HomePostsSeguro AutomóvelDescubra os 4 principais tipos de motos!

Descubra os 4 principais tipos de motos!

Seguro Automóvel
tipos de motos

Quem é antenado no mundo dos carros sabe que os veículos de quatro rodas são classificados de acordo com as suas principais características em categorias (hatch, sedã e SUV). Mas, você sabia que no universo das motocicletas não é diferente?

Os diversos tipos de motos são agrupados em segmentos de acordo com suas características mais marcantes, tais como: posição de pilotagem, desempenho, suspensão, chassi, presença ou ausência de carenagens e, claro, estilo.

Você conhece os tipos de motos mais comuns nas ruas e rodovias brasileiras? Quais são suas principais características? Confira, neste post, quatro estilos muito comuns entre os motociclistas!

Principais tipos de motos

1. Esportivas

Basicamente, as motos esportivas foram criadas para fortes acelerações. No geral, são motocicletas com alta tecnologia, quadros feitos com materiais nobres, motores potentes (pode ultrapassar 1.200 cilindradas) e com giros rápidos.

O design aerodinâmico do modelo esportivo também contribui para o alto desempenho das motos que integram a categoria. A posição de pilotagem é adiantada ao guidão. Ou seja, o piloto fica com o corpo inclinado para frente e com o peito paralelo ao tanque, o que contribui para diminuir a resistência do vento.

Em razão do alto desempenho, as motocicletas esportivas são muito utilizadas em corridas, como na Moto GP e Super Bike. Em contrapartida, por causa da aerodinâmica, desconfortável para o piloto, não são muito apropriadas para o dia a dia.

2. Scooter

Os modelos de moto scooter são muito populares no Brasil. No geral, a posição de pilotagem é completamente sentada, o câmbio é automático e os motores não são potentes (variam de 50 a 150 cilindradas).

No entanto, as motocicletas tipo scooter são muito atrativas, em razão do baixo consumo de combustível e manutenção. Além disso, por serem estreitas, são fáceis de pilotar em trânsitos mais caóticos.

3. Custom

Quando se fala em motocicleta custom é comum vir à mente as famosas Harley-Davidson, uma vez que a marca se especializou nesse tipo de moto.

As motocicletas custom têm como característica marcante o conforto do piloto. São motos grandes, com assento baixo, suspensão dianteira longa, guidão elevado e pedaleiras avançadas, o que possibilita que as pernas fiquem mais esticadas durante a pilotagem.

São muito comuns nas estradas, principalmente entre os integrantes de motoclubes. Esse grupo conta com modelos de cilindradas diversas, que variam de 500 até 1800.

4. Naked

Os modelos Naked (nuas) se caracterizam, principalmente, pela ausência de carenagem, rabeta fina e design mais agressivo. São motos que podem ser utilizadas tanto nas rodovias como nos grandes centros urbanos.

Esse tipo de motocicleta também conta com modelos com potências diversas, que variam de 200 a 1000 cilindradas. A posição de pilotagem é mais confortável do que as motos esportivas.

Vale lembrar que esses são apenas alguns dos tipos de motos disponíveis no mercado. Independentemente de sua escolha, o importante é contar com uma boa proteção. Se o veículo de duas rodas for seu meio de trabalho, uma ótima opção é o seguro motoboy. Destinado ao empregado e a autônomos, ele confere segurança financeira a você e seus familiares nos momentos difíceis, seja por morte acidental, seja por invalidez decorrente de acidente.

E aí, o que achou desses tipos de motos? Deixe seu comentário no post!