HomePostsSeguro de acidentes pessoaisSeguro de VidaConheça os principais tipos de seguro de vida!

Conheça os principais tipos de seguro de vida!

Seguro de acidentes pessoais, Seguro de Vida
tipos de seguro de vida

Existem algumas opções de seguros de vida que não deixam dúvidas sobre qual seria a melhor alternativa. No entanto, existem diferenças entre eles que podem ser esclarecidas e não são tão complicadas como pode parecer inicialmente.

O fato é que algumas preocupações em relação ao futuro são fatores importantes que nos levam a escolher entre um e outro seguro de vida, visto que todos funcionam com uma garantia para alguma necessidade, dando uma sensação de proteção em algumas situações.

Sendo assim, para esclarecer as principais dúvidas sobre os tipos de seguro de vida existentes, preparamos este conteúdo com diversas informações. Continue a leitura e confira!

O que é seguro de vida?

O seguro de vida é uma indenização financeira cuja função é pagar o valor acordado em uma apólice ao beneficiário ou a seus dependentes, sendo uma proteção contra situações imprevistas que possam impactar a vida financeira.

Tal garantia financeira é oferecida pela seguradora, mediante pagamentos mensais ou anuais feitos pelo beneficiário, de acordo com o que for acordado em contrato, que define os tipos e valores da cobertura.

Essa proteção financeira, geralmente, ocorre em caso de perdas, acidentes ou doenças, evitando que os beneficiários tenham sua renda atingida ― o que pode gerar consequências financeiras.

Para que serve o seguro de vida?

O seguro de vida tem por objetivo proteger o beneficiário financeiramente, diminuindo o impacto que algumas situações imprevisíveis possam causar. Além da indenização em caso de morte, a mais básica, o contratante pode escolher outros tipos de cobertura.

Alguns tipos mais comuns são: tradicional, resgatável, simplificado, temporário, entre outros.

Como funciona o seguro de vida?

O funcionamento do seguro de vida começa com uma simulação que considera as necessidades de cada pessoa. Em cima disso, é estipulado o valor para a cobertura total. Por fim, conclui-se a contratação na qual são especificadas cobertura e regras.

Sendo assim, para ter direito ao seguro de vida, é necessário o pagamento conforme acordado em contrato. Se ocorrer algum imprevisto que, mediante o contrato, tenha previsão de cobertura, o beneficiário solicitará a indenização.

Quais são os tipos de seguro de vida?

Existem dois grandes grupos de seguro de vida: o individual, negociado com beneficiário e que considera as particularidades de cada pessoa, e o coletivo — contratado por uma pessoa jurídica, que estuda o risco global de um grupo e não de uma pessoa apenas.

No entanto, devemos deixar claro que o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais são conceitos muito diferentes. O seguro de vida tem valores mais altos, visto que sua cobertura é bem mais ampla, pois inclui várias situações que possam levar o segurado ao óbito.

Já o seguro de acidentes pessoais, com valores mais baixos, oferece cobertura apenas para o caso de óbito ocasionado por acidente. É uma modalidade indicada para trabalhadores que exercem atividade de risco.

Conheça os principais tipos de seguro de vida!

Tradicional

O seguro de vida tradicional já é bem conhecido, no entanto, nem todos sabem suas principais características. O contrato é bilateral e busca proteger determinado bem, material ou não. É um contrato firmado entre duas partes, gerando direitos e obrigações aos envolvidos.

Diante disso, é obrigação do segurado pagar o prêmio — o qual é o valor revertido para a seguradora — sempre em dia. O valor pago é utilizado para garantir o funcionamento do sistema, com as indenizações e os custos administrativos, assim como assegurar a indenização aos investidores.

Vale ressaltar que a obrigação da seguradora é pagar as indenizações a quem investiu em um seguro, caso os eventos previstos e cobertos pela apólice ocorram — que na linguagem técnica são chamados de sinistros.

Denomina-se seguro de vida aquele que tem a vida como objeto central do contrato. Logo, sua principal finalidade é proteger a família ou os dependentes do segurado em situações de desamparo caso ele falte.

No próprio contrato são nomeadas algumas pessoas para serem as beneficiárias. Elas receberão a indenização caso um evento que ocasione o desamparo financeiro ocorra.

O segurado nomeia quem ele quiser como beneficiário do seguro, mesmo que não faça parte da família. A apólice não tem relação com os herdeiros previstos em lei ou vinculados a um testamento.

Resgatável

Da mesma forma que ocorre com o seguro tradicional, acontece com o resgatável, ou seja, ele conta com a proteção contra os sinistros acordados na apólice.

Assim, em caso de falecimento ou invalidez no trabalho, a indenização será feita de acordo com o previsto em contrato. A diferença aqui se dá no caso de não ocorrer nenhum sinistro durante a vigência do contrato, em que será possível resgatar o valor investido.

A carência do seguro resgatável é de dois anos. No entanto, quanto maior for o tempo de contribuição, maior será o valor resgatado.

O seguro resgatável garante que o segurado, após a vigência do contrato, receba parte do valor investido com rendimentos. O motivo é que uma parte desse valor vai para o fundo de resgate, que rende 3% ao ano com correção pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Simplificado

É um seguro que visa à simplificação do processo com a negociação feita 100% online. É possível preencher seus dados em um formulário online, assim como imprimir o documento. Ao efetuar o pagamento, o segurado já está protegido.

O seguro de vida simplificado pode ser constituído por um número menor de coberturas e uma abordagem mais simples, a contratação se torna bem mais rápida e tranquila.

O processo ocorre de forma intuitiva, sendo apenas necessário preencher o formulário com algumas informações, e pronto!

Temporário

O seguro de vida temporário garante aos beneficiários uma indenização por um período preestabelecido de tempo. É uma boa estratégia para manter seguros em curto e médio prazos, em caso de um provedor de família vir a óbito.

Ideal para quem deseja manter o padrão de vida de sua família por um determinado período. Exemplo disso, seria pagar uma apólice de seguro até que os filhos se formem na faculdade.

Temporário decrescente

Esse tipo de seguro de vida é similar ao temporário. Sua principal diferença se refere ao valor da indenização paga pela seguradora aos beneficiários, visto que diminui ao longo do tempo até o fim do período estipulado no contrato.

É ideal para quem busca uma proteção financeira em curto prazo para seus dependentes. Esse decréscimo no valor permite que os beneficiários se adaptem com mais facilidade — suavizando a transição do recebimento, tornando menor com o tempo, até que cesse totalmente.

Além disso, essa modalidade se caracteriza por recebimentos iniciais mais altos que vão se tornando menores com o tempo.

Agora que você já conhece alguns tipos de seguro de vida, escolha qual se encaixa mais às suas necessidades e momento. Trata-se de uma decisão importante que gera tranquilidade para muitas famílias!

Gostou deste post? Interessou-se pelo seguro de vida? Entre em contato conosco, pelo nosso site, e conheça mais sobre os seguros de vida da Humber Seguros que garantem ao segurado ou aos seus beneficiários o pagamento de uma indenização em várias situações. Visite-nos!