HomePostsSeguro AutomóvelEntenda a importância de fazer a manutenção de motos

Entenda a importância de fazer a manutenção de motos

Seguro Automóvel
manutenção de motos

A motocicleta, por ser um veículo ágil e rápido, é uma excelente opção para muitas pessoas, sobretudo em trânsitos cada vez mais caóticos, comuns nos grandes centros urbanos.

Entretanto, por ter duas rodas, ela está mais sujeita a riscos do que os carros. Uma simples falha em qualquer um de seus sistemas ou componentes pode levar o veículo à queda ou colisão, causando grandes impactos aos envolvidos.

Diante disso, e para garantir uma maior segurança, é importante fazer a manutenção de motos com regularidade, devendo ser uma prática de rotina para proporcionar trajetos mais seguros e tranquilos. O fato é que os cuidados precisam ser redobrados para evitar qualquer tipo de acidente.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância da manutenção de motos e outros cuidados essenciais. Fique conosco e confira!

Qual é a importância da manutenção de motos?

O primeiro bom motivo para você manter a manutenção da moto em dia é a tranquilidade de pilotar seu veículo, evitando uma série de aborrecimentos durante os seus percursos.

O que temos que ter em mente é que a falta de manutenção de motos pode causar muitos prejuízos ao proprietário. Na verdade, é fundamental ter muito cuidado com o veículo que você conduz em uma via pública.

Afinal, se sua motocicleta não estiver em plenas condições de uso, pode, além do prejuízo financeiro, colocar a sua vida e a de terceiros em risco, certo? Então, todo cuidado é pouco e as manutenções são essenciais.

Existem três tipos de manutenção de motos. Veja quais são:

  • manutenção corretiva: tem por objetivo reparar alguma falha que, eventualmente, surge no veículo. Deve ser corrigida com urgência;
  • manutenção preventiva: a sua finalidade é evitar que chegue ao ponto da manutenção corretiva. Ou seja, ela repara o problema ou defeito antes que surja e se agrave, causando uma pane em um trajeto, por exemplo;
  • manutenção preditiva: faz uma previsão do tempo útil de cada peça, contribuindo para que, antes mesmo do tempo previsto, o proprietário faça uma manutenção e evite problemas maiores.

Quais são as principais práticas na manutenção de motos?

Como falamos, o motociclista, para a sua própria segurança, deve respeitar a periodicidade das manutenções de sua moto. No entanto, os cuidados devem ser constantes. Diante disso, separamos algumas ações que merecem atenção. Veja quais são!

Respeitar o prazo de troca de óleo

O óleo lubrificante garante uma maior vida útil das peças do motor, evitando o seu desgaste prematuro. Por isso, é muito importante proceder com as trocas de óleo de rotina. A troca deve ser realizada em todas as revisões ou quando houver necessidade, como após um período de uso intenso do veículo.

O cronograma da troca de óleo deve respeitar duas condições. Uma delas é o prazo da próxima revisão e a outra tem a ver com a quilometragem do veículo, que geralmente é de 3000 quilômetros.

Não esquecer de substituir o filtro sempre que trocar o óleo

Esse cuidado não pode ser esquecido, pois se o filtro não for trocado no momento da troca do óleo, certamente seu trabalho terá sido em vão. As partículas do filtro contaminarão o novo óleo rapidamente.

Conferir o nível do óleo do motor semanalmente

Além de ficar atento à troca de óleo, o piloto também deve verificar o nível do óleo. Isso deve ser feito semanalmente — já que o motor é submetido a extremas condições de rodagem e temperaturas.

Realizar a calibragem dos pneus com frequência

A calibragem do motor tem influência direta sobre vários aspectos da moto, como mecânica, desempenho, economia e, principalmente, segurança. A calibragem, de uma forma geral, deve ser feita quinzenalmente ou quando você observar que realmente precisa de uma calibragem antes desse prazo.

Antes de calibrar os pneus da motocicleta, é importante definir as características das principais vias de locomoção pelas quais ela circula — visto que as preferências de pressão divergem em pistas da cidade e estrada.

Outro ponto a ser observado na calibragem é em relação ao peso da moto. Se você dá carona na sua garupa com frequência — o pneu traseiro precisa de uma pressão maior.

Manter a corrente lubrificada e ajustada

Não é à toa que os fabricantes recomendam a lubrificação da corrente da moto a cada 500 quilômetros. Apesar de ser um procedimento simples, é algo extremamente importante, uma vez que aumenta sua durabilidade, evitando desgastes e garantindo a segurança na pilotagem.

O ideal é que, ao fazer a lubrificação, seja observado se ela está frouxa ou ajustada. Isso porque, conforme o tempo passa, ela precisa de ajustes. Mantê-la bem ajustada evita acidentes sérios com o veículo, que ocorrem, geralmente, quando o piloto está em alta velocidade.

Conferir e apertar os parafusos da moto

Uma prática simples nos cuidados de manutenção com a moto é a checagem dos parafusos. Afinal, com o uso e a vibração do veículo pelos mais variados trajetos ocorre um afrouxamento em alguns parafusos, podendo até se soltarem.

Trata-se de uma medida que pode ser feita de forma simples e rápida, mas que, certamente, previne acidentes. Essa medida garante economia nos custos com manutenção, evitando a substituição de determinadas peças.

Qual é a importância do seguro para moto?

Quem tem uma motocicleta conhece os perigos enfrentados diariamente no trânsito. Para começar, existe o problema dos assaltos, o que é bem complicado, visto que é um bem que você pode perder em questão de segundos.

Depois, vem o fator que envolve o trânsito, que está cada vez mais difícil nos grandes centros, fazendo com que o piloto passe por muitos momentos de alto risco. Sendo assim, existe uma solução muito eficaz que os motociclistas deveriam considerar: o seguro para moto.

Apesar de envolver um custo mensal, ainda assim isso lhe trará mais tranquilidade em várias questões. Dentre elas podemos destacar:

  • garantir a segurança da motocicleta;
  • evitar que o motociclista tenha despesas altas para consertar seu veículo;
  • indenizar pessoas em casos de acidentes.

Como você conferiu neste conteúdo, ter uma motocicleta envolve muitos cuidados e responsabilidades. Por isso, a manutenção de motos é algo de extrema importância e deve fazer parte dos cuidados de todo motociclista, garantindo dessa forma, a sua integridade física e a de terceiros.

Gostou deste post? Confira, então, outro artigo muito relevante, que explica como fazer um seguro!