HomePostsSeguroSeguro de acidentes pessoaisRenovação do seguro: o que levar em consideração nesse momento?

Renovação do seguro: o que levar em consideração nesse momento?

Seguro, Seguro de acidentes pessoais
renovação de seguro

Algo que pode trazer muitas preocupações é ter o veículo próprio, sendo algumas delas com a regularização da documentação, manutenção preditiva e especialmente, na contratação do seguro. Este é um dos serviços disponíveis mais procurados para os proprietários, que objetivam assegurar um bem que precisa de um investimento mais elevado.

Todavia, a fim de que o veículo esteja protegido a apólice normalmente tem prazo válido de um ano. Quando termina esse período, é necessário fazer a renovação de seguro. Ter um veículo segurado é primordial para quem tem a intenção de zelar pelo seu bem.

Entretanto, além disso, é importante se precaver e ter muita atenção no momento de renovar o seguro. Neste post, mostraremos o que precisa ser considerado na hora da renovação de seguro. Confira!

Prazo de negociação

Primeiramente, quando o assunto é renovação de seguro, é imprescindível saber qual o prazo para negociar o serviço novamente. É ideal que o segurado seja organizado para que consiga se ater a isso e se organizar para a próxima renovação da melhor forma possível. Cada corretora determina um prazo médio para que o seguro do segurado tenha fim e para que seja possível oferecer a eles uma proposta para renovar o serviço contratado.

Esse é na verdade o prazo que a corretora considera que o cliente fica totalmente tranquilo para definir a melhor proposta com a empresa que conseguiu suprir suas demandas, de acordo com seu perfil; além de contar as melhores formas de pagamento e ter a tranquilidade de fazer tudo dentro do prazo e sem perder as classes de bônus.

No que tange o prazo de negociação, é preciso ter em mente então que é responsabilidade do segurado prestar atenção a essa questão. Normalmente, a seguradora auxilia fazendo um comunicado, mas se você contata a empresa antes desse prazo, já é possível começar a analisar a melhor proposta, com mais calma.

Forma de pagamento

Outro ponto essencial a ser considerado no momento da renovar o seguro auto é a escolha da forma de pagamento. Hoje em dia, as seguradoras disponibilizam várias alternativas com o intuito de simplificar a vida do cliente. Algumas delas são o boleto, cartão de crédito ou depósito em conta e, é possível em algumas, disponibilizar a opção do cartão de crédito com desconto no instante do pagamento.

É importante, ao levar em consideração a escolha de forma do pagamento para renovação de seguro, lembrar-se de que há a possibilidade de recair juros se parcelado em muitas parcelas, podendo tornar dispendioso o seu seguro. Lembre-se de conversar com o seu corretor e estudar a melhor forma de pagamento para você.

Condições do contrato

Geralmente, quanto maior for a franquia do segurado, menor é o valor do seguro. Porém, é importante levar em consideração que, caso ocorrer um acidente, será preciso arcar com um valor maior em dinheiro, de uma só vez. Faça uma avaliação de qual opção é mais adequada para o seu perfil e sua demanda.

O carro reserva é outro ponto a ser considerado para determinar o preço do seguro. Caso o veículo seja essencial para você, é importante mantê-lo no contrato. Senão, você pode escolher por eliminar essa garantia e utilizar o transporte público para tornar menos dispendiosa a renovação do seguro.

Sistema de bonificação

Bônus nada mais é que uma premiação disponibilizada aos proprietários de veículos pelas seguradoras de veículos, quando não enfrentaram nenhum tipo de sinistro, como roubos e acidentes, ao longo do período do contrato. Esse tipo de benefício oferece ao segurado o direito a um desconto, sendo vinculado ao condutor, não ao veículo. Lembrando que deve ser feita a transferência do bônus para outras empresas do mesmo setor.

Para evitar surpresas, é indicado consultar sua seguradora para saber qual a sua classe de bônus seguro e compreender melhor quais são suas chances de recebê-lo. A bonificação do seguro acaba sendo integrante de um sistema que dá uma pontuação por boa conduta do motorista e faz a distribuição de descontos que podem até chegar a 40%. Esse bônus é associado ao CPF do segurado, por essa razão é possível fazer a renovação em qualquer seguradora que esteja cadastrada na Central de Bônus FENASEG.

Lembrando que a classe de bônus é um índice de experiência do segurado, podendo ser convertida em um uma espécie de desconto progressivo no momento de renovar o seguro, caso não tenha ocorrência de sinistros no contrato anterior. É possível achá-la na sua apólice atual, sendo ela vinculada ao seu CPF e não ao veículo, como vimos. Por essa razão, será possível usá-la em qualquer seguradora, mesmo que você não permaneça com a atual.

Informações apresentadas

Outro ponto importante é o condutor sinalizar se ocorreu algum tipo de mudança no seu perfil, como endereço de casa, se o veículo permanece mais tempo em locais cobertos, em quais ocasiões ele é utilizado, entre outras. É importante saber que não é só a atualização que intervém no valor do seguro, não informá-la pode ocasionar na negativa da indenização.

Máximo de cotações possível

Quando for optar pelo melhor plano para a renovação de seguro, é importante analisar a maior quantidade de propostas possível. Nessa etapa, é essencial manter atenção total nas informações contidas nas propostas.

Se houver qualquer modificação de algum dado na apólice que está em vigência, como incluir condutor, mudar endereço, etc, é muito importante comunicar ao corretor. Esses detalhes do contrato são primordiais no momento da precificação do seguro e asseguram que você consiga receber a indenização sem problemas, caso ocorra sinistro.

Renovação com a mesma seguradora

Por último, é recomendado renovar o seguro com a mesma seguradora, porque assim, poderá ter mais vantagens. Além de já saber da qualidade do serviço oferecido, é possível prolongar essa relação entre empresa e cliente disponibilizando descontos exclusivos para quem opta por fazer a renovação. Além disso, existem benefícios como programas de fidelidade e cartões, que podem ser bastante vantajosos no momento da renovação.

Por fim, essas dicas podem evitar muitos erros e descuidos no momento da renovação de seguro, como não se ater aos pontos importantes citados. Lembrando que é muito importante contar com uma corretora de seguros de renome no mercado para auxiliar nessa missão. A Humber Seguros disponibiliza serviços dos melhores grupos de empresas do mercado, norteando empresas e pessoas no momento da escolha do seguro e de sua renovação.

Agora que você sabe como a Humber Seguros pode te ajudar na renovação do seu seguro, não perca mais tempo e entre já em contato conosco!