HomePostsSeguro residencialComo avaliar seguro residencial: 5 dicas para economizar e se manter protegido

Como avaliar seguro residencial: 5 dicas para economizar e se manter protegido

Seguro residencial
avaliar seguro residencial

O mercado de seguros tem apresentado crescimento consistente no Brasil, pois, mesmo que não possa ser considerado um investimento em sentido estrito, é a forma mais eficaz de blindagem patrimonial.

Em relação ao lar, ele também cumpre tal função, razão pela qual é bastante desejável a contratação de um seguro residencial. Porém, é necessário saber como avaliar seguro residencial.

A proteção do lugar onde se vive pode ir além da contratação da apólice e pode barateá-la, se os devidos cuidados forem tomados pelo contratante. Garantir a segurança da sua casa é uma tarefa que beneficiará toda a sua família, e isso por um valor irrisório, se comparado ao do bem segurado.

Continue sua leitura e saiba como economizar, além de entender também sobre as maneiras de se manter protegido, contratando um seguro residencial. Confira nossas dicas!

1. Tenha um sistema de segurança

A contratação de uma apólice garante a cobertura dos riscos nela previstos, e as amplitudes dessa cobertura — junto às chances de tais eventos danosos ocorrerem — são os principais fatores que determinarão o seu preço. O seguro atua como uma proteção contra riscos futuros e incertos, ou seja, que podem ou não acontecer.

Se um imóvel corre o risco de pegar fogo — e esse é um fato que pode acontecer com todos, visto que é comum existirem nesses locais produtos inflamáveis e que possibilitam a propagação do fogo —, contar com mecanismos que possam atuar contra as chamas, ainda em seu estágio inicial, reduzirá os prejuízos. Assim, isso será considerado no preço do seguro residencial.

Um exemplo de medida que pode frear o alastramento do fogo é a instalação de detectores de fumaça, que, quando a identificam, ligam chuveiros que disparam água sobre o local em que está o foco do incêndio. Também é possível contratar uma cobertura contra furtos e roubos, e a instalação de alarmes também pode baratear os custos com a contratação do seguro.

O ideal é que o alarme esteja conectado com uma central de monitoramento, e comprovar o pagamento desse serviço impactará substancialmente no preço da apólice. A altura dos muros e a instalação de cerca elétrica também influenciarão no preço da apólice!

2. Verifique as suas necessidades

Como mencionado, a abrangência da cobertura é determinante na cotação do seguro residencial. Isso faz com que cada necessidade precise ser avaliada individualmente, e aquelas que forem dispensáveis não deverão constar na apólice.

Muitas seguradoras oferecem assistência 24 horas para reparos na rede elétrica e hidráulica. Tal cobertura é importante, pois é natural que o tempo faça com que um imóvel apresente defeitos que demandem conserto imediato, para que sejam mantidas todas as funcionalidades e o conforto dos moradores. Essa cobertura também inclui os serviços de chaveiro, que evitará transtornos e maiores gastos nos casos de perda, furto ou roubo das chaves do imóvel.

Também é possível contratar cobertura contra a quebra de vidros do imóvel, que, por sua vez, pode não ser tão importante, como é o caso de quando a residência não tem portas de vidro ou não se vislumbra um aumento de riscos à segurança, em razão de tais incidentes. Nessa hipótese, o proprietário poderá economizar dinheiro ao abrir mão desse tipo de cobertura.

A proteção contratada deve ser a ideal para você. Isso significa que não se deve economizar naquilo que não pode deixar de ser protegido, tampouco gastar com coberturas que são desnecessárias, e esse é um exercício de ponderação fundamental no momento da contratação.

3. Reveja as coberturas regularmente

Ao menos, anualmente, o contratante deve verificar o que mudou em sua residência e se tais mudanças podem alterar a cobertura e o seu valor. Pode ser que, no momento da contratação, o imóvel não contava com um sistema de alarmes ou detectores de fumaça, mas que tais dispositivos sejam instalados posteriormente.

Nesse caso, o segurado deve buscar a redução dos valores pagos mensalmente, em razão da diminuição dos riscos cobertos pela apólice. Essas mudanças podem ser comprovadas por meio de fotografias, bem como da apresentação das notas fiscais dos produtos e serviços contratados, que serão mostrados no momento em que a seguradora for notificada por você.

4. Considere os benefícios do seguro residencial

Diversas vantagens são oferecidas a quem contrata o seguro residencial, e as principais estão dispostas, a seguir.

Tranquilidade para o contratante e seus familiares

O contrato de seguro é classificado juridicamente como um contrato aleatório, pois sua cobertura incide sobre riscos futuros e incertos, que podem ou não ser verificados, como já mencionado. Entretanto, há quem defenda que se trata de um contrato comutativo, ou seja, que, desde a contratação, o segurado já tem vantagens equiparáveis aos valores pagos — em especial, a sua tranquilidade.

Isso porque, independentemente da ocorrência dos sinistros, que são os eventos danosos cobertos pela apólice, o segurado contará com a ciência de que tais fatos não impactarão no patrimônio conquistado.

Ótimo custo-benefício

Outra vantagem do seguro residencial é a sua ótima relação custo-benefício, pois é um dos produtos mais baratos desse mercado e oferece proteção para um bem extremamente valioso. É possível contratar uma apólice por cerca de R$ 300 por ano!

Além da proteção contra riscos graves, como furtos e incêndios, você também economizará tempo e dinheiro quando precisar de reparos em sua residência, visto que não terá que procurar profissionais e pesquisar valores para contratar tais serviços.

Rapidez na contratação

Garantir a proteção do seu patrimônio e daqueles que você ama não deveria ser uma tarefa capaz de gerar dores de cabeça, e, de fato, não é! A contratação é um procedimento rápido, sem burocracias. Os valores a serem pagos também contam com condições que são adequadas ao bolso do contratante, o que facilita sua inclusão no orçamento familiar.

Personalização

O seguro residencial é um produto feito sob medida, pois considera as suas necessidades e as coberturas pertinentes ao seu perfil — o que se reflete no preço, que é calculado de forma individualizada.

5. Pontos essenciais na hora de escolher um seguro residencial

Existem alguns pontos que não podem ser deixados de lado, no momento de escolher um seguro residencial. Veja!

Avaliar várias seguradoras e suas coberturas

A escolha de um seguro residencial pode ser um pouco difícil, devido à grande oferta que o mercado disponibiliza. Por esse motivo, é melhor comparar os preços e a cobertura das diferentes empresas, antes de se decidir por uma. Fale com várias corretoras e avalie as suas propostas. Veja qual oferece tudo o que você precisa.

Lembre-se de verificar os preços, valor da apólice e também como é realizado o atendimento em cada uma delas. Em sua pesquisa, devem ser considerados alguns dados, como o prazo para pagamento do valor do seguro. Peça também o orçamento completo — começando pela cobertura básica, até as coberturas adicionais, que possa ser necessária para você.

Ter atenção ao questionário que deverá ser preenchido na hora da contratação

A corretora de seguros solicitará o preenchimento de um questionário. É essencial que você o preencha da forma correta e não deixe de colocar nenhum dado. Depois de preenchido, será possível avaliar quais são as suas reais necessidades.

Assim, ela poderá te auxiliar na escolha de um seguro residencial que seja mais completo. Se você omitir alguma informação, poderá até pagar um valor mais reduzido, mas o resultado será uma apólice de seguro que não representa as suas necessidades, naquele momento.

Desconfiar de preços absurdamente mais baixos que as demais corretoras

Se um seguro não cobrir o que você precisa, de nada adiantará contratá-lo só pelo fato de ser mais barato. Por exemplo, se você mora em uma região que sofre com alagamentos, essa é uma cobertura que precisa estar inclusa na sua apólice.

Jamais se esqueça de que “o barato sai caro”, mesmo que você pague um valor menor por não contratar alguns tipos de coberturas. Obviamente, quanto mais coberturas adicionais estiverem inclusas, maior será o valor do seguro. Ainda assim, isso é vantajoso, caso você realmente precise dessas coberturas.

Ficar de olho no atendimento

O atendimento ao cliente deve oferecer suporte básico para o proprietário do imóvel. Os corretores devem disponibilizar orientação ao longo da vigência da apólice e realizar recomendações para modificar a cobertura, quando ocorrem eventos que possam causar preocupação.

O fato é que avaliar o atendimento é de suma importância. Afinal de contas, caso surja qualquer tipo de acidente e seja preciso recorrer à seguradora, você dependerá dela para solucionar o seu problema. Assim, antes de contratar um seguro, não se esqueça de anotar suas dúvidas e entre em contato com o SAC. Dessa forma, ficará mais fácil avaliar o atendimento oferecido e verificar se a equipe está, de fato, preparada para atender às demandas dos clientes.

Ter responsabilidade civil no seguro residencial

Essa é uma das coberturas essenciais no seguro residencial, devido ao fato de ser responsável pela cobertura de danos que o segurado e o imóvel possam causar acidentalmente a terceiros. Esse tipo de dano pode acontecer em razão da infiltração de água ou objetos que caem de uma fachada, telhado ou janela, entre outros.

Ter que assumir os custos e a indenização por essas situações podem trazer muita dor de cabeça para a economia familiar. Portanto, é essencial saber o limite dessa cobertura, que dependerá do valor do prêmio a ser pago.

Conferir se você precisa de coberturas extras

Os riscos cobertos por cada seguro podem variar de empresa para empresa. Principalmente, os danos que quase todas as corretoras costumam cobrir são aqueles ocasionados ​​por:

  • incêndio, fumaça ou explosão;
  • queda de raio;
  • vazamentos de água;
  • fenômenos meteorológicos, como neve ou granizo;
  • troca de fechaduras;
  • quebra de espelhos;
  • danos elétricos, vidros e aparelhos sanitários;
  • entre outros.

Geralmente, a cobertura complementar do seguro residencial ainda cobre o segurado por roubo na via pública, reparação de danos elétricos, indenização por uso fraudulento de cartão de crédito, substituição de fechadura e quebra de vitrocerâmica ou fogão, etc.

Além das coberturas mencionadas, existem muitas outras que podem ser agregadas, de forma complementar, como: atendimento domiciliar, que pode ser de 24 horas por dia; roubo na via pública; atendimento médico de emergência; seguro para animais de estimação, etc.

Entender o seguro residencial e o que ele envolve

Antes de fazer qualquer coisa, reserve um tempo e entenda o que o seguro residencial envolve. Basicamente, uma apólice de seguro residencial é um tipo de seguro que cobre sua residência particular contra situações imprevisíveis, como pane elétrica, roubo, incêndio ou acidentes com vazamento de gás. Leia sobre os tipos de apólices de seguro residencial e o que elas cobrem, antes de escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.

Avaliar suas necessidades

Escolher uma apólice de seguro residencial como o novo proprietário de um imóvel pode ser um desafio. Como saber do que precisa? Quais são seus requisitos? Faça sua pesquisa e reúna informações online, além de conversar com familiares e amigos que fizeram um seguro residencial.

Você também pode falar com vários corretores de seguros domésticos. Eles indicarão a direção certa e darão uma ideia sobre o tipo de seguro residencial que suprirá as suas necessidades.

Perguntar à sua seguradora residencial sobre cobertura especial

Geralmente, o seguro residencial cobre o imóvel, mas, na maioria das vezes, haverá um limite para seus pertences pessoais. Isso significa que, no caso de o vento ou fogo destruir sua casa, a seguradora cobrirá o custo de reposição da sua residência, mas seus pertences mais valiosos, como joias, obras de arte e antiguidades, podem ser perdidos.

Assim, antes de definir uma apólice, certifique-se de discutir esses detalhes sobre a cobertura especial com o agente, para que você possa proteger o que você mais valoriza.

Informar-se sobre o valor da franquia

Franquia é o valor que o assegurado deve pagar, se for preciso acionar a seguradora. O seu valor varia, mas é preciso optar por um seguro o qual seja possível pagar, em situações de emergência. É importante ressaltar que, se você escolhe uma franquia com valor mais alto, despesas menores ficarão mais em conta, do que pagar a franquia.

Tirar dúvidas sobre como proceder em caso de sinistros

Pergunte sobre o processo de reclamação de tudo. Você também precisa saber por quanto tempo um sinistro permanece em seu registro e o número ou tipos de sinistros que levam ao aumento de prêmios. Além disso, procure saber como deve proceder, detalhadamente, em casos de sinistros. O fato é que um agente confiável deve sempre ser transparente sobre como o preenchimento de uma reclamação afeta sua apólice.

Como vimos, é muito importante saber como avaliar seguro residencial, a fim de evitar transtornos e gastos exorbitantes. Isso, caso ocorra algum problema na estrutura do seu imóvel e também com seus bens, ocasionados por explosões ou incêndios que tiveram início dentro de casa. Lembrando que é importante contar com uma corretora que conheça o seu perfil e ofereça o melhor para as suas demandas.

Agora que você já sabe como economizar na hora da contratação e quais são os principais benefícios de contar com um seguro residencial, aproveite para deixar seus amigos bem informados, compartilhando este conteúdo em suas redes sociais!