliação e escolha do melhor seguro para seu trator. Você vai perceber que na Humber Seguros, as etapas de contratação são mais simples, rápidas e fáceis de serem conduzidas até sua melhor opção.

Como você pode ver, a escolha do melhor seguro para trator envolve alguns cuidados, para que sua opção seja, de fato, a melhor e mais afinada com suas necessidades. Leve em conta as dicas apontadas e você terá a garantia e a tranquilidade que um bem segurado permite.

Entre em contato conosco e tenha tudo o que precisa para fazer a sua melhor escolha em seguro.