HomePostsSeguro de acidentes pessoaisAfinal, quando vale a pena investir em um seguro de acidentes pessoais?

Afinal, quando vale a pena investir em um seguro de acidentes pessoais?

Seguro de acidentes pessoais
seguro acidentes pessoais

Diferentes situações podem, de forma repentina, afetar o principal provedor de uma família, deixando-a desamparada. Para atenuar os efeitos dessas possibilidades, existem diversas formas de proteção e, entre elas, destaca-se o seguro de acidentes pessoais.

Todo indivíduo responsável, cuja ausência poderia trazer dificuldades para os seus entes queridos, constitui o principal interessado nesse tipo de seguro. Por sua vez, trata-se de um produto bem acessível e do interesse da maioria das pessoas.

Gostaria de saber mais? Continue a leitura e descubra quando vale a pena investir em um seguro de acidentes pessoais.

Quais os tipos de seguros existentes?

Os seguros de diversos tipos existem para dar suporte financeiro por meio de uma indenização sempre que ocorrerem situações de perdas ou de danos definidas no contrato. Nesse sentido, existe uma grande variedade de seguros, entre os quais podem ser destacados como os mais comuns:

  • o seguro de automóvel;
  • o seguro de bens patrimoniais;
  • o seguro viagem;
  • o seguro saúde;
  • o seguro de vida;
  • o seguro de acidentes pessoais.

Cada tipo apresenta características próprias quanto ao objeto que protege e quanto às condições das ocorrências que são indenizáveis. Todas, no entanto, devem ser devidamente especificadas na apólice quando de sua contratação.

O que é o seguro de acidentes pessoais?

As circunstâncias do dia a dia, como aquelas referentes ao trânsito, podem originar acidentes capazes de deixar sequelas que impeçam a continuidade da vida normal ou, ainda pior, resultar em morte. Em qualquer das situações, as pessoas que dependiam do acidentado podem ficar desamparadas.

Assim, o seguro de acidentes pessoais constitui uma forma de minimizar as perdas repentinas decorrentes de experiências dessa natureza. O amparo se faz na forma de uma indenização paga ao próprio segurado ou aos seus beneficiários, que são por ele mesmo indicados.

No entanto, determinadas situações, como morte natural ou complicações resultantes de uma cirurgia, por exemplo, não constituem objeto de cobertura. Os acidentes considerados nesse seguro podem se dar de forma violenta, repentina ou involuntária, entre outras.

O que está incluso nas coberturas?

Primeiramente, é bom saber que esse tipo de seguro não se confunde com o seguro de vida, uma vez que eles apresentam algumas características que os diferenciam. A principal diferença entre os dois tipos de seguros está nas respectivas coberturas que oferecem.

Assim, o seguro de vida concentra a essência de sua cobertura nos casos de óbito, sejam por causas naturais, sejam em razão de acidente fatal. A sua abrangência, portanto, é maior e, em razão disso, ele apresenta um custo mais elevado.

Por sua vez, o seguro de acidentes pessoais cobre sinistros fatais ou que resultem na invalidez permanente do segurado. A invalidez considerada pode ser total ou apenas parcial e, embora inclua essa consequência, o seu custo é menor que o do seguro de vida por estar limitado às situações de acidente.

Ao mesmo tempo, além da indenização pelo sinistro propriamente, podem ser incluídas coberturas referentes às despesas decorrentes de auxílio médico-hospitalar e odontológico que sejam necessárias. Nesse caso, conforme previsão contratual, esses gastos podem ser ressarcidos.

Também pode constar da apólice de seguro de acidentes pessoais a assistência funerária individual ou familiar. Do mesmo modo, pode haver, ainda, a previsão do pagamento de diárias por incapacidade temporária pelos dias em que o segurado fica impedido de trabalhar.

Quais os benefícios e as vantagens de sua contratação?

O primeiro benefício da contratação do seguro de acidentes pessoais reside na própria razão de ser desse seguro: permitir uma segurança financeira para a família na ocorrência de uma partida ou de um impedimento inesperado como consequência de acidente.

Entre as vantagens da contratação do seguro de acidentes pessoais, está o valor do prêmio pago pelo contratante. Além de ser menor em comparação ao do seguro de vida, como visto, não apresenta variação em função da idade do segurado, isto é, não apresenta diferenças entre as diversas faixas etárias.

Também deve ser levado em conta que a indenização paga pelo seguro de acidentes pessoais, assim como ocorre no caso do seguro de vida, apresenta as seguintes características, no caso de morte:

  • não entra no inventário do segurado falecido;
  • não responde por dívidas deixadas pelo segurado;
  • é completamente isenta de impostos.

Um aspecto bem peculiar e vantajoso desse seguro é a sua relação custo-benefício, que é bastante favorável ao segurado. Esse é um seguro, de maneira geral, considerado barato e muito acessível.

Como fazer o seguro de acidentes pessoais?

A contratação de qualquer tipo de seguro deve ser realizada com a assistência de uma corretora de seguros experiente e de confiança. Além disso, é importante que ela já esteja consolidada e seja reconhecida pelo mercado. Essa é uma das maiores garantias para o interessado na contratação de um seguro.

Nesse sentido, considere a sólida experiência da Humber Seguros e de suas parceiras com muitos anos de serviços no setor de seguros e com milhares de clientes satisfeitos. Além disso, leve em consideração os diferenciais oferecidos para a contratação de seu seguro de acidentes pessoais.

Na Humber Seguros, por exemplo, todo o processo de contratação é muito simples e totalmente online. Isso significa que você pode contratar um seguro de acidentes pessoais a partir de seu próprio celular ou de um tablet, se assim desejar.

Para esse fim, quatro passos simples e rápidos fazem parte da contratação do seguro de acidentes pessoais na Humber:

  1. faça o cálculo do valor do seguro: na página específica do seguro, forneça os dados e realize o cálculo;
  2. digite os seus dados: com apenas alguns poucos dados solicitados, você já poderá imprimir o seu documento para pagamento;
  3. efetue o pagamento conforme calculado: o pagamento pode ser realizado na forma de débito em conta corrente, por meio de boleto ou, ainda, via PagSeguro;
  4. receba a apólice: no dia útil seguinte ao pagamento, você já receberá a sua apólice no e-mail que indicou com os seus dados.

Como se viu, o seguro de acidentes pessoais oferece benefícios e vantagens, também viabilizando o acesso de praticamente qualquer pessoa interessada. Além das vantagens existentes, na Humber Seguros, todo o processo pode ser realizado de modo bem simples e ágil.

Entre em contato conosco e descubra tudo que você precisa saber sobre seguros.