HomePostsSeguro Franquia AutomovelSimulação de seguro de franquia de automóvel: o que é considerado?

Simulação de seguro de franquia de automóvel: o que é considerado?

Seguro Franquia Automovel
simulação de seguro
simulação de seguro

O valor da franquia da sua apólice está te preocupando? Pois saiba que existem soluções no próprio setor de securitização que dão cobertura para isso. E na hora de selecionar a melhor opção para sua realidade, não deixe de realizar uma simulação de seguro para tanto.

Mas, antes de correr para a companhia atrás dessa espécie de orçamento, é relevante ficar bem informado, descobrindo como funciona esse processo, o que é considerado para avaliar os riscos e quais são os motivos que tornam tão útil fazer esse tipo de análise para fechar negociação, concorda?

Veja tim-tim por tim-tim a seguir, combinado?

Como funciona a simulação de seguro de franquia de automóvel?

Com várias similaridades com um orçamento, o processo de simulação de seguros busca propor cenários e comparar condições para que o interessado em contratar esse serviço consiga definir qual é a opção ideal.

Quando se trata de uma apólice para cobrir o valor da franquia de automóvel que outro contrato exige, isso abrange todos os fatores que afetam o valor dessa coparticipação, à medida que tanto os riscos de sinistro quanto os custos decorrentes estão diretamente relacionados à probabilidade de usar essa proteção.

Na prática, realizar essa análise começa com o levantamento dessas informações e depende de uma corretora de confiança para que ela verifique junto às mais diversas seguradoras quais são os diferentes modelos disponíveis no mercado para atender adequadamente às necessidades do futuro contratante.

O que é considerado nessa hora?

Não é à toa que muitas informações são solicitadas pelas seguradoras para vender uma apólice. Afinal, são diversos os fatores que geram maior ou menor grau de risco, determinando o preço a ser pago para que essas companhias o assumam.

Logo, efetivar uma simulação de seguro de franquia de automóvel passa por coletar desde os dados que levaram à estipulação do valor dessa contrapartida em caso de sinistro até os detalhes do contrato principal. Entenda melhor cada um desses pontos!

Valor da franquia

Se a ideia por trás desse tipo de seguro é cobrir o que o beneficiário precisará pagar frente a um sinistro antes que a companhia de quem contratou o serviço principal se torne responsável pelos prejuízos, esse valor é um fator central em uma simulação, não acha?

Via de regra, quanto menor for essa quantia, mais interessante se tornam as condições, reduzindo o prêmio da apólice complementar. Entretanto, vale ressaltar que nem sempre isso prevalece. Um bom exemplo de exceção são os quadros em que os custos de contratação original são altos, levando a diminuição desse desembolso.

Modelo e ano do veículo

As condições do bem têm relação direta com os riscos de algum incidente realmente ocorrer. Por esse motivo, quando veículos estão envolvidos, ano e modelo são duas bases para avaliar isso, já que essas informações impactam nas probabilidades de ocorrerem falhas mecânicas capazes de dar causa a acidentes, por exemplo.

Cobertura

Além dos acidentes, colisões, derrapagens, capotagens, raios, explosões, incêndios, enchentes, vendavais, granizo, terremotos, vandalismo, roubos e furtos estão entre os tipos de coberturas que podem ser contratadas para um carro.

Isso é relevante à medida que as perdas parciais dentro do que está na apólice são as situações que geralmente exigem o pagamento da franquia. Assim, quanto mais possibilidades estiverem abrangidas, maiores são as chances de utilizar essa garantia e, portanto, de acionar o seguro secundário para arcar com tal valor.

Perfil do motorista

Já que as probabilidades de um sinistro ocorrer são um fator-chave para o valor da franquia, o perfil do condutor se torna preponderante em uma simulação de seguro ao impactar nessa questão. Por isso, as companhias consideram:

  • idade, gênero, profissão e estado civil;
  • experiência e histórico do motorista.

A partir desses dados, é realizado um cruzamento com estatísticas e estudos que indicam quais são as chances de algo acontecer frente a essas características. Em geral, mulheres, pessoas com mais de 25 anos, casados e aqueles com mais tempo de habilitação representam os menores riscos. Ou seja, têm acesso a apólices mais baratas.

Localização

Embora seja um dos principais motivos que levam uma pessoa a procurar por um seguro de automóvel, morar ou trafegar em locais em que os riscos de acidentes, roubos etc. são mais altos, raramente é algo lembrado como um fator capaz de encarecer a franquia. Mas isso acontece.

Questões como a disponibilidade de garagem, moradia ou trabalho em áreas com maior incidência de crimes e uso frequente de estradas ou vias em piores condições fazem parte disso. Desse modo, a seguradora que vai cobrir a contraparte do beneficiário em um sinistro também coloca esses pontos na balança para definir seu prêmio.

Limite de reembolso

Um seguro franquia nem sempre cobre o valor integral dela, sabia? A depender do seu patamar e dos riscos mapeados, pode ser que o reembolso que esse tipo de apólice fornece seja parcial, previsto por meio de um percentual ou de uma quantia fixa.

A boa notícia é que quanto menor for o montante desse retorno, o prêmio a ser pago na contratação também é mais baixo, uma vez que existe um equilíbrio entre ambos. Por consequência, esse limite deve ser considerado na simulação, viu?

Por que é tão importante realizar uma simulação de seguro?

Avaliar custos antes de contratar esse tipo de serviço é o caminho para escolher a opção com melhor custo-benefício, não é? Isso porque a simulação de seguro de franquia de automóvel é uma forma de conhecer quais são as empresas no mercado e o que oferecem para responder à realidade do interessado.

Nesse sentido, esse levantamento permite comparar tanto valores quanto coberturas para promover a segurança financeira do beneficiário desde a contratação até o uso, minimizando os desafios que os momentos difíceis depois de um sinistro trazem, especialmente quando os danos reduzem a renda do contratante.

Ainda, trata-se de um meio a partir do qual um planejamento orçamentário adequado é construído, imaginando cenários e organizando medidas para que mesmo as situações mais imprevisíveis ou devastadoras se tornem gerenciáveis com o apoio das soluções de securitização escolhidas.

Percebeu como uma simulação de seguro de franquia de automóvel é o primeiro passo para uma contratação alinhada às suas necessidades? Mais que isso, os fatores que são considerados pela seguradora para avaliar riscos e definir valores a serem pagos servem como uma via de mão dupla, também ajudando você a entender suas reais demandas.

Nesse momento, ainda é importante contar com quem tem experiência no mercado, como a Humber Seguros. Entre em contato agora para fazer sua simulação conosco!