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Continuidade de negócios na agricultura: saiba como conseguir

Garantir a continuidade de negócios na agricultura deve ser uma das prioridades para a gestão ao fazer o planejamento para determinado período. Por meio dele, a equipe traçará as melhores práticas para garantir que a produção ocorra sem interrupções, mesmo que haja eventos fora do controle da administração. Assim, a operação ocorrerá normalmente, os compromissos firmados serão cumpridos com eficiência, e haverá a satisfação dos clientes, independentemente do contexto.

Pensando nisso, elaboramos este material para que você entenda as melhores práticas que podem ser adotadas em sua gestão, além de apresentar os principais diferenciais de contar com um seguro agrícola. Continue a leitura e tire suas dúvidas!

Diversificação de culturas

Optar pela diversificação de culturas garante a continuidade dos negócios, pois essa prática melhora os aspectos físicos, químicos e biológicos do solo, permitindo que diferentes cultivos aproveitem o solo de formas variadas sem prejudicar sua qualidade. Além disso, a diversificação auxilia no controle de pragas, reduz o uso de defensivos agrícolas e aumenta a fertilidade do solo.

Recomendamos também explorar diferentes formas de comercialização de um mesmo produto. Em uma plantação de uvas, por exemplo, o produtor pode vender a fruta própria para o consumo ou investir na venda da polpa para a produção de sucos e derivados.

Planos de contingência

É necessário enxergar a agricultura como um negócio, tal como qualquer outro. Dessa forma, é importante elaborar um plano de contingência. Inicialmente, enumere os riscos existentes. Por exemplo, em uma plantação de café no estado de Minas Gerais, as frequentes chuvas entre dezembro e março podem prejudicar a lavoura. Compreender esses riscos e planejar estratégias para mitigá-los deve ser uma das prioridades no planejamento anual.

Em seguida, avalie esses riscos com base na gravidade e na probabilidade. No mesmo contexto, as chuvas podem reduzir a qualidade do grão, resultando em clientes insatisfeitos e perda de novos negócios.

Entre as estratégias que podem ser adotadas, aumentar a quantidade de café varrição (aquele que fica no chão) colhido nos períodos iniciais pode ajudar a manter uma qualidade maior do produto. Essa seria uma medida de contingência que faria toda a diferença nos resultados.

Gestão de riscos e plano de contingência

A gestão de riscos está intimamente ligada aos planos de contingência, pois é por meio dela que se pode entender os tópicos existentes e trabalhar neles. Como vimos, é necessário identificar os riscos e elaborar um planejamento para mitigá-los, além de compreender as melhores práticas para enfrentá-los e a resposta necessária para evitar perdas financeiras.

Uso de tecnologia e inovação

A tecnologia na agricultura deve ser vista como algo primordial para a continuidade e para o diferencial competitivo em relação aos concorrentes. Por meio dela, existe a possibilidade de reduzir custos com técnicas para diminuição do consumo de produtos, aumentar a produtividade e garantir que haja um foco maior em atividades estratégicas e menos operacionais, além de reduzir impactos ambientais e ter mais efetividade em diferentes processos.

Entre os usos mais comuns que podem ser mencionados, destacamos:

  • drones: com essas ferramentas, há a possibilidade de monitorar plantações maiores e garantir o desenvolvimento e crescimento saudável de diferentes culturas;
  • GPS agrícola: locais estratégicos da propriedade podem ser identificados com mais precisão;
  • uso de dados: por meio de equipamentos específicos para o campo, as equipes têm a oportunidade de tomar decisões baseadas em dados, garantindo mais efetividade para as escolhas feitas em diferentes processos e tendo mais facilidade para gerar relatórios gerenciais.

Gestão financeira

Há cuidados específicos que devem ser considerados na gestão financeira do negócio. É importante contar com um plano anual que identifique os custos envolvidos e os possíveis ganhos, além de manter uma reserva de emergência para garantir a saúde do negócio em caso de crises apontadas no plano de contingência.

Recomendamos o uso de ferramentas próprias para a gestão financeira na agricultura, que possibilitem maior precisão das informações, forneçam dados detalhados para um planejamento eficaz, organizem as despesas em categorias para identificar onde há mais custos e facilitem a conferência de relatórios sempre que necessário.

Além disso, um controle de estoque eficiente é essencial, pois facilita a administração da propriedade com entradas e saídas de produtos sempre registradas. Consequentemente, o cálculo do lucro do negócio será otimizado, permitindo a elaboração de planos de ação adequados ao contexto.

Capacitação

Ao investir na capacitação profissional de todo o time, haverá mais eficiência no uso de insumos, uma vez que existem treinamentos próprios para o uso eficiente de recursos. Além disso, reduzirá custos operacionais, pois contribui para melhorar a satisfação do time com o próprio negócio (diminuindo a rotatividade), além de permitir melhoria na qualidade dos produtos agrícolas, justamente por possibilitar mais entendimento dos funcionários em diferentes contextos.

Outros diferenciais também podem ser sentidos, como o acesso a novas tecnologias por parte dos profissionais e o maior conhecimento sobre práticas agrícolas que são tendências e ainda pouco conhecidas no mercado.

Seguro agrícola

O seguro agrícola protege as atividades rurais contra perdas significativas identificadas nas etapas iniciais de um plano de continuidade. Em caso de condições climáticas adversas que afetem a plantação, o seguro proporciona tranquilidade ao produtor, garantindo que ele possa cobrir os principais custos do processo e cumprir compromissos com fornecedores e profissionais.

Para escolher o seguro adequado, avalie o atendimento da empresa, entenda as cláusulas do contrato e as coberturas da apólice, identifique as principais necessidades de sua propriedade e verifique se elas são contempladas pelo contrato, bem como pesquise a reputação da seguradora para entender se o negócio é idôneo.

Ao longo do conteúdo, tivemos a oportunidade de explicar mais detalhes a respeito da continuidade de negócios, seus diferenciais e dicas que podem ser adotadas por uma equipe. Como vimos, o seguro fará toda a diferença para que a operação continue em funcionamento e os acordos firmados sejam cumpridos, mesmo se houver incidentes que não estavam no planejamento.

Por isso, se deseja entender um pouco mais sobre o funcionamento e como fazer a contratação efetiva do seguro, entre em contato com a gente e converse com nossa equipe!