Confira o passo a passo para montar um projeto de irrigação
O agronegócio brasileiro sustenta a economia nacional e o abastecimento internacional de diferentes produtos. O uso de tecnologia e de práticas agrícolas como a adoção de um bom projeto de irrigação têm grande participação nesse sucesso.
Irrigar viabiliza lavouras em regiões onde antes eram limitadas ou mesmo improdutivas em razão da deficiência de chuvas. No entanto, não basta instalar equipamentos de irrigação e esperar safras maiores. É preciso elaborar um projeto adequado para cada lavoura.
Quer saber mais? Continue a leitura e confira o passo a passo para montar um projeto de irrigação.
O que é o projeto de irrigação e qual a sua importância?
A irrigação da lavoura é a técnica que permite um desenvolvimento normal para as plantas cultivadas, independentemente do regime de chuvas da região. Garante, assim, a oferta da água que a cultura necessita e, com isso, viabiliza a produção em áreas onde antes a exploração agrícola seria muito restrita ou impraticável.
No entanto, deve ser bem planejada em função de cada cultura e da área a ser coberta, uma vez que existem diferentes sistemas de irrigação para o atendimento de necessidades diversas. Além disso, precisa ser dimensionada para que garanta disponibilidade hídrica para as plantas à altura das demandas existentes.
Para esse fim, existe o projeto de irrigação, que consiste no planejamento da forma como a água será captada, transferida para a área da lavoura e colocada à disposição das plantas. Esse estudo que se faz para conseguir fornecer a água necessária na quantidade certa e com a frequência adequada é indispensável.
Importância do projeto de irrigação
Um projeto de irrigação bem-feito evita faltas ou excessos de água, ambos prejudiciais ao melhor desenvolvimento da lavoura. Na verdade, sua importância pode ser apreciada melhor se você considerar, sobretudo, os seguintes aspectos, entre outros, atendidos por um projeto:
- avaliação da disponibilidade de água para irrigação no volume necessário;
- garantia de que a água será fornecida nas quantidades mais adequadas às necessidades específicas da cultura implantada;
- garantia do fornecimento nos períodos mais críticos para as plantas, considerando diferentes necessidades em cada fase do desenvolvimento;
- definição dos equipamentos e materiais necessários para instalação do sistema;
- definição dos custos necessários para sua implementação na propriedade.
Como elaborar um projeto de irrigação eficiente?
Elaborar um projeto de irrigação requer algumas etapas essenciais que vão desde a escolha do sistema que será utilizado para o fornecimento de água, até a previsão das manutenções necessárias, durante e após sua utilização. Acompanhe!
1. Defina o sistema de irrigação a ser adotado
Existem diferentes sistemas de irrigação para a lavoura. Os principais são:
- irrigação por aspersão;
- irrigação de superfície;
- irrigação localizada (gotejamento, microaspersão);
- subirrigação.
O primeiro passo, sem dúvida, é escolher qual desses será instalado na lavoura. Para esse fim, alguns fatores são essenciais e precisam ser considerados para que seja eleita a opção mais adequada. Veja a seguir:
- cultura a ser irrigada;
- clima local;
- topografia do terreno;
- tipo de solo;
- tamanho da área a ser irrigada.
2. Elabore o planejamento financeiro
É indispensável realizar uma análise da relação custo/benefício apresentada por cada sistema. A principal dica para uma avaliação prática consiste em considerar os custos de implantação e compará-los com o retorno financeiro que será propiciado em cada safra.
Desse modo, você ainda consegue perceber em quanto tempo poderá amortizar o investimento realizado. Além disso, fica bem mais fácil decidir qual a opção viável e mais adequada para sua realidade.
3. Utilize controladores de irrigação
Controladores são equipamentos que permitem automatizar os diferentes acionamentos do sistema. Funcionam a partir de dados inseridos pelo produtor, referentes às necessidades de água e as ocasiões mais adequadas para atendê-las.
Assim, o sistema será acionado automaticamente em determinados momentos e fornecerá a quantidade especificada. Por essa razão, é preciso que a informação fornecida seja a mais apropriada para cada realidade.
4. Tenha atenção com as válvulas de retenção
Válvulas de retenção permitem que o fluxo da água seja direcionado. Sua utilização, no entanto, precisa ser bem planejada, pois, caso contrário, poderá ser impeditiva para alcançar toda a área a ser irrigada.
Este é um dos aspectos bem técnicos do projeto de irrigação e precisa ser bem avaliado pelo profissional que elaborar o projeto. Trata-se da mesma atenção dada aos controladores, que requerem inserção de dados próprios para cada situação.
5. Proceda às manutenções necessárias
Motores, bombas, tubulação e aspersores, entre outros, constituem equipamentos que garantem o fluxo da água. Para que esse fluxo seja normal e adequado, é preciso que tudo esteja em perfeito funcionamento.
Dessa forma, tanto os aspectos mecânicos e elétricos, como a própria integridade da tubulação devem ser constantemente verificados para que tudo opere com o seu melhor desempenho. As diferentes manutenções garantem que todo o sistema se mantenha cumprindo sua missão.
Quais as consequências de não se adotar um projeto eficiente?
A adoção de sistemas de irrigação na propriedade traz uma série de vantagens para o produtor e sua lavoura. As principais podem ser assim destacadas, entre outras:
- viabiliza a produção em áreas limitadas pelo regime de chuvas;
- incrementa a produtividade da lavoura;
- permite um estande de plantas mais sadias e mais resistentes;
- reduz perdas com a ocorrência de veranicos.
Para desfrutar desses benefícios, é preciso implementar o sistema de irrigação mais adequado à realidade da propriedade. Por sua vez, para conseguir isso, é indispensável a elaboração de um bom projeto de irrigação.
Adotar a irrigação com um projeto não adequado pode levar a perdas na produtividade e, por vezes, de toda a lavoura, além dos gastos com sua implementação. Nesse sentido, existem áreas no Brasil que se tornaram verdadeiros desertos, em razão de práticas de irrigação irresponsáveis.
Como você pôde ver, um projeto de irrigação é necessário e deve ser bem elaborado para que seja eficiente. Desse modo, todos os benefícios que oferece podem ser desfrutados pelo produtor com melhores resultados para sua lavoura, ou seja, vale a pena fazer bem-feito.
Gostou deste post? Se você já produziu com irrigação, compartilhe aqui um pouco de sua experiência, ou apenas deixe um comentário. Será sempre bem-vindo!