HomePostsSeguro residencialPrevina-se contra as descargas elétricas

Previna-se contra as descargas elétricas

Seguro residencial
Previna_de_descaga_eletrica

No Brasil, a grande incidência de raios pode causar descargas elétricas e danificar aparelhos eletrônicos

Morar em um país onde a taxa de incidência de raios é considerada a maior no mundo nos faz pensar em alguns cuidados que devemos ter naquele momento em que o ???tempo fecha??? perto de nossa casa.

Não é incomum ouvirmos relatos de amigos, parentes e vizinhos que tiveram seus aparelhos eletrônicos danificados por eventuais surtos de tensão na rede elétrica ou por causa de uma tempestade com fortes incidências de raios. Mas o que fazer nesse momento?

Primeiro, é preciso saber diferenciar descargas elétricas causadas por raios de situações de sobretensão, quando a energia elétrica está com voltagem acima do normal.
Quando um raio chega à rede elétrica, ele percorre todo o caminho do fio de energia até um local de terra para descarregar. Nesse percurso, é comum que haja aparelhos eletrônicos no caminho, como televisores, computadores, aparelhos de DVD e de som, que podem ser danificados.
Já quando se trata de um apagão, o grande problema é quando a energia volta, pois ela chega novamente às casas com muita potência, aumentando bruscamente a tensão. Também é comum que haja curtos circuitos.
Especialistas indicam que a tensão tem de ser balanceada antes de chegar às residências, pois os equipamentos não estão preparados para suportar um valor acima do máximo estabelecido. Caso isso ocorra, provavelmente eles queimarão. Uma boa dica é o uso de filtros de linha, estabilizadores e no-break.
Os filtros de linha não protegem totalmente os equipamentos, mas atenuam ruídos de radiofrequência e interferências eletromagnéticas geradas na própria instalação.

Estabilizadores de energia funcionam como intermediários entre o equipamento eletrônico e a rede elétrica, protegendo-o de oscilações de energia. Com um bom custo-benefício, eles servem também para adaptar equipamentos de diferentes tensões. Normalmente, é comum ouvirmos falar de estabilizadores de computador, mas também existem os próprios para eletrodomésticos.

Quanto ao no-break, sua principal função é fornecer energia ininterrupta aos equipamentos, mesmo na ausência total de energia proveniente da rede elétrica. Por causa da bateria interna que possui, o no-break permite ao usuário continuar trabalhando por tempo suficiente para salvar arquivos e não perder nada.

Apesar de todos esses cuidados, é válido redobrar a atenção e sempre se lembrar de desligar todos os equipamentos eletrônicos. Não é preciso tirá-los da tomada, basta apenas desligá-los no botão. Essa medida é recomendada também em casos de variação da tensão ??? quando a energia não chega a cair completamente e oscila entre altas e baixas tensões.

Em tempos de climas instáveis como os que estamos vivendo, uma boa medida é fazer um Seguro
Casa. Com ele, você consegue garantir a recuperação de seus bens caso os perca em razão de problemas com raios e instabilidade na energia elétrica. Acesse segurocasa.humberseguros.com.br e faça uma simulação. Você vai descobrir que proteger sua casa é muito mais barato do que você imagina.