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Como garantir a satisfação profissional dos colaboradores? Saiba Mais

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Uma empresa que busca garantir a satisfação profissional dos colaboradores, certamente, os tornará mais motivados no desempenho das suas atividades. Dessa forma, todos ganham, os gestores e os funcionários — garantindo mais produtividade e sucesso.

Contudo, elevar os níveis de satisfação dos profissionais não é uma tarefa simples: depende de algumas iniciativas por parte da gestão, objetivando a tão almejada motivação, que faz os colaboradores trabalharem com mais empenho.

Sendo assim, algumas soluções para buscar esse objetivo devem ser implementadas pela administração para garantir satisfação no trabalho. A ideia é que em pouco tempo se atinja as metas e os propósitos da empresa.

Se você busca a satisfação profissional de seus colaboradores, continue conosco e conheça as principais iniciativas. Boa leitura!

O que é satisfação profissional?

A satisfação dos colaboradores tem a ver com o grau de felicidade que eles demonstram no desempenho do trabalho diário. Ou seja, o quanto eles apreciam o seu dia a dia em uma empresa. O reconhecimento e o respeito vindos da gestão já são motivos de grande satisfação.

No entanto, o nível de motivação pode variar de um funcionário para outro, pois cada um tem sua história de vida e suas aspirações em relação ao trabalho, além de cada um viver em um momento de sua carreira — ou seja, está mais relacionado a fatores internos. O engajamento, por sua vez, está mais associado a questões externas, ao coletivo, podendo ser desenvolvido em cada um dos colaboradores.

Quando se fala que “o fulano vestiu a camisa da empresa”, estamos nos referindo ao envolvimento com a organização. Ou seja, muito mais que satisfeito com o seu próprio trabalho, ele fica comprometido com os resultados da empresa, de uma forma geral.

Vale ressaltar que, por mais importante que seja um bom salário e o quanto pode ser animador, ainda assim não é somente esse fator que conta na satisfação. Boas condições de trabalho, atenção da chefia, possibilidade de crescimento, treinamentos e feedbacks para melhorias são importantes também e denotam o interesse da gestão.

Qual é a importância da satisfação profissional?

Quando os colaboradores estão satisfeitos, geralmente é porque se sentem valorizados pela gestão. Certamente, eles percebem o interesse da administração em melhorar o dia a dia de trabalho, com medidas que tornem a rotina mais prazerosa. No entanto, quando não estão satisfeitos no ambiente profissional, é porque existem alguns fatores relevantes de desmotivação e que os gestores devem tentar reverter, tais como:

  • baixos salários;
  • metas impossíveis;
  • ambiente de muita disputa, favorecendo à competição e inimizade entre os funcionários;
  • feedbacks incorretos;
  • entre outros.

O fato é que, se os colaboradores se sentem desmotivados, a tendência é de não executarem suas tarefas com prazer, resultando em falhas e baixa produtividade — a empresa, certamente, perde muito. Diante disso, o clima organizacional fica abalado e podem haver impactos financeiros, causando crises, entre outros problemas.

No entanto, isso deve ser combatido pela gestão, com medidas que garantiram melhorias e, consequentemente, uma nova visão por parte dos colaboradores. Uma organização com profissionais com altos níveis de satisfação gera muitos benefícios, como:

  • produtividade mais elevada;
  • resultados acima do esperado;
  • melhora no clima organizacional;
  • fortalecimento da marca empregadora;
  • redução no turnover e absenteísmo.

Quais são as consequências da insatisfação dos colaboradores?

A insatisfação dos colaboradores é algo que pode causar sérios danos a uma empresa. Por isso, a necessidade da gestão ficar atenta e, logo que perceba o problema, deve criar medidas para solucioná-lo.

Vale ressaltar que, se a insatisfação dos funcionários for muito alta, o índice de turnover (rotatividade de colaboradores) pode se elevar e trazer problemas que envolvem treinamentos, adaptação, entre outros, prejudicando a produtividade. No entanto, se as medidas forem tomadas, é possível reverter a situação e recuperar os funcionários com soluções que os engajem e os motivem.

Como garantir a satisfação profissional na sua empresa?

Ao diagnosticar o problema de insatisfação dos funcionários, algumas estratégias relacionadas à motivação e gestão de pessoas devem ser adotadas. Dessa forma, é possível manter o clima organizacional de qualidade, que permita o desenvolvimento dos colaboradores e do negócio. Veja, então, como tornar o ambiente de trabalho mais rico e produtivo para garantir a satisfação dos colaboradores!

Aposte na comunicação

Uma comunicação clara e com recursos que viabilize a sua boa realização permite um diálogo mais claro com os colaboradores, de forma a evitar ruídos. Além disso, permite que a gestão receba sugestões de melhoria dos próprios funcionários. Essa comunicação só se torna possível quando os gestores se preocupam em conhecer melhor sua equipe e, dessa forma, manter uma conversa mais próxima com cada perfil. Isso fica bem visível pelo colaborador que se sente valorizado e respeitado pela administração.

Ofereça feedbacks constantes

O feedback é algo essencial para promover o crescimento profissional dos funcionários. Esse retorno que o gestor oferece aos seus colaboradores aumenta a satisfação entre eles, pois é uma forma da empresa valorizar o trabalho e buscar melhorias. Por meio de feedbacks frequentes, é possível conhecer os erros e alinhar o trabalho, gerando mais produtividade.

Crie um ambiente amigável

Um ambiente de trabalho em que exista cordialidade e conforto, para que os colaboradores desempenhem suas funções, influencia muito na satisfação e na produtividade de todos. Além disso, existem as circunstâncias básicas para o trabalho, como os cuidados com a saúde ocupacional, equipamentos em plenas condições de funcionamento, garantindo segurança, conforto e facilidade durante as atividades profissionais.

Promova a qualidade de vida

A qualidade de vida é importante para qualquer pessoa, seja no âmbito pessoal, seja no profissional. Sendo assim, funcionários estressados tendem a transmitir uma imagem negativa da empresa. O clima organizacional fica impactado e os colaboradores desenvolvem problemas de saúde, como ansiedade, depressão e estresse.

Cabe aos gestores adotar ações que estimulem a qualidade de vida, como oferecer planos de saúde, seguro de vida e outros aspectos que colaboram com a segurança e bem-estar. São fatores que proporcionam uma vida pessoal e profissional organizada, satisfatória e mais produtiva.

Ofereça possibilidade de crescimento profissional

Muitas pessoas que buscam um emprego pensam também nas chances de se desenvolverem profissionalmente na empresa. Trata-se de uma possibilidade que motiva os colaboradores a desempenharem suas funções da melhor forma possível. Diante disso, a oferta de um plano de carreira dentro da empresa é sempre algo extremamente motivador que engaja e satisfaz os funcionários.

Como você conferiu neste conteúdo, é muito importante garantir a satisfação profissional dos colaboradores, para que eles se sintam felizes e motivados no trabalho, o que contribui para a produtividade da empresa.

Gostou deste post? Então, deixe seu comentário com suas experiências na gestão de pessoas que fazem a diferença na satisfação profissional dos colaboradores!