Agropecuária brasileira: qual a importância de analisar dados?
A agropecuária brasileira ocupa uma posição estratégica quando o assunto é economia, geração de empregos e segurança alimentar. Em 2023, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio foi responsável por 23,8% do total do PIB nacional do ano, segundo dados de relatório do Ministério da Agricultura e Pecuária.
Em termos de produção agropecuária, o país está no topo do ranking mundial na produção e exportação de produtos como açúcar, café, suco de laranja e soja em grãos. Além disso, nos destacamos mundialmente com produtos como algodão, milho, carne bovina, suína e de frango.
Esses números ajudam a compreender a relevância da agropecuária e do agronegócio no desenvolvimento econômico e social do Brasil. A seguir, explicaremos por que os agricultores e produtores rurais devem conhecer os dados do seu próprio negócio e o impacto positivo que esse conhecimento traz para o dia a dia de quem trabalha no campo. Confira!
Agropecuária brasileira em números
Como vimos, a agropecuária e o agronegócio são peças importantes na economia e segurança alimentar, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo. No acumulado de janeiro a abril de 2024, as exportações do agronegócio já movimentaram US$ 52.393.193.699, de acordo com o relatório Agropecuária Brasileira em Números.
No contexto que estamos vivemos hoje, o cenário apresenta alguns desafios, especialmente relacionados à queda na produção agropecuária decorrente de fatores climáticos como a estiagem e o El Niño. Além disso, a alta de custos de produção de itens como fertilizantes e defensivos agrícolas ainda é um desafio.
Embora as exportações sigam em um movimento crescente, a queda nas produções associadas a fatores climáticos são pontos a serem observados pelos produtores. Ainda, a necessidade de otimizar gastos com insumos, investir em novas áreas e adquirir equipamentos e tecnologias tem se tornando um desafio crescente para os produtores.
Quando falamos em agropecuária e agronegócio, as previsões climáticas são um exemplo de indicador que precisa ser observado, já que ele impacta diretamente o planejamento das safras e controle de produções.
Por isso, os produtores e agricultores precisam estar atentos aos dados do mercado, combinando essas informações com dados do próprio negócio. O objetivo é agregar conhecimentos à sua gestão e, consequentemente, qualificar suas escolhas e processo de tomada de decisão.
A importância da análise de dados estratégicos no setor de agropecuária
A agropecuária é um setor que tem suas atividades de produção direcionadas para “dentro da porteira da fazenda”. Isso significa uma atuação focada em atividades como criação de animais (bovinos, suínos, aves, entre outros) e o cultivo de plantas, desde grãos até frutas e hortaliças.
Independentemente do tamanho da produção agrícola, a análise de dados estratégicos, por meio de coleta, processamento e interpretação de informações, traz uma série de benefícios para a gestão e tomada de decisões dos agricultores. A seguir, destacamos alguns destes benefícios, confira!
Embasamento para a tomada de decisões
Sem dados, os agricultores precisam usar apenas a intuição e experiências passadas como base para tomar as suas decisões. No entanto, com acesso a dados concretos sobre clima, solo, preços, economia, mercado e pragas, por exemplo, eles têm condições de planejar as suas atividades com mais segurança e eficiência.
A análise desses dados também ajuda o agricultor a identificar padrões e tendências que provavelmente não seriam conhecidos. Esse comportamento ajuda o produtor em decisões como:
- escolha das variedades para cultivo;
- aquisição de fertilizantes e insumos mais adequados para a sua operação;
- identificação do melhor momento para plantar e colher;
- adoção de estratégias de comercialização alinhadas com o mercado e as finanças do negócio;
- escolha dos melhores investimentos e fornecedores, entre outros.
Ajuda na solução de problemas
A análise de dados pode ajudar o agricultor a identificar precocemente eventuais riscos e problemas, permitindo que os produtores tomem medidas preventivas ou corretivas antes que os danos se agravem.
Por exemplo, ao monitorar a saúde das plantas com sensores e imagens de satélite, é possível detectar doenças e pragas em estágio inicial, aplicando tratamentos específicos e mitigando os riscos e danos na produção.
Inclusive, esse é um benefício que guarda relação com a promoção da inovação, já que a iniciativa de analisar dados costuma impulsionar os investimentos em inovação. Quando o produtor percebe a relevância dos dados, identifica os gargalos e as oportunidades de melhoria, é natural que ele busque por novas tecnologias e soluções que ajudem a otimizar ainda mais os seus processos.
Mitigação de riscos
A análise de dados é uma aliada importante na redução de riscos inerentes ao negócio. No caso da agropecuária em particular, riscos como flutuações de mercado, surtos de doenças e até eventos climáticos extremos, como o que observamos recentemente no Rio Grande do Sul, podem ser mitigados por meio do monitoramento de informações.
Neste sentido, acompanhar condições climáticas e de mercado em tempo real, permite que os produtores ajustem suas estratégias a fim de minimizar perdas e garantir a sustentabilidade do negócio.
Dados que você precisa observar na gestão da sua produção agrícola
Se você é um agricultor ou produtor rural e quer saber como melhorar a gestão da sua produção, alguns dados importantes devem ser monitorados constantemente. Confira o que precisar estar no seu radar:
- clima — analise dados sobre precipitações, temperatura, umidade relativa do ar, radiação solar, velocidade do vento e informações gerais sobre previsões para as condições climáticas futuras;
- solo — acompanhe continuamente o pH do solo, teor de matéria orgânica, nível dos nutrientes, estrutura, entre outros indicadores;
- culturas — monitore o crescimento das plantas, acompanhe o surgimento de pragas e doenças e avalie a qualidade dos produtos;
- mercado — acompanhe a demanda sobre produtos agrícolas, concorrência e oportunidades;
- economia — esteja a par dos preços praticados na venda de insumos, verifique custos de produção, preço de mercado e tendências do setor;
- tecnologia — acompanhe os lançamentos tecnológicos e soluções disponíveis para otimização da produção, como o uso de sensores, drones, sistemas de irrigação e softwares de gestão;
- regulação — esteja por dentro das orientações e diretrizes legais vigentes, como normas ambientais, normas de segurança alimentar e demais leis que afetam a produção agrícola.
O monitoramento de todas essas informações ajuda o agricultor a tomar decisões mais inteligentes que impactam diretamente a redução de custos e de riscos, o aumento de produtividade e o desenvolvimento seguro e saudável do seu negócio.
Em um setor que impacta tão fortemente a economia nacional, a análise de dados se torna uma aliada de grande importância, já que impulsiona a profissionalização das atividades, promove a inovação e até a sustentabilidade. Investir em conhecimento e tecnologia para coletar e analisar dados em suas operações é investir no futuro do seu negócio.
Gostou de conhecer mais sobre agropecuária brasileira? Curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de outras dicas e conteúdos sobre redução de riscos e gestão no agronegócio.