HomePostsSeguro estágioQuando devo começar um estágio?

Quando devo começar um estágio?

Seguro estágio
Estagio_quando_devo_começar

Saiba qual é o melhor momento para começar um estágio

Esta dúvida ecoa na mente de muitos universitários: qual é o melhor momento para comerçar um estágio? O que é vantajoso para minha carreira: procurar estágio logo no começo da faculdade ou esperar pelos últimos anos?

Na verdade não existe uma regra, mas os especialistas reconhecem a importância de começar a fazer alguma atividade relacionada ao trabalho o mais cedo possível.

De que maneira começar um estágio?

Iniciar não significa necessariamente assinar um contrato com horário fixo e rotina diária de segunda à sexta. Em especial se a remuneração do estágio não é fundamental na renda.

Como escolher um estágio?
O estudante precisa tentar descobrir que tipo de atividades podem acrescentar mais à sua formação. Muitos universitários preferem dedicar-se integralmente ao curso que escolheram, estudar e acompanhar palestras na área. Quem ainda tem o inglês fraco, pode ganhar mais investindo no estudo do idioma do que em um estágio, por exemplo. Também há boa opções para considerar na própria faculdade. Muitas oferecem monitorias e a chance de participar de empresas júnior.

Planejamento
?? importante destacar que o período universitário é ideal para planejar uma carreira profissional. Visitar empresas e fazer estágios mais curtos em algumas delas também pode ser proveitoso. Nos Estados Unidos e em alguns países onde a legislação trabalhista é menos rígida, é comum os jovens trabalharem e estudarem desde o segundo grau, assim passam por várias empresas até iniciarem uma carreira. No Brasil, as regras impedem essa movimentação mas existem muitas oportunidades de trabalho temporário. Todas essas atividades são iniciativas valorizadas pelas empresas.

dicas_estagio

Lembre-se também de organizar horários para se dedicar aos estudos e o estágio. Focar somente no estágio pode prejudicar o curso que você estiver fazendo. Por isso, concilie os dois para tirar maior proveito desa fase de sua vida.

O benefício da experiência
O estudante deve fazer um ou mais estágios, sejam estes remunerados ou não, pois assim ganhará segurança e desenvoltura para participar de seleções no futuro. Sabemos que as empresas apreciam muito quem tem disposição para aprender, por isso a participação em atividades dentro ou fora da universidade se faz tão importante no processo de construção de qualidades valorizadas pelas empresas, como organização, iniciativa e criatividade.

Valorize cada oportunidade de crescimento profissional durante o período do curso, pois nelas será possível aplicar o conhecimento adquirido no curso.

O Centro de Integração empresa – Escola tem dicas legais para você que vai começar o primeiro estágio. Confira!

seguro_estagio

 Gostou deste artigo? Deixe suas considerações, comente!