Como fazer uma pesquisa de satisfação e como essa estratégia vai agregar ao negócio?

Uma empresa depende de vários fatores para se manter fortalecida no mercado. Dentre eles, podemos destacar a satisfação dos colaboradores e estagiários. É fato que a motivação do grupo impacta diretamente a produtividade e o sucesso de um negócio.

Empresas que conservam seus colaboradores felizes e motivados tendem a mantê-los nas suas funções sem que ocorra uma enxurrada de demissões por descontentamento — fator que abala muito a estrutura de qualquer empreendimento. Mas como saber se todos estão satisfeitos?

Simples! Por intermédio de uma pesquisa em que será avaliado o nível de contentamento de cada trabalhador. Por meio dessa métrica, um gestor consegue avaliar e entender o que está acontecendo com a sua equipe.

Neste post, você vai saber o que é uma pesquisa de satisfação e quais as técnicas para aplicá-la da melhor forma e, assim, obter resultados incríveis. Veja!

O que é uma pesquisa de satisfação de colaboradores?

É um questionário em que são colhidas informações para que os gestores saibam como os colaboradores e estagiários se sentem em relação à empresa. Dessa forma, alguns temas são abordados, como o feedback dos líderes, as oportunidades de crescimento, a valorização, o espaço físico, o salário, os benefícios, entre outros.

O objetivo principal é obter informações relacionadas à empresa sob o olhar do colaborador, bem como identificar possíveis problemas que possam interferir no dia a dia e na produtividade. A partir desses parâmetros, será possível detectar entraves e criar soluções para garantir o bem-estar aos trabalhadores e, consequentemente, uma maior produtividade para a empresa.

Qual é a importância da pesquisa de satisfação?

Um trabalho conjunto entre gestores e RH deve ser constante para manter os profissionais (colaboradores e estagiários) motivados e engajados com os objetivos e os valores de uma empresa. No entanto, muitas vezes, o que vemos são companhias mais preocupadas com os clientes.

Nada de errado até aí — logicamente, essa preocupação deve existir. Contudo, preocupar-se com os colaboradores é também muito importante — afinal, nada anda sem eles, já que representam parte essencial da engrenagem. Não se deve esquecê-los jamais.

Os colaboradores precisam de salários compatíveis, além de outras carências relacionadas ao trabalho. Veja as principais:

  • vislumbrar a possibilidade de crescimento profissional;
  • receber feedbacks para a melhoria de suas atribuições;
  • desfrutar de um ambiente saudável, tanto em relação ao espaço quanto no que diz respeito às relações humanas;
  • ter chefes comprometidos e interessados na ascensão profissional de cada um.

Quais os sinais que indicam a necessidade de fazer uma pesquisa de satisfação?

Saber o momento certo de fazer uma pesquisa de satisfação com os colaboradores é essencial para a obtenção dos resultados desejados. Ou seja, alguns fatores devem ser observados para que essa medida seja tomada. De nada adianta fazer a pesquisa quando já houver uma evasão, logo, ela deve ser feita antes que isso ocorra.

Confira, então, os principais sintomas que indicam a necessidade de uma pesquisa de satisfação.

Queda na produtividade

Os gestores devem observar, principalmente, os colaboradores que sempre foram produtivos e que começaram a apresentar uma queda no seu desempenho profissional. Esses merecem atenção, visto que, na maioria das vezes, é um sinal de descontentamento.

O gestor deve ter em mente que, quando a produtividade cai, quem mais perde é a empresa — pois o colaborador continuará ganhando os seus honorários. Esse momento é um alerta em vários sentidos que merecem muita atenção. Tendo em vista que a contratação de um novo colaborador gera custos para a empresa, é mais plausível investir em um talento que já pertença à equipe e que, na verdade, só precisa de mais motivação.

Aumento da rotatividade

O “entra e sai” de colaboradores sem motivos aparentes deve ser causa de preocupação por parte da administração. A chefia deve buscar saber o motivo da demissão do trabalhador, que pode ter se desmotivado por não ver o seu trabalho valorizado.

Reter talentos faz parte dos objetivos de qualquer empresa, por isso, uma pesquisa de satisfação pode garantir a permanência de colaboradores importantes para o sucesso de um empreendimento. Esse é um alarme que merece investigação por parte dos gestores.

Não é produtivo treinar o quadro de pessoal com frequência — manter os talentos satisfeitos evitará a contratação e a perda de tempo com novos treinamentos. Perder profissionais competentes para a concorrência é algo que deve ser evitado.

Maior frequência de retrabalho

Refazer alguma tarefa gera perda de tempo — uma vez que o colaborador poderia estar envolvido em outra atividade. Isso gera consequências e, entre elas, a redução da produtividade, a perda de clientes, a diminuição da qualidade dos serviços e a insatisfação dos trabalhadores.

No entanto, um gestor mais atento verifica, por meio desse sinal, que algo não vai bem com a sua equipe. De fato, o retrabalho é um importante sinalizador de que é preciso mudar alguma coisa, sendo o momento ideal para reunir os colaboradores e estagiários e questioná-los sobre o que pensam da empresa e sobre o que pode ser melhorado.

Como fazer uma pesquisa de satisfação?

Para obter resultados transparentes, é essencial a confidencialidade dos dados. Assim, torna-se mais fácil que os colaboradores sejam sinceros. É necessário deixar claro que o objetivo principal é melhorar as condições de trabalho e que tudo que for falado na pesquisa não terá efeitos negativos.

É possível que o trabalho seja feito na própria empresa, sem que haja necessidade de terceirizar o serviço. Para isso, é fundamental contar com um questionário previamente organizado.

Confira, abaixo, os itens que devem ser abordados na pesquisa e, assim, obtenha o máximo de informação:

  • opinião sobre salário e benefícios: os colaboradores acreditam que são bem remunerados? Eles acreditam que os seus salários e benefícios (incluindo o seguro) estão no mesmo patamar de outras empresas?
  • ambiente físico e condições de trabalho: o local de trabalho é confortável e as instalações e mobílias suprem as necessidades e não prejudicam a saúde?
  • carga horária: a carga horária está dentro do esperado e não compromete o desempenho no trabalho?
  • relacionamento com os gestores e os colegas: os colaboradores se sentem à vontade na presença do chefe? Há diálogo sobre melhorias no trabalho? Os colegas são solidários e ajudam nas tarefas mais difíceis?
  • feedback e desenvolvimento profissional: a empresa possibilita novos desafios aos colaboradores para crescimento profissional? Há espaço para evoluir dentro da companhia? Existem feedbacks e acompanhamento da chefia?
  • importância do profissional para a empresa: os colaboradores são valorizados? São considerados importantes para o desenvolvimento da empresa?

Como observado neste post, é possível perceber a importância de uma pesquisa de satisfação de colaboradores e estagiários. Por isso, é essencial seguir as nossas dicas para uma abordagem eficaz. Assim, o seu negócio poderá se manter forte nesse mercado cada vez mais competitivo.

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