HomePostsSeguro agrícolaNova ferramenta de risco climático

Nova ferramenta de risco climático

Seguro agrícola

A nova ferramenta disponibiliza as informações do Zarc em formato de tábua de risco para as culturas de trigo e milho 2ª safra nas faixas de risco climático de 20%, 30% e 40%

Com Ministério da Agricultura

A Secretária de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) disponibilizou, nesta semana, mais uma ferramenta que permite aos agricultores, agentes financeiros e seguradoras acessar informações sobre a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e variedades de cada cultura (ciclos de cultivares). ?? o Painel de Indicação de Riscos disponibilizado no site do Ministério da Agricultura. A ferramenta ajuda a realizar o plantio no momento adequado, e assim reduzir os riscos da ocorrência de eventos climáticos adversos na lavoura.

ferramenta-de-risco-climati
Ilustração: Ministério da Agricultura

De acordo com o coordenador-geral de Risco Agropecuário da Secretaria de Política Agrícola, Hugo Borges Rodrigues, o painel de indicação de riscos tem o objetivo de fornecer, em um “formato amigável e de fácil interpretação”, a indicação do risco envolvido na produção em cada decêndio (período de dez dias) do ano, por cultura, tipo de solo (arenoso, textura média e argiloso) e grupo de cultivar, conforme os estudos de Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

A nova ferramenta disponibiliza as informações do Zarc em formato de ???tábua de risco??? para as culturas de trigo e milho 2ª safra nas faixas de risco climático de 20%, 30% e 40%. Além disso, permite ao usuário acessar as datas de plantio mais adequadas para mais de 40 culturas em um formato de indicação de risco de 20%.

A partir de julho serão incorporadas novas culturas de verão (milho, soja, algodão, feijão e arroz) no Painel de Indicação de Riscos, após a publicação das portarias do ZARC no Diário Oficial da União.

banner-seguroagricola