HomePostsSeguro de VidaSeguro de vida familiar: o que é, como funciona e como contratar?

Seguro de vida familiar: o que é, como funciona e como contratar?

Seguro de Vida
seguro de vida familiar

Fazer um seguro de vida demonstra o cuidado que se tem em especial para com a família. O seguro de vida familiar, por sua vez, com mais razão, reflete esse zelo para o caso de uma ausência inesperada por parte do segurado.

Esse tipo de seguro consolida ainda mais as soluções para o amparo daqueles que se quer proteger. Na verdade, expande o alcance do seguro de vida individual para o cônjuge e amplia a proteção para os beneficiários, pois oferece vantagens para o segurado e para a família.

Continue a leitura e descubra o que é e como funciona o seguro de vida familiar.

O que é o seguro de vida familiar?

Quando se faz um seguro de vida, a intenção é garantir amparo para aqueles entes queridos em um momento tão difícil, como é o caso de uma partida inesperada. O seguro de vida familiar amplia essa proteção ao estender para o cônjuge parte das coberturas contratadas.

Dessa forma, toda a família fica protegida (o cônjuge como beneficiário e segurado), e os filhos, ainda mais amparados. Isso significa que eles podem contar com proteção no caso da ausência repentina de qualquer um dos pais.

O seguro de vida familiar, além de oferecer amparo nas situações de morte acidental e invalidez permanente, permite que a apólice seja complementada com coberturas adicionais. Desse modo, a proteção garantida é ampliada, oferecendo ainda mais tranquilidade para toda a família.

Quais os tipos de cobertura que ele oferece?

As coberturas de um seguro de vida familiar se ajustam perfeitamente às reais necessidades do segurado, de modo que pode ser contratado exatamente aquilo de que se precisa. Assim, desde coberturas básicas, como morte natural ou acidental e invalidez, até diárias por incapacidade temporária, são diversas as possibilidades.

Morte acidental

De modo geral, a cobertura oferecida para o caso de morte acidental está sempre presente nos seguros de vida. No entanto, é possível, ainda, a contratação da cobertura morte acidental em dobro, que oferece duas vezes o valor da indenização para essa causa.

Morte por qualquer causa

Essa cobertura ampara o beneficiário no caso da morte do segurado por qualquer causa, o que permite ainda maior tranquilidade. Assim, seja em razão de um acidente, seja em razão de causas naturais, o pagamento da indenização estará garantido aos beneficiários indicados.

Invalidez permanente por acidente

Do mesmo modo que a morte por acidente, também o caso de invalidez permanente acidental tem cobertura no seguro de vida familiar. Dessa forma, a seguradora, nesse caso, garantirá o pagamento no valor que estiver definido na apólice do seguro.

Diária por incapacidade temporária

Uma das coberturas adicionais que podem ser acrescentadas ao seguro de vida familiar é o pagamento de diárias quando ocorrer uma incapacidade temporária do segurado que o impeça de realizar as suas atividades profissionais. O valor a ser pago é o que for definido na contratação.

Antecipação especial por doença

Essa cobertura permite que a indenização seja recebida quando o segurado apresentar um quadro clínico irreversível, mas ainda em vida. Trata-se, portanto, do pagamento da indenização do seguro nos casos em que o segurado esteja em fase terminal de algumas doenças.

Despesas médico-hospitalares e odontológicas

Essa cobertura adicional também está disponível para contratação para o caso de ocorrência de algum acidente coberto pelo seguro de vida. Assim, é possível garantir o reembolso das despesas com o tratamento após o acidente e em decorrência dele.

Quais as vantagens de um seguro de vida familiar?

A opção de contratar um seguro de vida familiar, dentre outras modalidades, é fácil de ser adotada, pois oferece vantagens para todos. Veja, a seguir, os principais motivos pelos quais você deve escolher esse seguro.

Tranquilidade para os segurados

A tranquilidade proporcionada pela certeza de amparo aos entes queridos no caso de uma partida quase sempre inesperada não tem preço. Saber que, se você faltar, os seus não estarão desamparados e poderão prosseguir com o padrão de vida que têm hoje traz conforto para quem se preocupa com o futuro de sua família.

Proteção financeira para a família

O seguro de vida familiar estende para a família a proteção financeira necessária para lidar com o inesperado. Por essa razão, trata-se de um investimento (e assim deve ser considerado) para os familiares e não de um simples produto adquirido.

Possibilidade de aproveitamento em vida

Ao contrário do que muita gente pensa, o seguro de vida pode ser usufruído pelo próprio segurado, ou seja, ainda em vida. Assim, caso sofra com o acometimento de uma doença grave ou com a experiência de um acidente que o impeça de manter as suas atividades, ele terá suporte financeiro para continuar junto aos seus.

Pagamento do seguro fora do inventário

Caso ocorra a ausência do segurado, o pagamento da indenização do seguro de vida familiar não comporá o inventário. Desse modo, ele é direta e integralmente pago aos beneficiários indicados na apólice, independentemente dos trâmites e levantamentos pertinentes à elaboração do inventário do segurado.

Boa relação custo-benefício

O seguro de vida familiar apresenta uma boa relação custo-benefício quando são observadas as vantagens que oferece. A sua corretora de seguros poderá orientar e mostrar as melhores e mais em conta opções disponibilizadas pelo mercado. Por isso, não deixe de consultar uma corretora experiente.

Qual é a importância da corretora para o seguro de vida familiar?

A corretora de seguros é a maior segurança disponível para o interessado desde antes da contratação do seguro. A sua experiência permite levantar no mercado as opções oferecidas pelas seguradoras, de modo a atender com a máxima personalização possível às necessidades do proponente.

A contratação de um seguro de vida familiar é a melhor iniciativa de amparo para a família. Por sua vez, poder contar com uma corretora especializada é o melhor caminho para a contratação do seguro.

Como se viu, o seguro de vida familiar é uma excelente maneira de garantir tranquilidade e proteção para toda a família. Além disso, as suas possibilidades de ampliação das coberturas fazem a diferença.

Agora, entre em contato conosco e saiba o que a Humber Seguros pode fazer para a sua proteção e para o amparo de sua família