HomePostsSeguro bikeVale a pena contratar um seguro para bicicleta elétrica?

Vale a pena contratar um seguro para bicicleta elétrica?

Seguro bike
seguro bicicleta eletrica

Os veículos elétricos estão começando a dominar o mundo. Embora os carros elétricos ainda não tenham aceitação universal, o mesmo não é verdade para a micromobilidade. Para garantir a segurança desse tipo de bem, há o seguro para bicicleta elétrica.

O segmento da mobilidade individual sustentável está transformando a forma de vida da Europa e da Ásia, com o Brasil abrindo gradualmente as portas para esse mercado. Na Alemanha, as bicicletas já estão na liderança entre os veículos elétricos.

A bicicleta elétrica é uma forma de transporte não poluente, econômica e prazerosa. Alia-se aos patinetes elétricos no campo da micromobilidade sustentável. As e-bikes também são uma forma de driblar o tráfego em cidades densamente povoadas. Veja mais sobre o assunto nos próximos tópicos.

Como funciona o seguro para bicicleta elétrica?
O seguro de bicicleta elétrica atende ao crescente público das e-bikes. Seu foco é trazer proteção e respaldo financeiro para o ciclista. Ele conta com coberturas básicas e adicionais, de acordo com as escolhas de quem contrata. Por isso, vale avaliar seu perfil de ciclista para escolher a opção ideal. As coberturas incluem:

roubo;
furto qualificado;
quebras ou danos;
acidentes;
responsabilidade civil (danos a terceiros).
A maioria dos brasileiros já foi assaltada ou conhece alguém que foi. Há uma sensação de insegurança em boa parte do país. Por isso, o item mais básico do seguro bike é o roubo ou furto qualificado. Ele garante a restituição da e-bike ou do seu valor de mercado. Mas é possível complementar a cobertura com muitas outras coisas.

Por que as bikes elétricas são vantajosas?
Parte do mercado dos carros entrou em declínio. Para muitos consumidores urbanos, é mais fácil usar um app de transporte do que contar com uma despesa de uma tonelada na garagem. Nesse contexto, as bicicletas elétricas surgiram como alternativa.

Algumas, feitas pelas próprias montadoras de carro. Marcas como a Mercedes-Benz, a Peugeot e a Jeep já têm seus modelos. A e-bike se destaca da bicicleta comum pela praticidade: com ela, você tem um veículo não poluente para circular rapidamente pela cidade.

Ela tem um papel na mobilidade urbana, por deixar seus adeptos independentes dos carros e da lotação no transporte público. É também um atalho para uma vida mais saudável e sintonizada com o meio ambiente.

Vale a pena contratar o seguro para bicicleta elétrica?
O seguro para bicicleta elétrica segue a lógica da contratação do seguro automotivo: é uma forma de trazer tranquilidade e paz de espírito diante da insegurança pública, especialmente em grandes cidades. Seguradoras trabalham para resguardar bens de valor e isso também vale para e-bikes.

As seguradoras já conhecem as necessidades dos ciclistas. Por isso, oferecem a apólice para cada tipo de bicicleta. Isso não vale só para as elétricas. Se você tem uma mountain bike ou até uma bike urbana comum, há um seguro para ela.

Esse tipo de seguro é útil para lidar com a insegurança pública, mas não serve só para isso. Há coberturas para danos acidentais, quebra de peças e até para os acessórios. Assim, você garante que não perderá o valor financeiro.

Quais são as vantagens do seguro para bicicleta elétrica?
Há várias razões para contratar um seguro para bicicleta elétrica. A primeira é a abrangência. Os planos envolvem as várias situações de risco pelas quais um ciclista pode passar. Ao assinar, há a previsão do funcionamento da cobertura a partir dos itens da apólice.

Tudo isso serve para trazer segurança no dia a dia. Sua contratação também não costuma ser trabalhosa, especialmente quando você conta com uma corretora de seguros. Se você tiver problemas para carregar a e-bike ou falhas no funcionamento, pode consultar os serviços da seguradora.

Entre outras vantagens, aparecem:

proteção financeira;
finanças resguardadas no caso de um imprevisto;
preservação da e-bike;
tranquilidade e comodidade;
adequação da cobertura às suas preferências;
assistência e outros serviços.
Como fazer um seguro para bicicleta elétrica?
O primeiro passo para fazer um seguro para bicicleta elétrica é avaliar as próprias necessidades. Essa é uma iniciativa importante para trabalhar suas expectativas de acordo com a disponibilidade do mercado. É aqui que você define o que as coberturas que incluirá.

O segundo passo é cotar. Conheça as várias opções do mercado para achar um bom custo-benefício. A ajuda da corretora de seguros nessa etapa também conta. Nela, há pessoas especializadas em ver a necessidade dos clientes e encontrar um produto compatível.

Por fim, você terá que:

preencher a proposta;
aguardar a análise da seguradora;
caso seja aprovado, esperar a emissão da apólice;
usar as coberturas e refletir sobre a renovação.
Como escolher a seguradora ideal?
Na hora de escolher a melhor seguradora, comece pela reputação, ou seja, por como as pessoas e o mercado a veem. Hoje, essa tarefa é mais fácil, porque dá para conferir as principais reclamações sobre uma marca em sites especializados.

A informação circula rapidamente nas redes sociais. Se você perguntar em grupos sobre alguma seguradora, também pode colher várias opiniões. Elas servem como termômetro para medir a reputação. Veja, ainda, a regularidade da situação legal.

Há empresas que se passam por seguradoras para aplicar golpes. Aqui, a ajuda do corretor também pode ser útil. Confira outros itens como:

nível de transparência das informações;
estabilidade da seguradora;
nível das coberturas;
atendimento ao cliente.
Como saber seu perfil na hora da contratação?
Há vários pontos que fazem parte da conta da seguradora para saber qual o seu perfil para contratar um seguro para bicicleta elétrica. Quanto maior o risco, mais caro ficará o seguro. A conta também inclui o valor da e-bike e outras variáveis.

É o caso de:

idade;
gênero;
região de uso da bicicleta;
local de armazenamento;
tipo de uso.
O seguro para bicicleta elétrica, portanto, traz uma sensação de segurança para seu bem, especialmente em grandes cidades. As e-bikes são uma opção sustentável de mobilidade urbana que vale valorizar. Entre em contato com a gente para contratar seu seguro!