HomePostsSeguro CelularFurto de celular: 7 dicas para proteger o seu dispositivo

Furto de celular: 7 dicas para proteger o seu dispositivo

Seguro Celular
furto de celular
furto de celular

O furto de celular se tornou uma situação comum e preocupante no Brasil, provavelmente você conhece ou já ouviu falar de alguém que teve seu aparelho furtado ou roubado. Para saber como agir e se prevenir é importante começar entendendo a diferença entre furto e roubo.

O que chamamos de furto, ocorre quando o aparelho é levado sem contato direto ou ameaça à vítima, como em um descuido no transporte público ou um furto de oportunidade em um restaurante. Já o roubo envolve grave ameaça ou violência.

Os furtos de celular são frequentes em grandes centros urbanos, em locais de grande circulação, como ônibus, metrôs, shoppings, feiras e até em ambientes de trabalho ou lazer.

Com o aumento das estatísticas, é importante estar atento e tomar medidas preventivas, como evitar usar o aparelho em locais expostos e mantê-lo sempre discreto. Confira o que você pode fazer para se proteger dos criminosos!

1. Não exponha o aparelho em locais públicos

Evite manusear seu celular em locais abertos, como ruas movimentadas, praças, pontos de ônibus ou dentro do transporte público. Se precisar usar o aparelho, procure um local mais reservado e faça-o rapidamente.

A distração ao usar o celular torna você um alvo fácil para furtos de oportunidade, onde o criminoso age de forma rápida e discreta. Quanto menos você exibir seu smartphone, menores serão as chances de chamar a atenção de um indivíduo mal-intencionado.

2. Esteja atento ao ambiente ao seu redor

Manter-se vigilante é uma das defesas mais eficazes contra furtos, não só de celular, mas de ações criminosas em geral.

Evite andar pelas ruas ou em locais públicos com fones de ouvido que o isolem do ambiente, e evite distrações excessivas com o celular. Observe as pessoas e o movimento ao seu redor, especialmente em locais de grande aglomeração.

Essa percepção do ambiente pode te ajudar a identificar situações suspeitas e a reagir mais rapidamente a uma tentativa de furto. Ao identificar qualquer movimento suspeito, mova-se para um local seguro ou busque auxílio.

3. Use bolsos ou bolsas seguros

Guarde seu celular em bolsos internos, com zíper, ou em compartimentos seguros de bolsas e mochilas. Evite bolsos traseiros ou abertos que facilitem a ação de batedores de carteira. Se estiver em uma bolsa, mantenha-a sempre fechada e junto ao corpo, preferencialmente na parte frontal.

Essa medida simples dificulta o acesso ao aparelho por parte de criminosos, que buscam oportunidades rápidas e sem resistência.

Vale destacar, no entanto, que isso serve apenas para situações envolvendo furto de celular, em caso de roubo, o criminoso age abordando a vítima violentamente e solicitando que o aparelho seja entregue. Neste caso, alguns especialistas recomendam andar com um aparelho reserva, de menor valor.

4. Mantenha a autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores (2FA) adiciona uma camada extra de segurança às suas contas, como e-mail, redes sociais e aplicativos bancários. Mesmo que alguém consiga seu celular e, de alguma forma, sua senha, o 2FA impede o acesso, pois exigirá um segundo código, geralmente enviado para outro dispositivo ou e-mail de recuperação.

Ativar essa função em todas as suas contas importantes ajuda a proteger seus dados e informações pessoais em caso de furto.

Outra medida recomendada é manter um celular em casa apenas com os aplicativos bancários e não usar esse aparelho em locais públicos. Assim você protege ainda mais suas contas bancárias em caso de furto, pois o smartphone que você usa não rua não terá nenhum aplicativo bancário.

5. Ative o bloqueio automático de tela

Configure seu celular para bloquear a tela automaticamente após um curto período de inatividade, e sempre use uma senha forte, PIN ou biometria (impressão digital/reconhecimento facial).

Essa medida impede que, em caso de furto, o ladrão tenha acesso imediato ao seu conteúdo. Quanto mais rápido o bloqueio automático e mais complexa a senha, mais difícil será para o criminoso acessar suas informações e aplicativos.

6. Habilite funções de rastreamento

Ative os serviços de localização e as funções de rastreamento do seu smartphone, como “Encontrar Meu Dispositivo” (Android) ou “Buscar” (iPhone).

Em caso de furto, essas ferramentas permitem que você localize o aparelho em um mapa, bloqueie-o remotamente e até apague seus dados para evitar que informações pessoais caiam em mãos erradas.

É importante configurar essas funções previamente e mantê-las ativas para poderem ser utilizadas em uma emergência.

7. Contrate um seguro

Mesmo com todas as precauções, o furto de celular ainda é uma realidade e um risco ao qual todos estamos expostos. Por isso, contratar um seguro para seu smartphone oferece uma proteção financeira adicional.

Em caso de furto de celular, o seguro pode cobrir o valor do aparelho ou parte dele, minimizando o prejuízo e permitindo que você reponha seu dispositivo mais rapidamente.

Sem dúvida, essa é uma medida proativa, com ótimo custo-benefício, que proporciona tranquilidade e segurança financeira, sabendo que você está amparado caso o pior aconteça, considerando especialmente os altos valores necessários para compra de um bom aparelho.

Como você pode ver, a proteção do seu celular contra furtos é uma combinação de atenção e medidas preventivas. Adotar hábitos como evitar a exposição do aparelho em público, manter-se vigilante e utilizar bolsos ou bolsas seguros são passos simples, mas que fazem muita diferença, para reduzir riscos.

Somado a isso, a segurança digital, com a autenticação de dois fatores e o bloqueio automático de tela, somada à habilitação das funções de rastreamento, são defesas adicionais para proteger seus dados e, quem sabe, recuperar seu dispositivo.

No entanto, mesmo com todos os cuidados, o furto de celular pode acontecer. É por isso que o seguro de celular se apresenta como um complemento indispensável a todas essas precauções. Ele oferece a tranquilidade de saber que, em caso de imprevisto, o impacto financeiro será minimizado, permitindo que você reponha seu aparelho sem grandes dores de cabeça.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para curtir a página da Humber Seguros no Facebook e fique por dentro de artigos e conteúdos exclusivos sobre seguros e proteção do seu patrimônio.