Descubra o que é franquia reduzida e se vale a pena no seguro auto

Seguro é algo indispensável hoje em dia, não acha? Principalmente, para suprir os custos de eventuais sinistros como roubo, furto, acidentes etc. de veículos. Porém, você está ciente de que nem toda a apólice é igual? Um bom exemplo é a franquia reduzida — uma modalidade que tem diferenças para o contratante em relação à normal.
Suas variações afetam diretamente a questão financeira. Só por isso, já é relevante entender do que se trata e avaliar tanto vantagens quanto desvantagens dessa opção para descobrir se vale a pena ou não a escolher.
Ficou curioso? Então, aproveite e veja os principais pontos a considerar na hora de tomar essa decisão!
Franquia reduzida: o que significa e como funciona
Você sabia que em vários tipos de seguro e situações incluídas nele, o contratante tem que pagar um valor em caso de sinistro para realizar seu acionamento? Isto é, cabe a ele desembolsar sua contraparte na cobertura de danos cujo restante dos prejuízos é de responsabilidade da seguradora.
Nesse ponto, é imprescindível frisar que se trata de um gasto fixo. Logo, quaisquer custos menores que tal cobrança podem ser quitados sem a utilização da apólice, ok? Afinal, essa possibilidade é mais econômica e menos burocrática.
Nesse cenário, você deve imaginar que a franquia reduzida é uma modalidade em que esse valor é menor, não é? No entanto, é preciso prestar atenção no seu funcionamento, uma vez que essa diferença financeira para uma franquia normal é compensada no preço maior do contrato. Comumente, não se trata de uma equivalência, apenas há um aumento no prêmio.
Não erre na sua decisão: boa informação faz diferença
Quem está pensando sobre quando uma franquia reduzida é a melhor escolha, deve saber que essa definição exige uma boa análise. Isso porque há diversos elementos que podem favorecer uma modalidade ou outra.
Desse modo, o mais relevante na hora de tomar uma boa decisão é buscar informações acerca do assunto em fontes confiáveis e ficar de olho nos detalhes da proposta ou do contrato, sabia? Mas não se preocupe, que este conteúdo te conta o que você precisa saber.
Hora da análise: prós e contras dessa modalidade
A franquia reduzida é uma opção que pode ser selecionada na contração de um seguro, bem como ocorre com as coberturas e as assistências que vão compor o escopo do contrato. Dessa maneira, vale analisar alguns aspectos antes de escolher essa possibilidade e não a normal. Vamos entender um a um?
Custos
Franquia reduzida pode parecer uma opção com custo mais baixo. Entretanto, é preciso atentar para o fato dessa diminuição no momento de acionar o seguro ser compensada no valor pago pela apólice — o prêmio.
Via de regra, o que acontece nessa modalidade é a quantia desembolsada diante do sinistro ser menor, enquanto os custos iniciais ficam maiores. Assim, para entender quando isso funciona como um pró e em que ponto se torna um contra, é necessário comparar ambos os gastos, visando verificar qual é mais atraente.
Acionamentos
Levando em conta que a franquia é um valor fixo a ser desembolsado de forma obrigatória em várias situações para acionar a apólice, seu uso somente ocorre se o custo do dano é superior a ela, certo?
Pela lógica, quanto menor o desembolso necessário em caso de sinistro, mais fácil e ampla será sua utilização. Pois, passam a ser mais os momentos em que se torna interessante optar pelo seguro e não por arcar com os custos de modo direto.
Praticidade
Por envolver valores menores, há seguradoras que permitem que a franquia reduzida seja paga diretamente para o prestador de serviço que realizou o conserto, desde que ele esteja devidamente conveniado junto a tal operadora.
Com essa possibilidade, o acesso à assistência fica prático e rápido. Aliás, essa opção é especialmente positiva para quem depende do veículo para trabalhar e tem urgência em sua disponibilidade.
Riscos
Outro aspecto a ser considerado na decisão acerca de selecionar ou não a franquia reduzida é o nível de risco a que se está exposto e o consequente aumento da utilização conforme ele se eleva.
Pense só: quem aciona mais vezes, tem a ganhar com custos menores nessa hora. Já aqueles que não utilizam com frequência, podem preferir economizar no valor da contratação, optando pela modalidade normal, entendeu?
Dessa forma, é preciso olhar além do financeiro, haja vista que maiores chances de se envolver em determinados tipos de incidentes ou de ter seu bem subtraído devem entrar para consideração.
Seguro auto: vale a pena selecionar essa modalidade
Há situações em que a franquia reduzida é ideal. Da mesma maneira, existem contextos em que a normal se posiciona como mais atrativa. Ou seja, não existe uma resposta definitiva para essa dúvida. Pois, cada caso é único.
Para escolher não basta comparar o que será economizado diante de um dano versus pagamento a mais na contratação. Isso porque a quantidade de acionamentos também deve ser uma variável nesse cálculo.
Além disso, aspectos menos objetivos tendem a ser relevantes no momento do sinistro. Um deles é o estado emocional quando algo ruim acontece. Nessas circunstâncias pode ser um alívio não ter tantos gastos.
Ainda assim, uma regra se aplica: quanto menor a franquia, mais ela é interessante, em especial com fatores subjetivos entrando na conta, viu? A dica para tomar uma decisão adequada é entender o financeiro e as probabilidades.
Mais importante: não fique sem a proteção de um seguro
Não há o que questionar sobre o ganho ao analisar com cuidado qual modalidade é ideal. Mas cabe salientar ainda mais a importância de não ficar sem proteção. Isso quer dizer que, indiferentemente de optar pela franquia reduzida ou pela normal, ter o respaldo de um seguro auto diante de roubos, acidentes e outros danos é sempre bastante vantajoso.
Agora que as particularidades da franquia reduzida não são mais um mistério, você pode avaliar se ela é a opção mais adequada às suas demandas no momento de contratar o seu seguro auto. Com base nos prós e no contras mencionados nesse conteúdo, esse processo se torna objetivo e acertado.
Não por acaso, estar bem informado é tão importante. Para garantir isso, siga-nos em nossas redes sociais. Estamos no Facebook, X (antigo Twitter) e LinkedIn para você se manter atualizado!


