HomePostsEstágioSeguro estágioMentir no currículo pode desclassificar candidatos a emprego

Mentir no currículo pode desclassificar candidatos a emprego

Estágio, Seguro estágio
Mentir no currículo pode desclassificar candidatos a emprego

Mentira tem perna curta, já diz o ditado. Agora, mentir no currículo pode encurtar mesmo é a carreira de qualquer profissional

Se você está em busca de uma vaga no mercado de trabalho ou procura por um estágio é preciso ser sincero. Este pode ser o primeiro quesito para ser contratado. Sabe aquele ditado que você ouvia da vovó: ???Mentira tem pernas curtas, hein…”. Ela tinha razão e esse dito serve para vida e principalmente para seu currículo.

Não esta fácil conseguir um emprego, mas a mentira também não é o melhor caminho. Não vale a pena turbinar, o melhor é ser simples, objetivo e sincero.

De acordo com uma pesquisa da Robert Half, de cada quatro candidatos, um é eliminado por mentir no currículo. No total foram entrevistados 2.710 diretores de dez países, dentre eles, de 303 empresas do Brasil.

 

bannerestagio

 

O ideal é que você não seja um desses candidatos, até porque mentir pode ser um tiro no pé, visto que, as empresas conferem o currículo e o passado profissional dos candidatos.

A supervalorização mais frequentes são as relacionadas a experiência de trabalho, graduação , habilidades técnicas e idiomas.

Mas a verdade é que quando detectada uma mentira, esse candidato é reprovado automaticamente.

Especialistas de RH dizem que o candidato deve se preparar para a entrevista e jamais mentir. Eles ressaltam que, muitas vezes, o comportamento durante o processo de seleção, conta ainda mais do que o que se encontra no papel.

A empresa de consultoria fez também classificação dos países mais mentirosos, e o Brasil está em terceiro. O Chile é o campeão da maquiagem; Emirados Árabes vem em segundo; depois do Brasil, vem a da Alemanha, na lista dos “Pinóquios”.

Mas se você realmente quer conquistar uma vaga, a boa dica, além da sinceridade, é fazer cursos. Outro bom investimento é ser voluntário em projetos sociais.

No mais, seja transparente, porque o melhor para garantir sua estabilidade em uma empresa é sendo você mesmo.