HomePostsSeguro residencialO que fazer em caso de vazamento de gás?

O que fazer em caso de vazamento de gás?

Seguro residencial
O-que-fazer-caso-vazamento-gás

Veja os cuidados que devem ser tomados em caso de vazamento de gás e aprenda o correto manuseio e uso dele

Dada a quantidade de uso, podemos dizer que um botijão de gás é relativamente seguro, pois não se ouve falar muito sobre acidentes com este tipo de artefato. No entanto, se usado de forma incorreta, ele pode representar grande perigo. Se você perceber que há vazamento de gás em sua casa, se houver uma batida forte no botijão ou se ele estiver exposto no interior da residência, você precisa ter certos cuidados.

=comum as pessoas construírem uma casinha na parte externa da casa para evitar que o botijão fique dentro do ambiente doméstico, principalmente ao lado do fogão. A instalação do artefato em um ambiente com ventilação pode minimizar vazamentos e possíveis acidentes com gás, diminuindo assim as possibilidades de um acidente.

De acordo com o corpo de bombeiros, alguns cuidados podem evitar que haja vazamento de gás e uma possível explosão:

Evite colocar panos para cobrir o botijão, porque eles podem dificultar o acesso ao artefato caso haja algum acidente. Outro motivo para evitar que o botijão receba uma capa é que este material pode impedir a circulação de ar.

As mangueiras usadas para levar o gás do botijão até o fogão precisam ser certificadas pelo INMETRO. Outro item importante é a braçadeira, que deve estar bem apertada para evitar o vazamento de gás.
Verifique a data de vencimento do botijão e troque-o se for preciso.
Certifique-se de que o botijão é novo, sem amassados ou oxidação. Em caso de suspeita, recuse o produto.

Se acontecer de você perceber vazamento de gás em casa, siga os procedimentos abaixo:

Feche o registro do gás.
Não use nenhum produto inflamável ou fósforo, cigarro e equipamentos elétricos como lâmpadas.
Tire todas as pessoas do local o mais rápido possível
Abra portas e janelas para permitir a ventilação, mas não use ventilador.
Desligue a chave geral se isso realmente oferecer segurança. Mas se ela estiver dentro do ambiente, não desligue, pois pode gerar faísca e acontecer uma explosão.

Mantenha sua casa e sua família em segurança. Fique atento a tudo que possa causar acidente dentro da sua casa. Faça um Seguro Casa da Humber Seguros, ele pode cobrir todas as perdas materiais em caso de acidente.