HomePostsSeguro residencialEntenda o que é e como criar o seu patrimônio familiar

Entenda o que é e como criar o seu patrimônio familiar

Seguro residencial
patrimonio familiar

Você tem investido em seu patrimônio familiar? Não podemos negar que não faz parte da cultura dos brasileiros ter essa atenção com as finanças, no entanto essa realidade está mudando. Cada vez mais vemos a preocupação de fazer bons investimentos para garantir um futuro tranquilo.

Cultivar um patrimônio precisa ser uma das suas prioridades, pois ele promove muito mais tranquilidade para você e sua família, trazendo maior estabilidade financeira. Mas você sabe como ele pode ser criado?

Neste artigo, falaremos sobre esse assunto mostrando para você exatamente o que é o patrimônio familiar e por que ele é tão importante. Veja, também, o que você pode fazer para organizar as suas finanças e criá-lo. Continue lendo!

O que é o patrimônio familiar?

A definição de patrimônio familiar é muito simples: consiste no conjunto de bens que pertencem a uma determinada família e que criam um alicerce sólido para as finanças dela, promovendo mais estabilidade e segurança financeira.

Esses bens são aqueles que têm um valor mais alto e que não se deterioram em curto prazo. Ou seja, não envolve, por exemplo, produtos eletroeletrônicos. O patrimônio familiar é constituído daquilo que pode ser explorado como fonte de renda em casos de emergência ou em um momento específico. Alguns exemplos:

É verdade que neste último caso existe o problema da desvalorização, mesmo assim os veículos são considerados como parte do patrimônio familiar. Eles agregam um bom valor financeiro e podem ser negociados, promovendo uma renda. Além disso, elevam a qualidade de vida e geram economia.

Por que o patrimônio familiar é importante?

A vida é composta por diferentes momentos. Alguns deles são vantajosos, enquanto outros exigem um pouco mais de cautela e atenção, porque podem trazer prejuízos e impactos financeiros negativos. Por isso, é preciso estar sempre precavido.

O patrimônio familiar é uma das formas de garantir uma estabilidade maior em todas essas diferentes fases, permitindo um equilíbrio entre os altos e baixos. Ele traz conforto, segurança e tranquilidade, além de suprir necessidades, quando pertinente. Com o patrimônio familiar, podemos:

  • bancar a educação dos filhos;
  • pagar cursos superiores ou cursos no exterior;
  • custear uma formatura, um casamento ou uma viagem em família;
  • adquirir um novo imóvel;
  • arcar com um tratamento médico.

Perceba que todos esses são eventos comuns nas famílias, mas não podemos negar que eles podem impactar as finanças. Sendo assim, criando um patrimônio familiar estamos antevendo possíveis impactos e buscando alternativas para ter um valor disponível sem precisar mexer na renda.

Como criar um patrimônio familiar?

Para criar um bom patrimônio familiar, basicamente, você precisa fazer reservas financeiras e investimentos inteligentes e estratégicos. Em ambas as situações, é fundamental organizar as finanças a fim de que você consiga arcar com os gastos mensais e acumular bens.

É um esforço válido e que depende da ajuda de todos os familiares. Afinal, esse patrimônio ajuda a garantir o futuro da família, evitando que vocês tenham problemas financeiros. Para alcançar essa meta, veja a seguir algumas dicas do que você pode fazer.

  • Tenha uma casa própria quitada.
  • Invista em um bom veículo e, também, quite-o.
  • Elimine todas as contas dispensáveis.
  • Crie uma reserva financeira fácil de resgatar.
  • Faça investimentos seguros.
  • Planeje suas finanças para curto, médio e longo prazo.
  • Promova a educação financeira dos seus filhos.
  • Faça aquisições visando a valorização.
  • Converta os gastos supérfluos em investimentos ou reservas.

Ainda que você não possa fazer grandes investimentos nesse momento, comece organizando suas finanças e fazendo um planejamento financeiro para ter metas e objetivos a alcançar. Desse modo estará dando o primeiro passo.

Um patrimônio familiar não é construído do dia para a noite, mas com dedicação e foco. Por isso, o ideal é que você comece. Assim, verá as conquistas se concretizarem gradativamente, aumentando cada vez mais a estabilidade e a segurança financeira da sua família.

Gostou dessas dicas? Então compartilhe em suas redes sociais para que seus amigos também aprendam como construir um patrimônio familiar sólido!