HomePostsSeguro agrícolaMulheres no agro: a força feminina no campo

Mulheres no agro: a força feminina no campo

Seguro agrícola
mulheres no agro

Apesar de os homens ainda serem maioria, as mulheres no agro estão cada vez mais presentes, ganhando protagonismo e conquistando mais espaço e lugar de fala nas discussões que abrangem o agronegócio.

O fato é que as mulheres não se limitam em ser filhas ou esposas de proprietários; hoje, elas são bem mais que isso. Atuam ao lado dos homens nos mais variados processos produtivos, desempenhando funções de engenheiras agrônomas, administradoras, operadoras de máquinas, pesquisadoras, entre outras.

Neste conteúdo você vai entender mais sobre a força feminina no agronegócio. Acompanhe!

Qual é a importância das mulheres atuando no agronegócio?

Uma curiosidade em relação a esse tema é que além do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, existe também o Dia Internacional da Mulher Rural, comemorado no dia 15 de outubro. A data, criada em 1995 pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem por objetivo conscientizar sobre a presença feminina no campo.

Na verdade, as mulheres, quando estão organizadas e comprometidas neste segmento, representam a força propulsora que estimula e fomenta a formação de ambientes mais dinâmicos. Como consequência, elas promovem o desenvolvimento dos empreendimentos, tanto dentro quanto fora do campo.

As profissionais que trabalham no campo contam com diferenciais, como resiliência e facilidade de adaptação. Ou seja, são características que ajudam a lidar com algumas questões naturais que fazem parte do trabalho, como as chuvas que podem impactar a produção negativamente — a facilidade de adaptação pode ajudar bastante.

Quais os principais desafios das mulheres no campo?

As mulheres no agronegócio enfrentam diversos desafios que podem variar de acordo com contextos regionais e culturais. Conheça os desafios mais comuns!

Equidade de gênero

Existe uma desigualdade de gênero que persiste no setor agrícola, com mulheres muitas vezes enfrentando barreiras para acessar recursos, crédito e oportunidades em comparação com seus colegas do sexo masculino.

Educação e capacitação

A falta de acesso à educação e capacitação específica para as mulheres no agro pode limitar seu desenvolvimento profissional e habilidades técnicas.

Carga de trabalho

Muitas mulheres no agro enfrentam uma carga de trabalho desigual, equilibrando responsabilidades domésticas e agrícolas, o que pode limitar seu tempo e energia disponíveis para o desenvolvimento de suas atividades no campo.

Acesso a mercados

Alguns desafios podem ser enfrentados por mulheres agricultoras no acesso a mercados, incluindo a falta de redes de apoio e conhecimento sobre estratégias de comercialização.

Segurança no trabalho

Outro fator de preocupação das mulheres no campo é quanto à segurança, especialmente em áreas rurais, exigindo medidas adequadas para garantir um ambiente de trabalho seguro.

Esses desafios requerem esforços coordenados em níveis social, econômico e político, visando promover a igualdade de gênero e capacitar as mulheres no agronegócio.

Quais as principais iniciativas de empoderamento feminino no campo?

Existem diversas iniciativas de empoderamento feminino no campo que buscam suprimir os desafios enfrentados pelas mulheres no setor agrícola. Confira!

Criação de programas de capacitação

Iniciativas como criar programas de capacitação e educação voltados especificamente para mulheres no campo, abordando habilidades agrícolas, gestão financeira, empreendedorismo e outras competências relevantes podem garantir mais engajamento.

Inclusão em cooperativas

Promover a participação ativa de mulheres em cooperativas agrícolas, permitindo-lhes acesso a mercados, recursos compartilhados e poder de negociação coletiva, pode gerar mais negócios.

Inovação tecnológica

Incentivar a adoção de tecnologias agrícolas por mulheres é uma grande iniciativa, pois garante que elas tenham acesso a ferramentas e inovações capazes de aumentar a eficiência e produtividade.

Desenvolvimento de campanhas de conscientização

Promover iniciativas de conscientização sobre questões de gênero no agronegócio, visando desafiar estereótipos e impulsionar a valorização do papel das mulheres na agricultura, contribui para inseri-las no trabalho rural.

Criação de projetos de desenvolvimento sustentável

Algumas iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável integram o empoderamento feminino, pois são utilizadas práticas agrícolas sustentáveis, visando o desenvolvimento econômico e social das comunidades rurais.

Cases de sucesso de mulheres brasileiras no agro

Certamente, o Brasil possui diversas mulheres notáveis que se destacam no setor agrícola. Confira alguns cases de sucesso!

Teresa Vendramini

Pecuarista e presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB), é uma defensora do agronegócio brasileiro e tem trabalhado ativamente para promover práticas sustentáveis na pecuária. Organiza encontros com mulheres do agronegócio em todas as regiões do Brasil.

Ana Luiza Lodi

Ana Luiza é cofundadora e CEO da Agriconnected, uma startup brasileira que utiliza tecnologia para fornecer soluções inovadoras para agricultores. A empresa desenvolveu um aplicativo que conecta agricultores a fornecedores e compradores, facilitando o comércio agrícola.

Beth Brait

Beth é uma agrônoma e empresária no ramo agrícola. Ela é fundadora da Agrosmart, uma plataforma que utiliza dados e inteligência artificial para otimizar a gestão agrícola. Beth tem sido reconhecida pelo seu papel inovador no setor.

Vanessa Sabioni

Vanessa é produtora rural e presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat). Ela é uma voz ativa na defesa dos interesses dos produtores de gado em Mato Grosso, além de promover a sustentabilidade na pecuária.

Rosa Maria Corrêa

Rosa é engenheira agrônoma e fundadora da Agropixel, uma empresa que utiliza tecnologia de geolocalização para otimizar a gestão de grandes propriedades agrícolas. Seu trabalho contribui para o aumento da eficiência na produção agrícola.

Lucia Seibel

Lucia é produtora rural e uma das fundadoras da Associação das Mulheres do Agronegócio de Santa Catarina (AMASC). Ela tem sido uma defensora da igualdade de gênero no agronegócio, promovendo a participação ativa das mulheres no setor.

São mulheres que representam apenas uma pequena parcela das muitas profissionais talentosas que estão contribuindo para o desenvolvimento e a inovação no agronegócio brasileiro. Seus casos de sucesso destacam a importância da presença feminina e do papel ativo das mulheres no setor agrícola do país.

A participação das mulheres no agro é uma força motriz essencial para o crescimento sustentável. Sua contribuição, marcada pela inovação, sustentabilidade e resiliência, não apenas enriquece o setor, mas também impulsiona práticas mais eficientes e equitativas. Reconhecer e valorizar a diversidade de habilidades e perspectivas femininas não é apenas uma questão de igualdade, mas uma estratégia essencial para cultivar um futuro agrícola robusto e responsável.

Compartilhe este post nas suas redes sociais e garanta que mais pessoas conheçam a força das mulheres no agronegócio!