Agricultura irrigada: tire suas dúvidas sobre essa técnica
Os alimentos que consumimos têm origem na milenar atividade de cultivar a terra. No Brasil, o agro é especialmente importante, sendo o segmento que tem os melhores índices de crescimento das últimas décadas. Aqui, a agricultura irrigada se revela como uma eficiente técnica para suprir a deficiência de água.
A palavra “agricultura” significa a “arte de cultivar”. As técnicas são feitas para cultivar a terra e obter alimentos dela. Mas os cultivos não servem só para isso, servindo também para produção de matéria-prima, fibras, energia, combustível e por aí vai.
O agro brasileiro evoluiu por vários ciclos produtivos, passando pela cana-de-açúcar até o café. A ideia do texto é contar o que é agricultura irrigada e o que é preciso saber sobre o assunto, tirando as principais dúvidas. Boa leitura!
O que é agricultura irrigada?
Agricultura irrigada é o modelo de cultivo que envolve a aplicação da água na raiz das plantas, feita para aprimorar a aplicação de fertilizantes e recursos hídricos. Hoje, a técnica chega a usar quase metade de toda a água do Brasil.
O objetivo da técnica é a possibilidade de cultivo mesmo quando há escassez hídrica. Por exemplo, para o melão no semiárido ou a cana-de-açúcar do Centro-Oeste. Nesses lugares, há seca sazonal.
Assim, o modelo envolve o fornecimento artificial de água. O Brasil se destaca como um dos países com maior área para irrigação. As culturas de arroz, café e cana são as mais comuns. Assim como vários outros setores do agro, o de irrigação tem uma expansão considerável.
Qual a importância da agricultura irrigada no Brasil?
A agricultura se destaca por fazer com que os produtores deixem de depender do ciclo de chuvas para o plantio, passando a dobrar ou triplicar a produtividade do cultivo. Embora a quantidade de água para irrigação seja alta, a técnica não é uma ameaça ao usuário comum.
A razão é o fato de que o irrigador só usa recursos hídricos ao conseguir uma autorização, que depende da disponibilidade de água por reservatório. Ainda assim, é um modelo que precisa ser bem planejado, já que provoca algum nível de desperdício.
Isso é fruto da falta de manutenção e monitoramento. O modelo está em crescimento em regiões como São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Em alguns lugares, a produção sustentável só é economicamente viável graças aos investimentos em irrigação.
Quais os métodos usados na agricultura irrigada?
O termo irrigação nos faz pensar automaticamente nos chuveirinhos no solo, do tipo que vemos em filmes americanos. Mas esse não é o único método. Na verdade, existem várias técnicas de irrigação que se estendem em sistemas distintos.
A chamada irrigação superficial gasta pouca energia e é mais adequada para solos com declives. Aqui, a água é depositada por cima, inundando ou sendo depositada em pontos específicos, como sulcos e faixas.
A irrigação subterrânea funciona de forma diferente, sendo aplicada por baixo da terra e facilitando o uso de fertilizantes. Já a irrigação por aspersão, é feita pelo ar, sendo mais precisa, mas também mais prejudicada pelo vento. O modelo que mais economiza água e energia é a irrigação localizada, o tipo que usa mais intensamente a tecnologia.
Quais os desafios da agricultura irrigada?
O principal desafio da agricultura irrigada é o fato de que o aumento de áreas para agricultura não acompanha o crescimento no uso da água. Isso faz com que os recursos hídricos precisem ser cada vez mais eficientes para irrigação.
Essa necessidade é estimulada pela modernização do agro, pela produtividade e pela concorrência. Água é um recurso de energia e seu desperdício é prejudicial. Um relatório publicado pela Unesco em 2022 aponta essa tendência, mostrando como o uso eficiente de recursos hídricos pode ampliar a extensão de áreas irrigadas.
A agropecuária já representa a maior parte da captação mundial de água e boa parte depende de reservas subterrâneas. Isso cria um segundo desafio, representado pelo esgotamento da água subterrânea em várias partes do mundo.
Como escolher o melhor método de irrigação?
Não existe só uma maneira certa de irrigar. Na verdade, dependem das especificidades da própria plantação, considerando fatores como solo, clima e cultivo. As características contam até para estimar as possíveis perdas, ainda que possam ser ressarcidas pela cobertura do seguro rural.
Na conta, entra a quantidade de água depositada e aquilo que é realmente absorvido pelas plantas. O modelo de irrigação mais comum é a aspersão com pivô central. A técnica aplica uma espécie de chuva artificial com o uso de um mecanismo móvel, sobre uma área circular próxima.
O gotejamento também é bem comum, hidratando com o uso de gotas aplicadas nas raízes. A aspersão convencional ainda é bem difundida, com a água depositada uniformemente e intensamente. Entre as plantações irrigadas, o arroz é a mais comum.
Quais as vantagens da agricultura irrigada?
Existem inúmeras vantagens da agricultura irrigada no Brasil. A primeira é o fato do sistema dobrar ou triplicar a produtividade da agricultura convencional, já que o agricultor deixa de depender das chuvas.
Por meio dela, é possível eliminar a água como um fator de estresse na produção. Com o surgimento desses sistemas nos anos 1970, junto ao melhoramento genético, a produção de alimentos no Brasil se intensificou.
Biomas originalmente improdutivos, como o cerrado, viraram grandes fornecedores de grãos. As matrizes transgênicas e a agricultura irrigada aumentaram, por exemplo, a produção da soja e do milho.
A agricultura irrigada envolve o uso de água para melhorar a aplicação de fertilizantes e suprir a deficiência natural de água em algumas regiões. A ideia faz parte da modernização do agro brasileiro, algo que se tornou possível com o avanço da Revolução Verde na segunda metade do século XX.
O progresso fez com que a fronteira agrícola se expandisse para áreas como o Centro-Oeste e o Nordeste. Isso ajudou o Brasil a ser um dos maiores exportadores agrícolas do mundo, tendo a soja como seu carro-chefe.
Os produtos agrícolas e seus métodos variam de acordo com a parte do mundo. Sua origem marcou o início do sedentarismo no mundo. A Humber tem vários posts sobre o mundo dos seguros e do agro. Siga nossa página no Instagram e veja em primeira mão!