HomePostsSeguro FranquiaPor que contratar seguro franquia? Descubra agora!

Por que contratar seguro franquia? Descubra agora!

Seguro Franquia
seguro franquia

A franquia é o valor que pagamos para acionar o seguro. É um tipo de coparticipação. Em um acidente, por exemplo, você paga uma parte menor e a seguradora, outra, a maior. Sua parte se chama “franquia”. O seguro franquia surgiu como uma opção extra para cobrir também esse custo.

A franquia é uma das coisas que costumamos conferir ao contratar um seguro. Outros pontos incluem carência, sinistro e prêmio. O primeiro é entre a contratação e a vigência da cobertura. O segundo é o evento coberto.

O terceiro é o valor que pagamos para manter o seguro. Tudo isso fica na apólice, o contrato do seguro. É o lugar em que concretizamos os principais pontos da contratação. Você entenderá abaixo como o seguro franquia funciona.

O que é franquia do seguro?

A franquia é a sua parte na coparticipação com a seguradora. Você entra com esse valor e ela entra com a indenização. É uma participação mínima obrigatória. Se você tem um seguro auto e o carro sofre um acidente, você terá que arcar só com a franquia.

A seguradora completa o resto. Isso serve para dano parcial, quando até 75% do carro se prejudica. Em casos de perda total, roubos, furtos ou outros problemas, não há franquia. Seu funcionamento é simples.

Na apólice, há a definição do valor da franquia e os casos em que será necessária. O pagamento não acontece à seguradora, mas à oficina mecânica que fará o conserto. Normalmente, prêmios mais altos exigem franquias baixas e vice-versa.

Como o seguro franquia funciona?

O seguro franquia é um modelo complementar ao auto. Se você bater o carro, por exemplo, normalmente precisa desembolsar a parte mínima, da franquia. O resto é pago pela seguradora. No entanto, com o seguro franquia, a seguradora também reembolsará a parte da franquia.

Nesse caso, você não será pego desprevenido com nenhum gasto. Para que ele seja válido, precisa do tempo para entrar em vigência. Normalmente, é de um ano. É o mesmo do seguro auto.

Vale lembrar que a validade depende da fidelidade das informações nos documentos. Eles são a referência para emitir a apólice. A aplicação não existe nos casos em que não há franquia. Por exemplo, a perda total, o roubo ou os casos que o seguro auto não cobre.

Quais são os tipos de franquia?

As franquias se dividem em:

  1. Franquia normal. É a básica, usada nas cotações. Ela tem um valor médio, entre a majorada e a reduzida.
  2. Franquia majorada. Ela tem um valor mais alto do que o normal, mas faz com que o preço do prêmio fique mais baixo. É aconselhado para quem prefere dispensar um valor recorrente menor ou julgar que as chances de acontecer algum evento coberto na apólice são baixas.
  3. Franquia reduzida. Nela, o prêmio é maior, mas o valor da franquia cai. É para quem prefere arcar com um custo recorrente mais alto, mas pagar pouco no caso de um imprevisto. É também para quem se sente menos seguro ao dirigir. Para esse perfil, o seguro franquia também se aplica bem.

Como acontece a avaliação?

Há a análise de muita coisa na avaliação de seguro para carros. Os valores mudam entre as seguradoras. Isso se dá porque elas têm suas bases próprias, com base nas quais determinam o preço. Tudo depende da taxa de sinistros que está na base de dados da marca.

Por isso, vale fazer uma cotação. Alguns itens que influenciam no valor incluem:

  • ano e modelo do carro;
  • tempo de uso;
  • histórico do motorista;
  • idade;
  • gênero e estado civil;
  • local de uso;
  • quantidades de coberturas adicionais.

No seguro franquia, o cálculo também inclui outros pontos. Por exemplo, a apólice do seguro auto e os valores de franquia que estão lá. A indenização deste seguro depende do valor que está no contrato do outro.

Qual é o papel da renovação?

Imagine que seu plano tenha uma data definida para renovação do seguro e você se esqueça de verificá-la. Se acontecer um dos eventos da apólice, a seguradora não cobrirá os prejuízos por causa do fim do contrato. Para uma proteção contínua, evite a expiração do contrato.

Um bom prazo para cotar a renovação do seguro é 15 dias antes de vencer a apólice. Nele, o corretor tem tempo para conferir, em várias outras seguradoras, os maiores valores. Apólices envolvem riscos, o que faz com que as cotações tenham validade curta.

Com 15 dias, dá para conferir várias propostas sem correr o risco de o contrato anterior vencer. Veja também as bonificações. Algumas seguradoras dão descontos de acordo com o tempo em que o segurado está no plano.

O que analisar na contratação?

O primeiro ponto é conhecer a seguradora. Tome cuidado para não cair em golpes. Escolha empresas com reputação ou associadas a marcas conhecidas. Veja também o termo de contrato. A apólice especifica seus direitos e precisa de uma análise cuidadosa.

Um corretor tem papel importante ao negociar. Ele especifica os pontos principais da cobertura. Leia o contrato, confira o que lhe deu dúvidas e converse com seu corretor. Atente-se às coberturas que estão no contrato. Certifique-se de que se adequam às suas necessidades.

Confira também o que não é coberto. Esse cuidado evita dores de cabeça, caso você lide com algum problema com o carro. Ele permite que você saiba o que precisará cobrir por conta. Veja também os descontos e benefícios.

Por que contar com a ajuda da Humber?

A Humber Seguros inovou com o seguro franquia, para que você tenha toda a proteção possível em um sinistro e não precise gastar seu suado dinheiro com imprevistos. Carros são bens caros. Às vezes, comprados com um complicado financiamento bancário.

Só que a Humber Seguros também se destaca com sua ampla gama de serviços. A empresa é especialista em seguro agrícola, de acidentes pessoais, residenciais, para motoboys e por aí vai. A marca também é tri campeã nacional em seguro estágio.

O seguro franquia é uma opção para quem quer ter todos os gastos de um sinistro cobertos, não só a maioria. É uma alternativa complementar útil ao seguro auto, especialmente para quem não quer ser pego de surpresa com altos valores de coparticipação. Entre em contato para contratá-lo!