Use EPIs e evite acidentes de trabalho

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são usados para proteger os trabalhadores e evitar acidentes de trabalho 

Muitas pessoas estão sujeitas a acidentes de trabalho diariamente. Algumas até mais que outras, tendo em vista que certas atividades oferecem um risco maior. Foi com essa preocupação, que a legislação trabalhista brasileira criou diversas Normas Regulamentadores (NRs) que obrigam empresas, sejam elas públicas ou privadas, a oferecer a seus empregados os EPIs ??? Equipamentos de Proteção Individual.

Cabe à empresa fornecer aos funcionários, gratuitamente, os equipamentos adequados ao risco de sua função, em perfeito estado de conservação e funcionamento. ?? também de responsabilidade dela a certificação de que o equipamento adquirido tenha sido aprovado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), órgão ligado ao Ministério do Trabalho.
Os EPIs podem ser classificados de acordo com as necessidades do empregado no que tange a sua função dentro da empresa:

  • Proteção da cabeça: Capacete;
  • Proteção auditiva: Protetores auriculares e tampões;
  • Proteção respiratória: Máscaras; filtros próprios para cada tipo de contaminante do ar como gases e aerossóis;
  • Proteção ocular e facial: ??culos, viseiras e máscaras;
  • Proteção de mãos e braços: Luvas feitas de diversos materiais e tamanhos conforme os riscos contra os quais se quer proteger: mecânicos, químicos, biológicos, térmicos ou elétricos;
  • Proteção de pés e pernas: Sapatos, coturnos, botas, tênis, apropriados para os riscos contra os quais se quer proteger: mecânicos, químicos, elétricos e de queda;
  • Proteção contra quedas: Cinto de segurança, sistema antiqueda, arnês, cinturão e mosquetão;
  • Proteção do tronco: Avental.

Estar ciente dos riscos de sua profissão e evitar que eles aconteçam, é responsabilidade de cada um. Numa empresa, não importa se o serviço é prestado por um estagiário, um funcionário recém-contratado ou alguém que já esteja lá há anos. O risco existe para todos. Por isso, é importante que cada indivíduo conheça os equipamentos de proteção obrigatórios para exercer com responsabilidade e segurança a sua função.

Cabe ao usuário higienizar seus equipamentos de trabalho e cuidar para que ele esteja sempre em condições de uso. Caso perceba que há algum desgaste ou dano que justifique a troca, deve fazê-lo imediatamente. Lembrando que o uso correto do EPI reduz significativamente os riscos de acidente, mas não substitui os demais cuidados no ambiente de trabalho.

Embora muitos reclamem do incômodo inicial no uso desses equipamentos, lembre-se que o desconforto é passageiro, mas as sequelas de um acidente ou de uma doença podem ser para sempre.
Fique atento! Não coloque sua vida e a de seus companheiros de trabalho em risco.

Aproveite as dicas e faça também um Seguro de Vida.

Se você é estagiário, não deixe de conhecer nosso Seguro Estagiário e garanta um tempo de estágio com tranquilidade.