Como acionar a franquia do seguro auto? Confira o passo a passo

Lidar com imprevistos no trânsito já é estressante, e entender como funciona o seguro auto pode ser um desafio a mais. Uma das dúvidas mais comuns de motoristas e segurados é sobre a franquia do seguro auto: o que é e, principalmente, como acionar a franquia do seguro?
Vamos descomplicar esse tema para você. Abordaremos o conceito de franquia, explicando em que situações ela deve ser paga e, o mais importante, apresentaremos um passo a passo detalhado para você saber exatamente o que fazer no momento de acionar o seu seguro e arcar com a franquia.
Prepare-se para ter todas as informações necessárias para lidar com essa situação de forma tranquila e informada!
O que é uma franquia de seguros?
Sabe quando você contrata um seguro para o seu carro, e a seguradora se compromete a cobrir os prejuízos em caso de algum acidente ou problema? A franquia do seguro entra nesse cenário como uma “participação” sua no custo do reparo.
Funciona assim: se acontece um sinistro — como uma batida, um roubo, ou um incêndio —, e o conserto do carro é coberto pelo seguro, você paga uma parte desse valor diretamente para a oficina ou para a seguradora. É como se fosse um valor mínimo que você se responsabiliza antes que a seguradora entre com o restante.
Desta forma, a franquia é um valor que você já sabe que terá que desembolsar se precisar usar o seguro para um conserto. Esse valor é definido no momento em que você contrata a apólice e pode variar bastante.
Ela serve, entre outras coisas, para que a seguradora e o segurado dividam o risco, e também para que o seguro não seja acionado para qualquer arranhãozinho, o que ajudaria a manter o valor do prêmio mais em conta para todo mundo.
Como e quando acionar a franquia do seguro?
A franquia do seguro pode ser acionada em algumas situações específicas, principalmente quando seu carro sofre um dano coberto pela sua apólice e o custo do reparo é maior do que o valor da própria franquia.
Ou seja, se o conserto tiver um custo baixo, menor que o valor da franquia, não compensa acionar o seguro. Mas se a batida foi mais séria, o carro foi roubado ou houve um incêndio, aí sim é o momento de pensar em acionar a seguradora e arcar com a sua parte, que é a franquia.
Reúna os documentos
O primeiro passo para acionar a franquia do seu seguro é ter em mãos todos os documentos necessários. Isso inclui a sua carteira de motorista, o documento do veículo (CRLV), o BO (Boletim de Ocorrência), se houver terceiros envolvidos ou se for caso de roubo/furto, e, claro, os dados da sua apólice de seguro. Quanto mais rápido você reunir tudo isso, mais ágil será o processo.
Realize os orçamentos
Depois de comunicar o sinistro à sua seguradora, provavelmente ela vai te pedir para fazer alguns orçamentos do reparo do seu veículo. Algumas seguradoras têm oficinas credenciadas onde você pode levar o carro, enquanto outras permitem que você escolha a sua oficina de confiança. É importante que os orçamentos sejam detalhados e mostrem todos os serviços e peças que precisam ser trocados.
Analise os valores
Já com os orçamentos em mãos, é hora de fazer a matemática. Compare o valor do reparo com o valor da sua franquia. Se o conserto sair mais barato do que o valor que você pagaria de franquia, pode ser que compense mais consertar o carro por conta própria, sem acionar o seguro.
Mas se o prejuízo for bem maior que a sua franquia, aí, sim, vale a pena seguir com o processo de acionamento. Essa análise é decisiva para você não sair no prejuízo!
Aguarde a vistoria
Após a comunicação do sinistro e o envio dos documentos e orçamentos, a seguradora agendará uma vistoria do veículo. Um perito vai até a oficina ou local onde seu carro está para avaliar os danos e confirmar se eles correspondem ao que foi informado no sinistro e nos orçamentos. É uma etapa importante para a seguradora validar o ocorrido e liberar o reparo.
Espere pela aprovação
Depois de a vistoria ser concluída, a seguradora vai analisar todas as informações e os laudos para dar a aprovação do conserto. Esse é o momento em que eles confirmam que o sinistro está coberto pela sua apólice e autorizam a oficina a iniciar os reparos. Paciência é fundamental nessa fase, pois o tempo de aprovação pode variar.
Aguarde o conserto
Com a aprovação em mãos, a oficina já pode começar o trabalho. Agora é só aguardar o conserto do seu carro. A oficina informará sobre o prazo estimado para a entrega. Lembre-se que você pagará o valor da franquia diretamente para a oficina ou para a seguradora, dependendo do que for combinado, geralmente na hora de retirar o veículo consertado.
Qual é o papel da seguradora no acionamento da franquia?
A seguradora é a empresa que assume o risco do seu carro e, portanto, é a responsável por avaliar, aprovar e pagar a maioria dos custos de um sinistro coberto pela sua apólice, descontando o valor da franquia.
Como vimos, quando você aciona o seguro, a seguradora recebe a sua comunicação, solicita os documentos necessários, agenda a vistoria para checar os danos e, se tudo estiver conforme a apólice, autoriza o reparo ou a indenização.
É ela quem gerencia todo o processo de análise e liquidação do sinistro, garantindo que o seu veículo seja consertado ou que receba a indenização devida, sempre considerando o valor da franquia que é sua responsabilidade.
E nesse cenário, entra em cena um parceiro superimportante: a corretora de seguros. Enquanto a seguradora é a empresa que cobre o risco, a corretora atua como sua consultora e intermediária. Ela te ajuda desde o início, na escolha do melhor seguro para o seu perfil e na compreensão da apólice, inclusive sobre como a franquia funciona.
Mas o papel da corretora vai além da contratação. Quando você precisa acionar a franquia, a corretora é seu braço direito: ela te orienta sobre os documentos, o que fazer, como falar com a seguradora, e até mesmo intercede por você em caso de dúvidas ou problemas no processo.
O suporte de uma boa corretora de seguros simplifica a sua vida no momento do sinistro, garantindo que tudo seja feito da forma mais eficiente e sem dores de cabeça.
Agora você sabe direitinho o que é a franquia do seguro auto, quando e como acionar ela, e qual o papel da seguradora e da sua corretora nesse processo. Ter essas informações em mãos dá a segurança para lidar com qualquer imprevisto no trânsito de forma muito mais tranquila e informada, garantindo que você tome as melhores decisões para proteger seu veículo e seu bolso.
Gostou deste conteúdo e está buscando o suporte de uma corretora de seguros confiável? Entre em contato com a Humber Seguros e conheça mais sobre nossos serviços!


