HomePostsSeguro de acidentes pessoaisConfira 4 cuidados que você deve ter com a sua moto

Confira 4 cuidados que você deve ter com a sua moto

Seguro de acidentes pessoais
cuidados com a moto

As motocicletas são onipresentes no trânsito de todas as cidades do país, seja pela facilidade de deslocamento, seja pelo preço acessível. Adorada pelos amantes da liberdade, ela é também meio de trabalho de milhões de pessoas, que oferecem agilidade na entrega de documentos e outras mercadorias. Mas é indispensável ser diligente em relação aos cuidados com a moto.

Toda máquina está sujeita a quebras e avarias, e isso obviamente também vale para as motocicletas. Além da segurança do condutor, que deve ser vista como prioridade, tais cuidados também ajudarão a reduzir a depreciação e aumentarão a liquidez quando surgir a necessidade de vender ou trocar de modelo.

Continue a sua leitura e confira 4 cuidados com a moto que você deve ter. Confira!

1. Atenção aos pneus

Embora apresente diversas vantagens em relação aos carros, a vulnerabilidade do condutor e do garupa são inerentes. Uma forma de reduzir os riscos, que são muitos, no trânsito e na estrada, é manter a calibragem e rodar com pneus que não estejam excessivamente gastos.

O asfalto molhado e a baixa aderência proporcionada pelos pneus desgastados fazem com que a pista pareça ensaboada em dias chuvosos, e o risco se agrava com as partes pintadas no chão, como nas faixas de pedestres e lombadas.

O estouro de um pneu em alta velocidade, por exemplo, também pode resultar em acidentes fatais, e o uso de pneus fora das condições recomendadas também se configura infração de trânsito.

2. Troque o óleo regularmente

O óleo do motor, geralmente, possui dois tipos de indicação para a troca: a quilometragem e o tempo. Isto é, tal componente deve ser trocado periodicamente de acordo com as instruções do manual, seja por ter atingido a quilometragem recomendada, seja por ter transcorrido o tempo indicado. Em relação ao tempo, vale até mesmo para motos que sejam utilizadas esporadicamente, para evitar que a contaminação e o acúmulo de carvão no motor causem problemas cuja solução seja bastante onerosa.

Um motor à combustão trabalha em altas temperaturas, com peças de aço que estão em constante contato. Para que não haja atrito entre as peças, que levaria à fundição do motor, utilizar um óleo de marca e viscosidade indicadas pelo manual é uma forma de preservar as boas condições do motor por mais tempo, desde que feitas as mencionadas trocas.

3. Sempre verifique os freios

As pastilhas e lonas de freio são peças com alto desgaste em razão do uso e, por serem fundamentais para a segurança no trânsito, merecem atenção especial por parte do motociclista. Conduzir com prudência, de modo a evitar freadas bruscas, é uma forma de aumentar a vida útil desse componente, o que não dispensa a verificação do estado em que se encontram e das trocas regulares.

4. Contrate uma apólice

Um seguro para motociclistas ajuda a blindar o patrimônio, pois pode cobrir danos causados por colisões e outros riscos que não são mitigados com os cuidados acima. Motos também são muito visadas para roubos e furtos, e contar com uma apólice de seguro que cubra esses riscos também é uma forma de cuidar do seu bem material. Bens imateriais, como a própria vida do motociclista, também contam com coberturas específicas.

Agora que você sabe quais são os principais cuidados com a moto, veja como funciona o seguro para motoboys!