Trinca, rachadura ou fissura na parede? Qual a diferença entre elas?
Saiba a diferença entre trinca, rachadura ou fissura e entenda o que acontece na parede da sua casa
Não importa se sua casa é nova ou velha, se você perceber o surgimento de uma marca na parede ou no teto, como uma aparente rachadura, a primeira coisa que deve se perguntar é: isso é realmente uma rachadura? Ou será uma fissura ou uma trinca?
Caso não saiba avaliar o problema, procure ajuda de um engenheiro civil ou converse com alguém que entende do assunto para fazer uma análise. Lembre-se: uma simples fissura na parede pode esconder um problema maior e não visível na estrutura da sua casa.
Fissuras: geralmente, são aberturas estreitas e alongadas na superfície de um material. As fissuras são, na maioria das vezes, de gravidade superficial, como um problema na pintura, na massa corrida ou no cimento queimado, o que não indica problemas estruturais no seu imóvel. No entanto, toda rachadura começa como uma fissura, por isso é importante ficar atento e observar se há evolução da fissura ao longo do tempo.
Trincas: são aberturas mais profundas e acentuadas, causando a “separação entre as partes”, como uma parede, por exemplo. Essa situação já é mais difícil de categorizar, pois exige equipamentos especializados. Por isso, sempre fique atento, pois o que parece fissura pode ser uma trinca.
As trincas são muito mais perigosas do que as fissuras, pois apresentam ruptura dos elementos, como no caso mencionado da parede, e podem afetar a segurança dos componentes da estrutura de sua casa ou prédio.
Rachaduras: as rachaduras são aberturas maiores, mais profundas e acentuadas. São muito evidentes e facilmente perceptíveis. Para serem caracterizadas como rachaduras, as aberturas são de tal magnitude que vento, água e até luz passam através dos ambientes. Esse problema requer cuidado imediato.
Existem algumas razões para que essas aberturas ??? fissura, trinca e rachadura ??? aconteçam. Podemos citar algumas causas comuns para esses problemas:
Retração de concreto, argamassa ou tinta: quanto mais água ou cimento houver na massa do concreto ou da argamassa, maior será essa retração, e esta pode ser observada por meio de fissuras. Outra situação é quando a tinta seca e apresenta retração, causando também fissuras na parede ou no teto.
Dilatação: quando expostas ao sol, algumas partes da casa dilatam e retraem mais do que outras, causando possíveis fissuras. A laje, por exemplo, dilata bastante com o sol.
Vibrações e trepidações: vibrações constantes podem afetar casas e edifícios. Exemplos disso são imóveis localizados onde há excesso de veículos trafegando na rua, acesso a metrô e inúmeras outras fontes.
Além dos poucos exemplos citados, há outras razões para fissuras, trincas e rachaduras surgirem. Problemas com o fluxo de água ou lençol freático, problemas de execução, problemas de projeto e muitos outros.
Se você tem um problema com trincas ou rachaduras, procure um especialista e requisite uma análise técnica de seu problema. Não tente descobrir o problema sozinho.
Diante de situações como essas, é fundamental ter um Seguro Casa da Humber Seguros. Com seu imóvel assegurado pela Humber, você fica mais tranquilo diante das situações que exigem cuidados específicos com o seu lar, pois sabe que pode contar com nossa assistência.
Fonte: IG