HomePostsSeguro de acidentes pessoaisEntenda o que é direção defensiva e qual sua importância

Entenda o que é direção defensiva e qual sua importância

Seguro de acidentes pessoais
o que é direção defensiva

Para que o trânsito flua sem problemas nem acidentes, além de respeitar as leis é preciso praticar a direção defensiva. É por meio dela que conseguimos prever situações de risco e agir de forma preventiva para que elas não se concretizem.

Cada motorista precisa ter em mente que todos devem fazer sua parte. É comum que se espere do outro agir corretamente, sem corrigir as próprias falhas, mas isso não pode acontecer. O cuidado, atenção e respeito às leis de trânsito são uma responsabilidade de todos.

Neste artigo, explicaremos melhor o que é direção defensiva e por que ela é tão importante. Também deixaremos registradas as principais práticas que precisam fazer parte do dia a dia de todos os motoristas. Continue lendo e veja como manter a paz no trânsito preservando sua integridade e a dos demais!

O que é direção defensiva e sua importância

Para dirigir bem um veículo é preciso muito mais do que saber como utilizar os diversos recursos. Afinal, quando estamos no trânsito, tanto nós mesmos quantas pessoas ao nosso redor ficam em risco se não são realizadas boas práticas de direção defensiva.

As leis de trânsito existem para manter a organização das vias públicas e apontar direitos e deveres de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. Além de segui-las, é importante fazer um pouco mais e ter atenção a alguns detalhes capazes de preservar sua integridade e de todas as pessoas que dividem o trânsito com você.

O conceito de direção defensiva é dado pela forma de dirigir que possibilita reconhecer previamente as situações de perigo, o que poderia acontecer com você mesmo, seu veículo, acompanhantes e os demais usuários das vias.

Basicamente, trata-se de prestar atenção ao que está acontecendo e perceber quando algo pode dar errado. Assim, conseguimos tomar decisões mais inteligentes que podem evitar acidentes.

É válido lembrar que o trânsito oferece risco para todos, e quando são tomadas decisões equivocadas, que resultam em acidentes, isso gera várias implicações. Além dos danos materiais para você ou terceiros, há os danos físicos e até mesmo a possibilidade de óbito.

Além disso, lembre-se das multas e os pontos na carteira, que fazem com que ela seja perdida. Em alguns casos, sua retenção é imediata, dependendo do tipo de infração cometida. Portanto, o ideal é respeitar as leis de trânsito e praticar a direção defensiva.

Principais práticas de direção defensiva

Agora que já ficou claro por que é importante adotar a direção defensiva é hora de conhecer as melhores práticas para ter uma postura correta no trânsito. Veja, a seguir, algumas delas para que você garanta a sua própria segurança, daqueles que estão com você e dos demais.

Fazer a revisão preventiva periodicamente

Um veículo não pode simplesmente ser utilizado todos os dias sem receber manutenção periodicamente. Óleos, fluidos e alguns componentes precisam ser trocados para que continue funcionando com perfeição. Sendo assim, consulte o manual do proprietário e siga as recomendações do fabricante para manter o pleno funcionamento da máquina.

Estar atento a tudo o que acontece

A prática da direção defensiva depende muito da atenção do motorista. É preciso estar atento a tudo que acontece ao redor para não ser surpreendido, por exemplo, por um pedestre desatento, um animal na pista ou um veículo mudando de faixa sem dar seta. Desse modo, mesmo que o imprevisto aconteça você conseguirá evitar um acidente.

Evitar “competições” no trânsito

Você também já deve ter visto dois motoristas tentando disputar quem chegará primeiro no sinal, dobrará a esquina antes do outro ou se manterá na frente da fila. Todas essas “competições” são totalmente desnecessárias e podem resultar em acidentes. Por isso, evite se envolver nelas lembrando que, na verdade, não se leva vantagem nenhuma com isso.

Usar os itens de segurança

Os itens de segurança sempre precisam ser utilizados quando estamos no trânsito. Nesse caso, falamos do cinto de segurança, da cadeirinha para bebês e crianças, do capacete para motociclistas, as roupas e luvas de proteção, entre outros. É dessa forma que minimizamos as chances de danos físicos em caso de um acidente.

Respeitar as placas de trânsito

As placas de trânsito não são fixadas nas vias à toa. Elas estão ali para orientar os motoristas sobre as melhores práticas e aquilo que pode ou não ser realizado, a fim de garantir a segurança de todos. Então, esteja atento a essa sinalização e não se esqueça de que os limites de velocidade são essenciais e definidos de acordo com a capacidade de cada via.

Conferir o retrovisor com frequência

Os espelhos retrovisores são itens muito importantes do veículo e devem ser constantemente consultados quando estamos dirigindo. Eles mostram o que está acontecendo ao redor do carro e se é seguro fazer uma ultrapassagem, trocar de faixa e assim por diante.

Sinalizar o que será feito na direção

As setas são uma das formas de comunicação entre os motoristas. Elas indicam a intenção de cada um para que os demais estejam atentos ao que será feito. Portanto, mantenha-as funcionando com perfeição e utilize sempre que for virar uma esquina, estacionar, trocar de faixa e em outros casos em que há necessidade de informar os outros.

Prestar atenção ao funcionamento do veículo

Você precisa conhecer o veículo que está dirigindo para que possa identificar sinais de mau funcionamento. A direção defensiva também envolve evitar falhas mecânicas que poderiam provocar acidentes, sendo assim, além de fazer a manutenção periódica, sempre que notar uma luz acesa no painel ou escutar um barulho, por exemplo, procure um mecânico.

Evitar dirigir com sono

Dirigir com sono vai totalmente contra as boas práticas de direção defensiva. Quando estamos nessa situação os reflexos se tornam lentos demais, não conseguimos nos concentrar e as imprudências acontecem. Portanto, prefira descansar antes de dirigir ou deixe que outra pessoa conduza o veículo.

Não consumir substâncias estimulantes ou álcool

Substâncias estimulantes, como medicamentos, drogas ilícitas e energéticos, não fazem nada bem. Além dos riscos para a saúde, elas provocam efeitos colaterais que reduzem a atenção e os reflexos. O mesmo se dá com as bebidas alcoólicas, aliás, proibidas por lei para quem está dirigindo.

Não usar o celular enquanto dirige

Quem dirige sabe que não deve usar o celular enquanto conduz um veículo. Porém, não é raro vermos motoristas utilizando o aparelho com o carro em movimento. Além de ser passível de levar multa e pontos na carteira, o indivíduo fica sujeito a sofrer ou provocar um acidente grave, porque não está vendo o que está acontecendo na via.

Praticar a direção defensiva não é difícil, mas muitas vezes requer mudanças de hábito e comportamento. De toda forma, lembre-se de que é assim que garantirá sua segurança, integridade e de todos que dividem o trânsito com você, evitando acidentes que poderiam trazer prejuízos financeiros e, pior do que isso, destruir vidas.

Gostou dessas dicas? Então, confira outros temas interessantes como esse! Assine nossa newsletter e receba para novidades exclusivas em seu e-mail!