HomePostsSeguro bikeSeguro bike: como funciona e por que contratar?

Seguro bike: como funciona e por que contratar?

Seguro bike
seguro bike

Pedalar é uma atividade física popular. Ajuda no fortalecimento muscular das pernas, coxas e braços. Nos últimos anos, a atividade vem ganhando mais adeptos. No entanto, surge a pergunta sobre como proteger a bicicleta. É para isso que existe o seguro bike.

A bike é um meio de transporte comum. O primeiro modelo surgiu em 1870. Era todo feito de metal, com pedais na roda da frente. Seu surgimento não se deu do dia para a noite. A bicicleta é a evolução de um brinquedo que surgiu na França, no começo do século XIX.

Era um pequeno cavalo de madeira, com uma roda frontal fixa. Durante os anos, seu modelo foi evoluindo. Em 1839, um ferreiro fez os pedais. No século XX, o modelo se sofisticou e hoje existem versões profissionais, feitas para corridas. Veja como o seguro bike funciona nos próximos tópicos.

O que é seguro bike?

O seguro bike serve para cobrir os gastos com problemas que podem acontecer com a bicicleta. Por exemplo, quedas, roubos ou furtos. Caso aconteça alguma das situações cobertas na apólice, é só acionar a seguradora.

Esse tipo de plano não costuma incluir danos aos acessórios, como capacetes, luvas, roupas e mochilas. No entanto, você pode contratar como cobertura adicional. Corretoras como a Humber trazem essa opção. Também dá para incluir cobertura de responsabilidade civil, caso você provoque danos a terceiros.

Para os ciclistas maratonistas, também dá para adicionar uma extensão para utilizá-la em competições. Outras coberturas adicionais incluem proteção para danos quando outros usuários utilizam. Qualquer tipo de bicicleta pode fazer parte da cobertura, incluindo urbana, mountain bike, BMX e por aí vai.

Como o seguro bike funciona?

Uma bicicleta não é um investimento barato. Por isso, optar pelo seguro é uma saída para quem quer se locomover sem muita preocupação. Ter o valor que você investiu protegido, com soluções e assistências da seguradora, é uma opção para driblar a sensação de insegurança ao estacionar a bicicleta em algum lugar.

No entanto, essa não é a maior preocupação. Isso acontece porque as chances de sofrer um acidente são maiores do que as de ser roubado. Para escolher a melhor opção de seguro, pense no valor da bicicleta e nos serviços que quer acrescentar ao contrato.

Peça o orçamento de várias empresas antes de fechar negócio. Escolha marcas com reputação. Além do preço, veja o valor da franquia e as coberturas. As seguradoras têm regras específicas. Vale conferi-las.

Qual é a utilidade do seguro bike?

A primeira vantagem é a possibilidade de driblar a sensação de segurança ao deixar a bicicleta longe dos seus olhos. Uma apólice pode ajudar a protegê-la em locais diferentes, como garagem, galpão, rack de teto ou até a própria casa.

Quem quer correr longas distâncias em eventos esportivos pode se proteger com uma cobertura específica para isso. Algumas competições exigem a comprovação do seguro para participar. Dependendo das possibilidades de extensão, você também pode garantir o uso resguardado para parentes próximos.

O valor da indenização corresponde ao de mercado da bicicleta. O planejamento e a contratação do seguro contam para que você não precise lidar com uma conta pesada de um conserto ou o prejuízo de um roubo.

Como fazer o seguro?

O ideal é ter um plano com as coberturas que precisa, pelo preço que se sente confortável para pagar. Ele protege e ampara em situações inesperadas. Por isso, precisará saber como fazer um seguro. Confira!

Avalie as necessidades

O primeiro passo é definir sua demanda. O que quer que o seguro cubra? Incluirá os acessórios na apólice? Estenderá a cobertura para outros usuários, como seus filhos? Com a ajuda de uma corretora de seguros, ajuste as expectativas de acordo com o que o mercado oferece.

Faça cotações

As cotações, de acordo com seu perfil de segurado, aumentam as chances de boas escolhas. Geralmente, uma seguradora calcula de acordo com fatores como:

  • risco de contratação;
  • idade do segurado;
  • região;
  • gênero do contratante;
  • uso da bicicleta;
  • local em que ela ficará armazenada.

Preencha o formulário

Ao escolher, considere as coberturas, a franquia e outras variáveis. Quando bater o martelo, faça a proposta para a seguradora. Para isso, preencha o formulário com seus dados. Às vezes, os profissionais da própria corretora já fazem essa etapa. A partir daí, tudo é encaminhado.

Análise da seguradora

Com a proposta em mãos, a seguradora terá 15 dias para analisá-la e informar sua aceitação ou recusa. Há também a precificação. É aqui que o grau de risco e o valor da bicicleta são levados em conta.

Emissão da apólice

Com a aprovação, a seguradora emitirá a apólice. É o lugar em que estão a validade, as coberturas, as informações da proposta e todo o resto. Vale fazer uma leitura detalhada, conferindo se as informações estão certas e se você está de acordo.

Uso das coberturas

Caso aconteça alguma das situações cobertas pela seguradora, existem caminhos diferentes para o suporte. Acione a seguradora por seus meios. Por exemplo, telefone e email. No caso de roubo ou furto, você precisará registrar um Boletim de Ocorrência na delegacia.

Renovação do plano

Quando o vencimento do seguro se aproxima, a corretora costuma entrar em contato para lembrar você da renovação. Há uma confirmação dos dados. Aqui, você informará se há mudanças de endereço, acréscimo de coberturas e outros pontos importantes.

Por que optar pela Humber?

A Humber Seguros existe desde 1991. Ela trouxe para o mercado uma gama de serviços especializados, de acordo com a necessidade dos clientes. Há opções de seguro bike com preços que cabem no bolso. As coberturas básicas incluem danos, roubos, furtos, remoção em acidentes e por aí vai.

Entre as adicionais, há:

  • responsabilidade civil;
  • acessórios;
  • transportes feitos por terceiros;
  • uso em competições;
  • outros usuários;

A Humber Seguros oferece várias possibilidades de cotação, traz segurança na contratação, apoio técnico e mediação de problemas.

O seguro bike, portanto, traz mais confiança para quem quer rodar pelas ruas de bicicleta e tem um pé atrás com a falta de segurança e o risco de roubo. Também dá apoio para usos especializados, como o de competições. Se você quer contratá-lo, entre em contato!