HomePostsSeguro estágioProgramas de estágio para portadores de necessidades especiais

Programas de estágio para portadores de necessidades especiais

Seguro estágio
programas-de-estagio-para-pessoas-com-deficiencia

Saiba mais sobre estágio para portadores de necessidades especiais

Se você é portador de necessidades especiais ou tem alguém com esse característica na família, saiba que existem programas de estágio para portadores de necessidades especiais. A Lei de Cotas (nº 8.213/91) é o principal instrumento para inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Já que determina que empresas com cem ou mais funcionários destinem de 2% a 5% dos cargos a esse segmento.

Onde encontrar estágio para portadores de necessidades especiais?

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) dispõe do Programa CIEE para Pessoas com Deficiência. O CIEE promove a contratação de estudantes com deficiência intelectual, física, auditiva e visual para estágio ou emprego efetivo em empresas parceiras. Esse serviço foi criado em 1999.

Para a pessoa portadora de deficiência é uma oportunidade de mostrar competência para desenvolver atividades como qualquer outro profissional dentro da empresa. Isso acontece, desde que sejam respeitadas suas limitações e lhe sejam oferecidas condições de acessibilidade ou recursos para esse fim.

Para a empresa, é mais do que uma oportunidade de cumprir uma obrigação legal. Constitui também um estratégico exercício de responsabilidade social, pois muitos profissionais compensam deficiências como uma alta aptidão para a execução de determinadas tarefas, desde que adequadamente capacitados.

Jovens e empresas interessados em participar do Programa CIEE para Pessoas com Deficiência devem entrar em contato:

  • Pelo telefone (11) 3040-4515 ou 4516,
  • Pelo e-mail programapcd@ciee.org.br
  • Ou procurar a unidade ou posto de atendimento do CIEE mais próximo.