HomePostsSeguro agrícolaVerão brasileiro terá temperaturas altas e chuvas generalizadas

Verão brasileiro terá temperaturas altas e chuvas generalizadas

Seguro agrícola
verao_brasileiro_tera_temperaturas_altas_e_chuvas_generalizadas

Confira a previsão para o verão brasileiro

O verão é uma estação climática de grande importância para a atividade agrícola. Diante disso, o agricultor deve se atentar. Segundo o prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esse período deverá ter temperaturas altas e chuvas generalizadas em grande parte do Brasil.

Influência do verão na agricultura

De acordo com o Inmet, o verão é marcado por chuvas em forma de pancadas, temporais com possibilidade de granizo, ventos fortes e elevação das temperaturas. A frequência e a quantidade de chuvas neste período proporcionam um bom desempenho da produção de grãos da primeira safra e da safrinha no país.

Os prognósticos consistem na análise das tendências das condições oceânico-atmosféricas. Elas influenciam o clima no Brasil e em projeções de modelos climáticos estocásticos, como o do Inmet.

Previsão climática

A estação contará com o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña, mas de forma fraca. Os efeitos do La Niña poderão ser intensificados ou atenuados conforme a temperatura na superfície do Oceano Atlântico Tropical. E também na área oceânica próxima à costa do Uruguai e da Região Sul.

Prognóstico climático por região

Os três primeiros meses de 2017 são importantes para o manejo dos cultivos e o planejamento agrícola.

Região Norte

A região pode apresentar forte variabilidade espacial na distribuição de chuvas, com significativa probabilidade de áreas com precipitação dentro da faixa normal ou acima. Isso acontece principalmente no Amazonas, Pará e Tocantins. Poderão apresentar irregularidade na distribuição das chuvas algumas áreas dos estados do Acre e Rondônia.

Região Nordeste

No mês de janeiro, a Região Nordeste é marcada pelo início das chuvas. Em grande parte do litoral leste entre Natal e Aracaju os valores de precipitação serão menores.

Há grande possibilidade da ocorrência chuvas, no setor norte e leste da região, se distribuírem de normal até acima da normal climatológica neste período.

O verão poderá ser marcado por chuvas regulares em quase toda a região. Entretanto, mesmo com a expectativa de chuvas é preciso resguardar recursos hídricos.

Região Centro-Oeste

Com a formação de sistemas de baixa pressão atmosférica, a previsão para os próximos três meses indica chuvas acima da normal climatológica. Isso acontece em grande parte dos estados de Goiás e Mato Grosso.

Eventos extremos como chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo em todos os estados da região são cogitados devido a possível posição da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mais ao norte de sua posição climatológica.

Já o sul do estado de Mato Grosso do Sul possui uma maior probabilidade de chuvas irregulares e abaixo da normal climatológica para o trimestre.

Estima-se uma média trimestral alta de chuvas. Por isso, o agricultor deve ficar atento aos altos níveis de umidade que podem causar o aparecimento de doenças. Entre elas, a ???Ferrugem Asiática???.

Região Sudeste

No Sudeste, prevê-se chuvas de forte intensidade em toda a região. Um destaque é que a média de precipitação em todo o trimestre é alta.

Existe uma tendência de anomalias positivas de precipitação na divisa dos estados de São Paulo, Minas Gerias e do Rio de Janeiro. Diante disso, há a possibilidade de desenvolvimento dos cultivos e a recarga dos reservatórios.

banneragricola

Região Sul

Por fim, a região sul pode contar com uma distribuição irregular de chuva. Como consequência isso pode gerar uma diminuição na precipitação (condição atmosférica conhecida como subsidência) em boa parte do Sul do país.

Segundo o Inmet, podem ocorrer chuvas irregulares e acima da normal climatológica na metade norte do Paraná.
Deve-se estar atento, pois existe a chance de longos períodos sem chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Previsão do tempo atualizada
A Humber Seguros oferece a previsão específica de cada cidade. O serviço é atualizado a cada três horas com base nas principais fontes online de previsão do tempo.

Clique aqui e confira a previsão para sua cidade!

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)