6 dicas para uma descrição correta de uma vaga para estagiário
É verdade que o processo de contratar um novo colaborador pode ser um pouco desgastante. E quando se trata de uma vaga para estagiário, que costuma ter uma rotatividade alta, é comum que as empresas não se dediquem tanto a todas as etapas do processo seletivo, especialmente no momento da descrição da vaga.
No entanto, esforçar-se nessa etapa da seleção é o segredo para atrair os jovens talentos certos para a sua empresa. Afinal, ninguém merece avaliar inúmeros currículos que não tenham a ver com a vaga e acabar com poucos candidatos realmente aptos para o cargo.
Uma descrição de vaga eficiente pode não apenas acelerar o processo, mas também fornecer as ferramentas adequadas para avaliar cada candidato. Duvida? Então, dê uma conferida na nossa dica nº 1. E se você quiser aprender a fazer uma descrição certeira, leia, abaixo, todas as nossas 6 dicas e conquiste os melhores novos talentos do mercado.
1. Antes de tudo, faça uma boa descrição da função que deseja ocupar
Você sabe exatamente o que espera que o futuro estagiário cumpra na sua organização? É muito importante ter bem definidas as atribuições esperadas de quem ocupa um determinado cargo — não apenas do estagiário, mas de todos os cargos na empresa. Com uma descrição de vaga bem delineada:
- os colaboradores saberão exatamente o que se espera deles, organizando melhor seus fluxos de trabalho;
- é possível medir o desempenho de cada profissional, com base no que é efetivamente esperado dele;
- durante a etapa de entrevistas do processo seletivo, é viável avaliar melhor se os candidatos têm as características e habilidades desejadas para o cargo.
Para essa tarefa, não é apenas o setor de RH que deve ser chamado, mas também os gestores e outros colaboradores da área na qual o jovem entrará para atuar. Afinal, somente eles saberão com certeza as características e habilidades esperadas do estagiário com quem desejam trabalhar.
Aqui, entram tanto habilidades pessoais — como ter curiosidade e habilidade de resolver problemas, saber trabalhar em equipe, ser comunicativo, ser organizado etc. — quanto técnicas, como o conhecimento de determinado software.
2. Fale diretamente com o profissional que deseja atrair
Procure utilizar um tom de voz mais próximo do colaborador que pretende trazer para o seu negócio. Essa é uma tática muito recomendada por recrutadores com o objetivo de captar os melhores talentos. Isso porque o que queremos é que a pessoa visualize a si mesma na vaga anunciada e deseje fazer parte do time. A seguir, listamos algumas boas práticas para quem quer ter um tom de voz mais próximo do seu “público-alvo”:
- troque o termo “candidato ideal” por “você”;
- experimente ler o texto em voz alta e verifique se algumas passagens soam formais demais — formalidade excessiva pode causar um distanciamento;
- utilize sentenças simples e diretas.
O último item dessa lista nos leva à nossa próxima dica.
3. Vá direto ao ponto
Esqueça os longos textos apresentando os valores e a missão da empresa na descrição de sua vaga. É até recomendável que a missão esteja disposta nos anúncios de vaga — queremos despertar o sentimento de engajamento e de identificação com a empresa nos candidatos —, entretanto, deixe os textos maiores e mais detalhados para as páginas apropriadas — como o LinkedIn.
Sabemos que cada vez mais tarefas são feitas diretamente pelo celular e o público-alvo de uma vaga para estagiário costuma ser bem jovem. Então, é bem provável que a descrição de sua vaga seja vista por meio de uma tela de smartphone. Por isso, certifique-se de elaborar um texto sucinto e em formato responsivo — que possa ser reproduzido em qualquer tipo de tela.
Além disso, segundo uma pesquisa americana recente, um em cada cinco candidatos ficam menos de 10 minutos em um anúncio de vaga de emprego em seus celulares, antes de partirem para a próxima página. Ou seja, é melhor fazer esses minutos valerem.
4. Descreva o dia a dia do futuro estagiário
No item anterior, falamos sobre a importância de se ir direto ao ponto, mas isso não significa que você deve ser superficial ao descrever as atribuições do cargo em seu anúncio. Não seja vago sobre o que espera do seu futuro colaborador em sua rotina na empresa. E procure também não deixar de fora as partes não tão legais assim da função. Afinal, o profissional ideal é aquele que gosta de desafios.
Assim, descreva, de forma sucinta, as principais atividades do cargo. Exemplos desse tópico para uma vaga para estagiário na área do Direito poderiam ser:
- pesquisa de jurisprudência;
- auxílio na elaboração de petições iniciais;
- idas ao fórum.
Ao descrever a rotina do futuro estagiário, você alinha as expectativas com os candidatos — assim, as chances de ter um colaborador frustrado com as demandas diárias diminuem consideravelmente.
5. Ressalte as habilidades e os conhecimentos desejados
Este é o momento de pontuar os cursos de graduação que os candidatos deverão fazer, além de outros conhecimentos específicos que podem ser necessários para a execução das atividades do cargo. No entanto, vale lembrar que o objetivo de uma vaga para estagiário é justamente preparar a pessoa para o mercado de trabalho, portanto, não faz sentido exigir experiências em empresas anteriores.
Concentre-se nas habilidades e competências que o candidato pode adquirir durante a graduação ou por meio de cursos de extensão.
6. Aponte os benefícios da vaga para estagiário
Você provavelmente sabe que o estágio não é regido pela CLT, mas pela Lei do Estágio. Assim, nesse modelo de contratação, vale-refeição e vale-alimentação são considerados benefícios e oferecê-los pode fazer a diferença para tornar a sua empresa competitiva e para conseguir captar os melhores candidatos.
Ter esses elementos bem destacados na descrição de vaga vai atrair um número maior de candidatos para o seu processo seletivo — aumentando (e muito) suas chances de conquistar os melhores talentos. Então, deixe evidente, em seu anúncio, algumas informações, como bolsa-auxílio, vale-refeição, vale-transporte, seguro estagiário e outros benefícios que a sua empresa possa oferecer a quem for selecionado para a vaga.
O seguro-estagiário, aliás, é obrigatório por lei, e extremamente importante na hora da contratação. Mas ele também pode ser um atrativo de novos talentos para o seu negócio.
Com a Humber Seguros, o estagiário estará garantido 24 horas por dia em qualquer lugar que esteja, até mesmo fora do ambiente de trabalho. Somos a opção mais ágil e acessível do mercado e a contratação pode ser feita totalmente online, por meio do seu computador ou de um smartphone.
Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre a descrição correta de uma vaga para estagiário, entre em contato conosco. Nós estamos à disposição para ajudá-lo!