HomePostsSeguro residencialPerigos com o pisca-pisca na decoração de Natal

Perigos com o pisca-pisca na decoração de Natal

Seguro residencial
Perigos-com-pisca-pisca-decoração-Natal
Perigos-com-pisca-pisca-decoração-Natal

Por trás de toda beleza das microlâmpadas natalinas pode haver um grande perigo

?? difícil encontrar alguém que não se encante com as cores, os brilhos e os encantos do Natal. ?? tempo de decorar casas, escritórios, lojas, praças… Não importa se a decoração é simples ou sofisticada, uma coisa que nunca falta num cenário natalino são as luzes piscando nas árvores, janelas e onde mais a imaginação permitir.

Mas por trás de todo esse encanto se esconde um grande perigo: as microlâmpadas de Natal, mais conhecidas como ???pisca-pisca???.
De acordo com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), no Brasil, as luminárias natalinas são regulamentadas pela Portaria Inmetro Nº27/00. Como não são certificadas, não há o ???selo do Inmetro???, mas elas devem atender aos requisitos obrigatórios informados em português (tensão, corrente, potência máxima do conjunto e o nome, marca ou logomarca do fabricante ou importador). Os produtos não podem apresentar material ferroso no condutor e os plugues devem atender ao padrão brasileiro (com pinos de 4 mm).

No momento da compra, o consumidor também pode fazer um teste simples no pisca-pisca. Basta passar um ímã sobre o produto ??? se ele fixar na peça, é sinal de que há material ferroso, o que é proibido, pois pode causar curto-circuito e, consequentemente, risco de incêndio.

  • Riscos na utilização

Fique atento ao uso do produto em local próximo de água ou até mesmo umidade. A água é condutora de energia e em contato com as lâmpadas podem levar a eletricidade ao corpo humano, causando choque elétrico que, em alguns casos, pode ser fatal. Dessa forma, se você for decorar ambientes externo ou usar árvores de Natal naturais ??? que precisam ser regadas ??? fique atento, pois já existe no mercado produtos destinados a esse uso, como o pisca-pisca com LED (Light Emitting Diode).

  • Troca

Ao trocar uma lâmpada, certifique-se de que as lâmpadas possuem a mesma voltagem. Esse cuidado é importante para evitar o risco de superaquecimento e possibilidade de fogo.

  • Economia

?? importante adquirir produtos em estabelecimentos formais e sempre exigir a Nota Fiscal ao final da compra. Vale lembrar que manter o pisca-pisca ligado impacta na conta de luz no fim do mês. Sendo assim, comparar as informações sobre sua potência elétrica na embalagem dos produtos pode representar uma boa economia. Essa informação é dada em Watts (W). Quanto maior for a potência, maior será o consumo de energia elétrica.

  • Enfeites

Ao decorar uma árvore em casas com crianças pequenas, tenha especial cuidado para evitar enfeites afiados, pesados ou possíveis de quebrar. Mantenha enfeites com pequenas partes removíveis fora do alcance de crianças. Recomenda-se evitar, também, enfeites que lembram doces ou alimentos que podem seduzir uma criança a comê-los.

  • Cuidados com a sua residência

E para se precaver de algum possível acidente ao seu imóvel com o uso de pisca-pisca, como danos elétricos, incêndios e explosões, faça um Seguro Residencial da Humber Seguros e evite maiores prejuízos.