HomePostsEstágioInício do segundo semestre é tempo propício para conseguir estágio

Início do segundo semestre é tempo propício para conseguir estágio

Estágio
Inicio_do_segundo_semestre_e_tempo_propicio_para_conseguir_estagio

Agosto e setembro são meses propícios para que jovens estudantes consigam uma vaga de estágio e ingressem no mercado de trabalho

Com mais de 60 mil vagas disponíveis e salários na média de R$ 1.700, muitas empresas iniciam o segundo semestre com vagas disponíveis para alunos que procuram uma oportunidade de iniciar sua carreira profissional.

A oferta de vagas pode parecer grande, mas a concorrência para conseguir um estágio é mais alta. Em média, são 95 candidatos por vaga. A maioria dos inscritos são universitários; embora os alunos de cursos técnicos tenham se destacado muito. E quem pensa que é fácil conquistar uma dessas vagas está enganado.

De acordo com uma pesquisa feita com 48 grandes empresas que atuam no Brasil, todas elas declararam exigir o inglês como pré-requisito para contratar estagiário, 11% exigem o espanhol e 4% o francês. A mesma pesquisa também mostra que 37% dessas empresas têm estagiários de nível técnico e 56% consideram as escolas técnicas como referência na hora de contratar um estagiário, mais do que as universidades, que são referência para 31%.

Exigência comum em todas as grandes empresas é a proatividade, ou seja, jovens que saibam agir por antecipação, que resolvem problemas futuros. Outra exigência é o espírito de equipe, ou seja, habilidade para trabalhar em grupo.

A comunicação também precisa ser um ponto de destaque para quem busca estágio, e isso vale para qualquer área de trabalho. Quem se expressa bem e tem capacidade de transmitir ideias de forma clara sai na frente da concorrência. Outro ponto que precisa ser observado com cuidado pelo jovem é em relação ao português, pois, embora a tecnologia sempre nos ofereça auxílios, não se pode dissociar e abandonar a velha prática da escrita.

Confira algumas oportunidades de estágio de grandes empresas:

TAM Linhas Áreas: Oferece 100 vagas para as áreas de administração, ciência da computação, ciências contábeis, comunicação social, direito, economia, estatística, engenharias, matemática, mecânica de aviões, psicologia ou sistemas de informação. Elas são destinadas para os escritórios de São Paulo, São Carlos e Guarulhos. Inscrições até o dia 31 de agosto.

Volkswagen: Oferece cerca de 90 vagas a estudantes de cursos universitários em todas as unidades (São Bernardo do Campo, Taubaté, São Carlos e São José dos Pinhais) e técnicos (nas fábricas de São Bernardo do Campo e São José dos Pinhais). Inscrições até o dia 27 de setembro.

Whirlpool: Oferece, aproximadamente, 100 vagas distribuídas entre as unidades de São Paulo, Rio Claro, Manaus e Joinville. Inscrições até o dia 8 de setembro.

Lembre-se sempre: ao conseguir uma vaga de estágio, verifique se a empresa oferece Seguro Estágio para seus estagiários, pois o seguro é essencial para garantir sua cobertura em caso de acidente. Em caso de dúvidas sobre Seguro Estágio, acesse a Humber Seguros e saiba mais.