HomePostsSeguro AutomóvelManutenção Preventiva ajuda motorista andar de forma segura

Manutenção Preventiva ajuda motorista andar de forma segura

Seguro Automóvel
Manutenção Preventiva ajuda motorista andar de forma segura

Está pensando em viajar? Dicas importantes de cuidados que você deve ter com seu carro antes de pegar a estrada

Feriado prolongado e você está pensando em viajar? O passeio pode ser tanto para um hotel fazenda quanto para praia, casa de parentes ou pousadas, opções não faltam. Mas tem um detalhe que todo mundo precisa se prender antes de pegar a estrada. Estamos falando da boa e velha manutenção preventiva do carro.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o Brasil é o terceiro país com o maior número de óbitos no trânsito. China e Índia lideram o ranking, enquanto Estados Unidos e Rússia ficam logo abaixo do Brasil na lista.

Nas ruas e rodovias, cada condutor e pedestre têm responsabilidade com a própria vida e a dos outros e, juntos, todos podem contribuir para reduzir infrações, acidentes e mortalidade nas estradas e vias.

A manutenção preventiva deve ser feita em alguns itens básicos como freio, nível de óleo e amortecedor, a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses.

bannercarro

Essa revisão ajuda a reduzir o risco de panes e paradas forçadas ao longo do trajeto, já que é bem comum o carro rodar carregado e por períodos longos.

Vale destacar que uma parte dos serviços deve ser realizada em oficinas, mas existem alguns detalhes que você mesmo pode fazer em casa ou em algum posto de serviços.

Dê uma olhada na lista de dicas que listamos para você pegar a estrada de forma segura:

Pneus

Verifique com atenção o estado e o nível de calibragem dos pneus. Este é outro procedimento simples e importante. Não se esqueça de tomar os mesmos cuidados em relação ao estepe.

??leo

Verificar o óleo do motor, encontrar um problema com a lubrificação antes que ela danifique o motor pode poupar milhares de reais em custos adicionais.

Luzes

Antes de seguir viagem, é preciso se certificar de que farol, luz do freio e pisca alerta estão funcionando como deveriam. Elas ajudam a garantir a sua segurança e a dos outros motoristas.

E não se esqueça! Na volta do passeio, você precisa levar o veículo para outra verificação geral. Os filtros de ar, óleo, combustível e ar-condicionado podem ter acumulado impurezas.